- Os meandros da preparação da geleia de pêra para o inverno
- Selecionando e preparando frutas
- As melhores receitas com preparo passo a passo
- Uma receita simples sem gelatina
- Gelatina de limão e pêra com açafrão e rum
- Pedaços de pêra em geleia com ágar-ágar e especiarias
- Receita para uma multicozinha
- Gelatina de pêra para o inverno com Zhelfix e raspas de laranja
- Gelatina feita de peras inteiras em seu próprio suco
- Peras sortidas com creme
- Gelatina temperada com vinho
- Com laranja
- Em uma máquina de fazer pão
- Com canela
- Como armazenar guloseimas no inverno
Receitas de geleia de pera fresca para o inverno impressionam pela simplicidade e pelos ingredientes facilmente disponíveis. No entanto, esta iguaria é deliciosa, aromática e rica em cores. Esta delícia rica em vitaminas é indispensável. Mas se você está cansado da receita clássica de geleia, pode adicionar açafrão, rum, especiarias, laranja, creme, vinho, canela e outros ingredientes.
Os meandros da preparação da geleia de pêra para o inverno
Fazer gelatina é bem simples. Você pode usar gelatina ou seu análogo natural, o ágar-ágar, como agente espessante. Você também pode engrossar o produto naturalmente aquecendo-o em altas temperaturas por um longo tempo (naturalmente, isso levará de 2 a 3 horas, ou talvez até mais).
As seguintes nuances precisam ser levadas em consideração:
- Se você tiver pouco tempo, pode usar uma multicozinha configurada no modo “Cozimento”;
- Você também pode fazer geleia aromática na máquina de fazer pão, o que também não leva muito tempo;
- a quantidade de açúcar não pode ser reduzida, pois neste caso a mistura não engrossará e você acabará com uma geleia comum;
- Não é possível armazenar a geleia preparada; ela deve ser enrolada imediatamente em potes, sem esperar esfriar;
- Você pode verificar se está pronto deixando cair uma gota regularmente - se ela se espalhar pela superfície, a geleia precisa ser cozida mais ou ingredientes precisam ser adicionados;
- É melhor enrolar a geleia em potes de vidro, mas é preferível armazená-la na geladeira em potes de vidro ou de barro.
As iguarias de pera costumam ser deliciosas e lindas de se ver. Se quiser um tom ainda mais alaranjado, pode adicionar raspas de laranja ou limão.

Selecionando e preparando frutas
As peras para fazer geleia caseira devem ser selecionadas com cuidado especial. Esta delícia culinária só sairá se estiverem frescas, intactas e firmes. A polpa, no entanto, deve ser macia. Neste caso, a geleia ficará homogênea, sem grumos. Qualquer variedade de meia ou final de estação serve.
Antes de serem enlatadas, as peras são bem lavadas. Elas são enxaguadas (você pode deixá-las em água morna por uma ou duas horas para remover quaisquer germes), depois descascadas da casca fina e as sementes são removidas (junto com as membranas onde estão localizadas). Se a casca não for muito grossa, não é necessário removê-la.
A fruta é batida no liquidificador ou picada. Nesse caso, a casca não é essencial.
Mas você também pode fazer geleia com pedaços grandes de frutas, e neste caso é melhor remover a casca.

As melhores receitas com preparo passo a passo
Use uma das receitas comprovadas.
Uma receita simples sem gelatina
A receita mais simples leva apenas dois ingredientes. Você vai precisar de:
- 1 quilo de peras;
- 0,5 kg de açúcar.
A fruta é descascada, sem sementes e picada ou batida no liquidificador. O açúcar é sempre moído junto — isso melhora o sabor e engrossa a geleia mais rapidamente.
Leve a mistura ao fogo baixo e deixe ferver. Mexa constantemente, pois queimar as peras resultará em uma geleia amarga.
A espuma espessa deve ser removida com uma colher limpa (se você lambê-la enquanto prova a geleia, deve enxaguá-la e depois esterilizá-la), caso contrário a geleia ficará opaca e não ficará atraente e transparente.
É impossível dizer exatamente quanto tempo a geleia leva para endurecer. Varia dependendo do tipo de pera, da temperatura de cozimento e de outros fatores. Mas geralmente leva pelo menos 40 a 50 minutos. Um teste simples para saber se está pronta é colocar uma gota em um prato. Se a gota mantiver o formato, a geleia está pronta.

Se você planeja armazenar a mistura por muito tempo sob tampas de ferro, adicione meia colher de chá de ácido cítrico. Cozinhe em fogo baixo por cerca de 2 minutos e guarde imediatamente em recipientes de um ou dois litros.
Gelatina de limão e pêra com açafrão e rum
Para esta receita você precisa levar:
- 3 quilos de peras;
- 2 limões;
- 50 ml de rum (escuro, natural, caro);
- meia colher de chá de açafrão;
- 500 gramas de açúcar;
- embalagem padrão de gelatina.
Corte os limões e as peras em pedaços pequenos, polvilhe com todo o açúcar e deixe descansar por 12 horas. Em seguida, leve ao fogo baixo e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Bata usando o método de sua preferência, adicione os ingredientes restantes e cozinhe em fogo baixo por mais 10 minutos. Adicione a gelatina, despeje em forminhas e leve à geladeira na prateleira de baixo para firmar.

