Descrição da variedade de tomate Roma, cultivo e cuidados

Jardineiros inexperientes não sabem por qual variedade de tomate começar. O tomate Roma é a melhor escolha. É um híbrido de duas variedades, originário de agricultores australianos e italianos. Com o tempo, os jardineiros passaram a apreciar o tomate, e ele encontrou seu lugar em jardins e estufas.

Descrição da variedade

O tomate híbrido F1 possui diversas características. A variedade Roma pertence a:

  • determinantes com altura de caule de 75–80 centímetros;
  • tomates de meia estação que dão frutos em 110–115 dias;
  • excelentes produtos que possuem verdadeiro sabor de tomate com polpa doce;
  • tomates de uso universal.

Frutos de tomate

A descrição do fruto sugere que ele pode ser cultivado comercialmente. Os tomates têm formato oval e aparência de ameixa. Pesam entre 60 e 80 gramas. A polpa é conhecida por sua textura carnosa e suculência. Os frutos têm casca grossa e resistente a rachaduras. Com o cultivo adequado, o tomate Roma rende até 8 a 10 quilos de tomates por metro quadrado.

Os tomates Roma VF têm uma descrição de fruto semelhante. No entanto, diferem na aparência pela presença de listras verdes quando maduros. Ambos os tipos de tomate são resistentes às principais doenças das culturas de solanáceas. Os tomates mantêm sua aparência comercial por muito tempo, e você pode desfrutar de frutas frescas até as nevascas.

Crescente

Os tomates desta categoria são cultivados por meio de mudas; nas regiões do sul, eles podem ser semeados diretamente em terreno aberto.

O plantio começa em meados de março. Primeiro, as sementes precisam ser endurecidas. Elas são colocadas em um saco com água quente, aquecida a 50 graus Celsius. Após o aquecimento, são colocadas em água fria. É melhor desinfetar as sementes com uma solução fraca de permanganato de potássio. Deixá-las de molho por 25 a 30 minutos é suficiente. A germinação das sementes de tomate acelerará seu crescimento.

Os recipientes para as plantas são desinfetados com água fervente. Encha-os com solo nutritivo e adicione vermiculita para soltar as sementes. Plante as sementes a 1 centímetro de profundidade, com espaçamento de 2 centímetros entre elas.

Recipiente com mudas

Para que as mudas cresçam fortes e resistentes, elas precisam:

  • regar 1 ou 2 vezes por semana;
  • alimentar com cinzas de madeira;
  • mergulhar no estágio de duas folhas verdadeiras;
  • endureça levando-o para o ar livre 2 a 3 semanas antes do plantio.

Em meados de maio, a variedade de tomate estará pronta para ser cultivada ao ar livre ou em estufa. As plantas são espaçadas de 50x40 centímetros. Antes do plantio, adicione dois punhados de composto e um pouco de cinza de madeira nos buracos.

Características de cuidado

Embora os tomates Roma sejam curtos, é melhor remover os brotos laterais. Isso aumentará a produção de frutos maiores. Se você deixar muitos brotos, colherá tomates do tamanho de ervilhas. Uma planta com três, ou raramente cinco, hastes é suficiente, e é melhor remover qualquer excesso de brotos laterais quando eles atingirem de 3 a 5 centímetros de comprimento. Esta variedade não requer estaqueamento.

Alimente os tomates Roma VF a cada 2–3 semanas despejando 1 litro de solução nutritiva no arbusto.

Descrição do tomate

Os tomates precisam de fertilizantes orgânicos e minerais. Comece com uma solução de verbasco ou esterco de galinha. Em seguida, adicione superfosfato, sal de potássio e nitrato de amônio. Essas substâncias são dissolvidas em 10 litros de água. A quantidade de fertilizante depende do estágio de desenvolvimento da hortaliça. Nos estágios iniciais, 15 a 20 gramas de fertilizantes de potássio e nitrogênio são suficientes. Mas os tomates precisam constantemente de fósforo, então o superfosfato é necessário de 2 a 3 vezes mais do que outros fertilizantes.

