O tomate Ágata foi desenvolvido por criadores russos em 1987. Esta variedade, testada pelo tempo e de maturação precoce, continua popular entre jardineiros experientes e novatos. Essa atenção é responsável por sua despretensão, tamanho compacto, baixo crescimento, alto rendimento e outras vantagens.
Inicialmente, a Ágata era destinada ao cultivo nas regiões do Cáucaso do Norte, Sibéria Oriental, Sibéria Ocidental e Médio Volga, mas rapidamente se espalhou por todo o país, pois até mesmo o método sem sementes, em que as sementes são semeadas em terreno aberto, funciona em condições climáticas favoráveis.
Descrição da variedade
Os tomates Ágata de maturação precoce amadurecem de 100 a 115 dias após o surgimento dos primeiros brotos. Esta variedade determinada, com 35 a 45 cm de altura, rende de 2 a 4 kg por metro quadrado. Com cuidado, a produção pode chegar a 7 kg. Em ambientes comerciais, é possível colher até 670 quintais de tomates por hectare.

O plantio de tomates pode ser feito por meio de mudas ou por meio de mudas diretas. O primeiro método é considerado mais produtivo e permite o máximo rendimento se as recomendações básicas forem seguidas.
Os frutos redondos e uniformes, pesando até 100 gramas, são vermelho-vivo. A casca densa é resistente a rachaduras, tornando esses tomates moderadamente adequados para transporte.
A versátil variedade de tomate Ágata é cultivada com sucesso em estufas, sob coberturas plásticas e em campo aberto. A estaqueamento não é necessário para plantas de baixo crescimento, mas garante exposição adequada à luz para os frutos.

O sabor dos tomates é avaliado em 3,8 a 5 pontos. A polpa é carnuda.
Crescente
O rendimento da variedade de tomate Ágata depende da fertilidade do solo e da rotação de culturas. Esses tomates prosperam após cenouras, cebolas, leguminosas e pepinos.
Ao usar mudas, semeie as sementes no final de março ou início de abril a uma profundidade de 20 a 30 mm. Para proteger contra doenças, recomenda-se tratar as sementes com uma solução fraca de permanganato de potássio. Em seguida, enxágue-as, descartando as que flutuarem na superfície, e seque-as.

O aparecimento de duas folhas indica que o tomateiro Ágata está pronto para o transplante. Duas semanas antes do plantio ao ar livre, inicia-se o endurecimento das plantas, o que envolve a redução da temperatura do ambiente ou da estufa.
Transplante de plantas para terreno aberto
A ágata-tomate é transplantada para terreno aberto sob cobertura plástica entre 15 e 20 de maio, após o fim das geadas. Se o transplante for feito na segunda dezena de junho, não é necessário cobertura plástica.

Padrão de plantio: 50x50 cm – não mais que quatro plantas por metro quadrado.
Características de cuidado
Os tomates da variedade Agata requerem rega regular durante toda a estação de crescimento.
Não há necessidade de usar água fria; água morna e sedimentada é a melhor opção.
Os tomates requerem diversas aplicações de fertilizantes minerais — fósforo ou potássio. No outono, cinzas, cascas de ovos e composto são adicionados ao solo.
É importante regar regularmente e manter a umidade do solo moderada. O excesso de umidade pode levar ao crescimento de fungos.

Vantagens e desvantagens
Os tomates desta variedade são caracterizados pelo amadurecimento precoce e apresentam muitas vantagens:
- Pronto 95 a 110 dias após a semeadura. O prazo exato depende das condições oferecidas.
- Possibilidade de colher suas próprias sementes devido à variedade não híbrida.
- Arbustos compactos com altura de 35–45 cm.
- Despretensão.
- Resistência média a doenças.
- Não requer pinçamento.
- Os frutos são dispostos em cachos de 3 a 6 pedaços.
- A pele fica brilhante, lisa, densa e não racha.
- Conveniência de conservação devido ao peso dos frutos ser de 80–110 g.
- Aroma e sabor ricos, sem gosto amargo.
- Nada mal para armazenamento e transporte.
- Alto rendimento.
- Adaptação a diferentes condições climáticas.
- Não é comprimido nem formado.

Características negativas da variedade de tomate Ágata:
- Fraca resistência à requeima.
- Um caule fino que deve ser amarrado a um suporte quando o fruto amadurece.
Esses problemas são comuns à maioria das variedades de tomate e são facilmente solucionáveis.
Pragas e doenças
A variedade de maturação precoce é suscetível a todos os tipos de doenças. Manchas marrons frequentemente aparecem nos caules, folhas e frutos dos tomates Ágata, indicando requeima. A produtividade do tomate diminui, assim como o sabor.
Para prevenir a requeima, os arbustos são tratados com calda bordalesa duas semanas após o plantio. Para preparar a solução protetora, dissolva 50 gramas de cal apagada e sulfato de cobre em dez litros de água.

A solução medicinal pode ser usada sem proteção individual, pois é inofensiva ao corpo humano. Se desejar, diversos produtos químicos prontos, disponíveis em lojas especializadas, podem ser adquiridos para combater doenças do tomateiro.
Uso
A descrição da variedade de tomate Ágata indica seu uso universal. Esses tomates saborosos e doces são consumidos frescos, usados em saladas e enlatados. Os pequenos frutos cabem facilmente em potes. Moê-los produz suco de tomate, que dura meses em local fresco. Para preservar os nutrientes e o sabor fresco, o suco não é fervido, mas aquecido a 70 graus Celsius e selado com uma tampa de metal. A pasta de tomate é preparada de maneira semelhante.

A variedade de tomate Agata se mantém fresca por muito tempo, o que explica sua popularidade entre agricultores e gestores agrícolas que cultivam tomates para venda.
Avaliações de jardineiros
Aqui estão os comentários de quem plantou o tomate Agata e decidiu compartilhar suas impressões.
Vassili Sergeevich:
Minha família planta essa variedade há vários anos. Ficamos encantados com sua aparência, sabor e a possibilidade de colher nossas próprias sementes. Estamos tendo uma boa colheita e não pretendemos nos separar da Ágata. Apenas regamos com cinzas e removemos as folhas inferiores — é tudo o que precisamos para cuidar dela.
Ana:
A variedade Ágata precoce atende a todas as minhas necessidades. Requer cuidados mínimos, mas rende uma colheita completa. Os frutos são doces, com um toque de acidez, não aguados e perfeitamente formados. Eles ficam tão bons em potes quanto os comprados em lojas, não racham e permanecem firmes.

Olga Mitrofanovna:
"Uma variedade maravilhosa! Planto-os há vários anos seguidos e não poderia estar mais feliz — os tomates são deliciosos e fáceis de cuidar. Eles não são suscetíveis a nenhuma doença além da requeima, e tomo medidas preventivas contra isso. Recomendo-os a qualquer pessoa que esteja começando na jardinagem."
Svetlana:
"Eu não fazia ideia de que o tomate Ágata estava no mercado há trinta anos e era tão bom quanto as variedades mais novas. E eu o estava plantando pela primeira vez. Ele tinha um alto rendimento, quase não tinha brotos laterais e ocupava pouquíssimo espaço. Mas, por algum motivo, eu não gostava dele fresco; enlatado, é um sucesso. E minha família come direto da videira, sem reclamações."












Gosto desta variedade porque ela cresce pouco e não requer estaqueamento. Isso promove o amadurecimento precoce. BioGrow Um bom bioativador. Os frutos são quase todos uniformes em tamanho e peso. Uma variedade ideal para enlatamento.