Pedaços de pêra em geleia com ágar-ágar e especiarias
O ágar-ágar substitui a gelatina tradicional, mas não vegetal. Para esta receita, você precisará de:
- 1 litro de xarope de pera (preparar com antecedência);
- 200 gramas de produtos inteiros (precisam ser fervidos primeiro);
- 2 xícaras de açúcar;
- Pacote de 15 gramas de ágar-ágar;
- água;
- canela a gosto.
As instruções de preparo são bem simples. Basta misturar a calda com o espessante conforme as instruções e adicionar fatias de frutas frescas. Em seguida, coloque a calda em forminhas e leve à geladeira para firmar.

Receita para uma multicozinha
Uma panela elétrica facilita o trabalho da dona de casa. Ela não só ajuda a preservar mais vitaminas, como também cria um sabor e aroma mais delicados e complexos. Veja:
- 2 quilos de peras;
- 600 gramas de açúcar;
- meio pacote de ácido cítrico.
As peras são facilmente transformadas em purê usando um método prático. Coloque-as no fundo de uma panela elétrica, juntamente com açúcar e ácido cítrico. Programe o modo de cozimento a vapor para cozinhar em fogo baixo por pelo menos duas horas. Enquanto isso, prepare os potes e as tampas, esterilize-os e feche-os ainda quentes.

Gelatina de pêra para o inverno com Zhelfix e raspas de laranja
Zhelfix é um aditivo para diversas sobremesas de frutas que permite preparar geleias rapidamente. É mais fácil de usar do que a gelatina comum ou o ágar-ágar e não forma grumos. Para cada litro de suco de pera preparado, use os seguintes ingredientes:
- 1 pacote padrão de Zhelfix;
- meio quilo de açúcar granulado;
- raspas removidas de uma laranja grande.
Ferva o suco de pera, adicione o açúcar e as raspas de limão picadas finamente. Misture o zhelfix, despeje em forminhas e leve à geladeira. Esta delícia endurece muito rápido e fica pronta para consumo em 40 a 50 minutos.

Gelatina feita de peras inteiras em seu próprio suco
Você precisará levar:
- 1 litro de suco;
- 3 peras pequenas;
- 3 xícaras de açúcar;
- gelatina;
- temperos a gosto.
O segredo para fazer esta geleia é primeiro preparar o suco. Para um litro de suco, use três ou quatro peras pequenas e cozinhe em fogo baixo. Ferva com açúcar até que toda a fruta amoleça, mexendo sempre e retirando a espuma. Somente depois que a mistura atingir uma consistência ligeiramente espessa, adicione um pouco de gelatina. Você também pode adicionar cardamomo, açafrão, canela ou baunilha.

Peras sortidas com creme
Esta receita vai te deliciar com um sabor cremoso e suave, bem incomum, misturado a notas frutadas vibrantes. Você vai precisar de:
- 1 quilo de peras de diferentes variedades;
- 300 gramas de açúcar;
- creme líquido de 25 por cento 100 mililitros.
A fruta é cortada em fatias finas e cozida da maneira tradicional. Não é necessário fazer purê, pois isso fará com que os sabores de cada variedade se misturem, o que não será particularmente agradável. Adicione o creme de leite 10 minutos antes do final do cozimento.

Gelatina temperada com vinho
Esta geleia não precisa ser selada para o inverno, mas também não dura muito tempo na geladeira. Você vai precisar de:
- geleia ou suco de pêra;
- 100 ml de vinho tinto, vinho de uva, mas você também pode usar qualquer vinho de frutas caseiro;
- especiarias (cardamomo, baunilha, noz-moscada, canela - tudo a gosto).
Primeiro, faça a geleia da maneira tradicional e, em seguida, adicione o vinho. O espessante é adicionado no final. Para evitar que os temperos estraguem a aparência da guloseima, você pode embrulhá-la em um saco de pano e simplesmente removê-lo.
Com laranja
Para esta receita você vai precisar de:
- 1 kg de peras pequenas e tardias;
- 1 laranja grande;
- 400 gramas de açúcar granulado;
- qualquer espessante.

Coloque as peras picadas em fogo baixo. Após 30 minutos de cozimento, adicione o suco de laranja. Retire as peras e bata-as usando o seu método preferido. Em seguida, retorne-as ao fogão e cozinhe em fogo baixo por mais meia hora ou mais. Verifique o cozimento simplesmente colocando uma gota em um prato. Se a gota mantiver o formato, a geleia está pronta.
Se você não quiser cozinhar a mistura por muito tempo, pode adicionar gelatina comum (mas os potes não duram tanto tempo com ela).
Em uma máquina de fazer pão
A geleia é feita na máquina de fazer pão usando o método clássico. No entanto, o tempo de cozimento é reduzido. Leva apenas uma hora para obter uma geleia espessa, aromática e deliciosa.
Com canela
A geleia de canela será uma delícia inesquecível. Fica uma delícia adicionada à cobertura de charlotte ou bolo de esponja da estação. Esta geleia é preparada com a mesma receita. Para um litro da mistura pronta, você precisará de apenas meia colher de chá de canela.

Como armazenar guloseimas no inverno
Guarde a geleia selada em potes, em local fresco e seco, longe da luz solar direta. Ela não durará mais de dois anos a partir da data de fechamento.
Se o produto não estiver lacrado em um recipiente esterilizado, pode ser conservado na geladeira por até três dias. Evite odores — a geleia os absorve rapidamente.