O rendimento das variedades de tomate depende da rega, da soltura do solo e da remoção de ervas daninhas. Plantas cultivadas em estufas requerem umidade e temperatura do ar controladas. Os tomates não prosperam em temperaturas acima de 30 graus Celsius. A frutificação será lenta, portanto, deve-se prestar atenção à ventilação na estufa. A umidade deve ser mantida em torno de 80%.

Vantagens e desvantagens

Para escolher esta variedade de tomate e plantá-la em seu jardim, você precisa conhecer suas vantagens em relação a outras variedades. Entre os aspectos positivos do híbrido Roma, destacam-se:

  • o sistema imunológico lida facilmente com infecções fúngicas e virais;
  • os arbustos são compactos e não ocupam muito espaço;
  • os frutos demoram muito tempo para amadurecer;
  • não há maiores exigências de cuidados.

Há avaliações deste tomate que não apontam nenhuma falha no híbrido. A única coisa que a variedade não gosta são verões chuvosos com queda brusca de temperatura. Com isso, a produtividade é menor e as plantas ficam suscetíveis a doenças.

Tomates Roma

Pragas e doenças

O cultivo de tomates determinados é afetado por doenças quando as condições são favoráveis ​​à presença de agentes infecciosos, como alta umidade e temperaturas flutuantes. Durante esse período, os sintomas podem aparecer nas folhas e caules dos tomates Roma:

  • requeima tardia;
  • tira de tomate;
  • enrolamento de folhas.

A requeima ocorre no final da estação de crescimento. É isso que a torna tão perigosa, pois pode levar à perda de toda a colheita. Para evitar isso, borrife os tomateiros com uma solução de calda bordalesa três vezes durante o verão.

Os sintomas da estria incluem enrolamento das folhas, manchas escuras e caules quebradiços e frágeis. A infecção ocorre a partir de sementes ou de plantas infectadas quando os brotos laterais são removidos.

Tomates Roma

Quando as folhas do tomateiro assumem o formato de um tubo, isso indica deficiência de fósforo. O fungo é ativado pela baixa umidade e pela remoção prematura dos brotos laterais.

As pragas das folhas do tomateiro incluem o besouro espanhol e suas larvas. As plantas podem ser libertadas dessa praga colhendo os besouros manualmente ou tratando-os com inseticidas. Em estufas, tesourinhas e tatuzinhos-de-jardim também podem roer as folhas dos vegetais. Para evitar que essas pragas causem danos, remova o excesso de brotos imediatamente.

Colheita e armazenamento

A colheita dos tomates híbridos Roma começa no início de agosto. Frutos dourados são mais adequados para armazenamento a longo prazo. Se o tempo frio chegar, colha todos os tomates e coloque-os em caixas para amadurecer. Eles atingirão a maturidade técnica mais rapidamente em temperaturas de 22 a 25 graus Celsius.

Ao armazenar tomates no porão, certifique-se de monitorar suas condições e remover os que estiverem podres ou danificados. Nessas condições confortáveis, os tomates desta variedade duram de 2 a 3 meses.

Tomates Roma

Os tomates são usados ​​para conservação no inverno. São usados ​​para fazer conservas e produtos salgados. Também são adequados para secagem.

Avaliações de jardineiros

Alexander, Tula: "Nossa família há muito tempo prefere tomates híbridos. Embora não seja possível encontrar sementes para plantar, as plantas têm características excelentes. A variedade de tomate Roma me chamou a atenção recentemente. Comprei algumas sementes, plantei e os resultados foram excelentes. As plantas não ocupam muito espaço (temos um terreno pequeno) e colho muitos tomates. Gostamos de comer as ameixas pequenas, que são perfeitas para conserva."

Tomates Roma

Daria, Região de Novosibirsk: "Gosto de experimentar novas variedades e híbridos. A variedade de tomate Roma me impressionou muito. Os arbustos rasteiros com frutos vermelhos brilhantes, semelhantes a ameixas, tornaram-se um destaque do jardim. E exigem pouca manutenção. Não precisam de estacas. No entanto, removi os brotos laterais em excesso, para que os tomates amadurecessem mais rápido. Eles têm um sabor típico de tomate, mas são fáceis de armazenar. Nós para o Ano Novo eles estão em saladas "Nós o usamos. Recomendo a todos que cultivem esse tomate maravilhoso."

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata