- Condições de armazenamento de longo prazo
- Como escolher as variedades certas
- Preparação para armazenamento
- Rega
- Cobertura superior
- Padronização
- Como colher corretamente
- Como armazenar corretamente
- Preparando as instalações
- Métodos e regras básicas de armazenamento
- Pendurado
- Nas cristas verdes
- Em caixas e barris
- Nas prateleiras
- Na geladeira
- Uma análise das melhores variedades para armazenamento de longo prazo
- Moldávia
- Em memória de Negrul
- Senso
- Preto da Moldávia
- Mascate de Alexandria
- Alden
- Recursos de armazenamento em casa
- Consumir antes da data de validade
- Consequências da violação das regras de armazenamento
- Dicas e conselhos de jardineiros experientes
As uvas são uma fruta deliciosa e nutritiva. Após a colheita, você quer manter os cachos frescos pelo maior tempo possível. Mas se a colheita for grande, você precisa encontrar maneiras alternativas de armazená-los para que não estraguem muito rápido.
Condições de armazenamento de longo prazo
Antes de pensar em como preservar o frescor das uvas ou o que fazer com elas após a colheita, você precisa estudar as condições de armazenamento de longo prazo das frutas.
Como escolher as variedades certas
As variedades de uva de maturação tardia são as mais indicadas para armazenamento. Possuem casca grossa e permanecem frescas por mais tempo, mesmo quando penduradas na videira. As híbridas pretas também têm uma vida útil mais longa. Em comparação com as uvas brancas e verdes, as híbridas de frutos pretos podem permanecer frescas por muito mais tempo sem fermentar.
Preparação para armazenamento
Antes de colher, você precisa saber como fazê-lo corretamente. Seguindo todas as regras necessárias, você pode manter suas uvas frescas por muito mais tempo.
Rega
Não deve haver longos intervalos entre as regas. Caso contrário, as cascas começarão a endurecer e rachar durante o amadurecimento. A rega regular deve ser feita na primavera e no verão. Em agosto, a rega é interrompida para dar tempo aos cachos de amadurecerem.

Cobertura superior
A fertilização regular também tem um efeito positivo na vida útil da colheita. Fósforo e potássio são essenciais para a qualidade das uvas, por isso esses fertilizantes minerais são adicionados ao solo assim que as videiras terminam a floração.
Eles podem ser aplicados separadamente ou como fertilizante complexo.
Padronização
Desbastar as uvas significa distribuir uniformemente a carga na videira. Se uma videira tiver muitos brotos e muitos cachos, mais cedo ou mais tarde ela esgotará toda a sua força e deixará de produzir frutos. Além disso, neste caso, os cachos serão pequenos. No entanto, permitir a formação de poucos cachos também é indesejável.

Se os cachos de uvas ficam menores a cada ano, as uvas perdem o sabor e o número de ramos só aumenta, é necessário cortar alguns ramos para aliviar a carga na videira.
Como colher corretamente
A colheita das uvas só deve começar quando os cachos atingirem a maturidade técnica. Isso pode ser comprovado pela coloração característica da variedade, com as cascas adquirindo a cor característica e a maciez dos frutos. Os engaços também ficam marrons.
Recomenda-se colher os cachos em tempo ensolarado e seco. Se choveu recentemente, é melhor adiar a colheita por 1 a 2 dias. Ao colher, evite esfregar a camada cerosa que reveste os frutos. Além disso, remova imediatamente qualquer fruta seca ou mofada para evitar que as frutas restantes estraguem.

Como armazenar corretamente
O método de armazenamento determina por quanto tempo os cachos cortados permanecerão frescos. Primeiro, escolha um método de armazenamento. Em seguida, decida o local de armazenamento. Este é um fator muito importante.
Regras para armazenar cachos de uva:
- Frutas mofadas devem ser descartadas imediatamente para evitar que o mofo afete frutas saudáveis.
- Ao colher, empilhe os cachos com cuidado para evitar remover a camada cerosa, o que aumenta a vida útil.
- Os pincéis não devem ser colocados muito próximos uns dos outros.
- As frutas não devem estar molhadas, caso contrário, elas fermentarão rapidamente.
Em grande parte, a vida útil depende da variedade da uva.

Preparando as instalações
Locais escuros e bem ventilados são os melhores para armazenamento. A colheita não deve ser exposta à luz solar direta. Também é importante manter o ambiente fresco. As frutas estragam rapidamente em altas temperaturas.
Métodos e regras básicas de armazenamento
Há muitas maneiras de armazenar uvas após a colheita.
Pendurado
Uma maneira de manter as uvas frescas é pendurá-las. Para isso, o cacho é cortado, juntamente com parte do caule. A ponta do caule é revestida com parafina derretida ou plasticina comum. Uma corda forte ou arame de metal é amarrado ao arame com antecedência, no cômodo onde as uvas serão armazenadas. Ganchos especiais são pendurados no arame, que são então usados para pendurar os cachos de forma prática.

A colheita pode ser armazenada dessa forma por até dois meses. Mas quanto mais tempo ficar pendurada, pior será o seu sabor. As uvas gradualmente começam a murchar e encolher de tamanho.
Nas cristas verdes
Este método é semelhante ao da suspensão. Os cachos são cortados com uma parte da videira verde da qual estão pendurados. No entanto, ao contrário da suspensão em favos verdes, as uvas não enrugam e permanecem suculentas por mais tempo.
Os favos verdes são colocados em potes cheios de água e presos para que os cachos não caiam. A água é previamente fervida, resfriada e um comprimido de aspirina é dissolvido nela. É melhor armazenar a colheita em um local fresco e escuro. A água é sempre trocada.

Em caixas e barris
Caixas ou barris de madeira são adequados para este método. Os recipientes são pré-lavados e desinfetados. As caixas têm aproximadamente 20 cm de altura. Adicione serragem, palha ou areia até uma profundidade de até 3 cm no fundo. Adicione uma camada de cachos de uva. Polvilhe com serragem. Em seguida, adicione outra camada. Continue esse processo até que as caixas estejam cheias. Serragem de álamo ou tília é a melhor opção. Serragem de abeto não é recomendada, pois as uvas absorvem rapidamente o aroma das agulhas de pinheiro.
Nas prateleiras
Um método comum para armazenar uvas é em prateleiras ou grades. A distância entre elas deve ser de pelo menos 20 cm e a largura deve ser de aproximadamente 80 cm. Antes de transferir os cachos, polvilhe serragem ou palha nas prateleiras. Os cachos são dispostos em uma única camada. As uvas não devem ser muito compactadas. No entanto, esse método não conserva as uvas por muito tempo.

Na geladeira
Outro método é a refrigeração. Os cachos são dispostos em uma única camada em um recipiente grande e colocados na prateleira inferior da geladeira. Para prolongar a vida útil, os cachos são cortados com os talos e colocados em água fria. Em seguida, são refrigerados.
Uma análise das melhores variedades para armazenamento de longo prazo
Mas, por melhor que seja o método de armazenamento, não se pode ignorar o fato de que algumas variedades simplesmente não podem ser armazenadas por longos períodos devido às suas características. Isso é especialmente verdadeiro para variedades de casca fina, amarelas e verdes.
Somente variedades de frutos escuros têm longa vida útil.
Moldávia
Este híbrido foi criado na Moldávia, como o próprio nome sugere. É uma variedade de maturação tardia, com a colheita ocorrendo em meados de setembro. Os cachos são grandes, com média de 550 a 600 g. O peso máximo do cacho pode chegar a 1 kg. O cacho tem formato cônico. As uvas apresentam uma rica coloração roxa, com alto teor de açúcar na polpa, chegando a 17%. Devido à casca densa, as uvas têm longa vida útil após a colheita.

Em memória de Negrul
Este híbrido é uma variedade de uva de mesa. As uvas têm um formato alongado incomum. Os cachos são cilíndricos. A polpa tem alto teor de açúcar, chegando a 17-19%. Os frutos são grandes, pesando de 5 a 9 g. A casca é cor de berinjela e coberta por uma espessa camada cerosa. A polpa madura é suculenta, semelhante ao mel, com um agradável sabor ácido. Há poucas sementes em seu interior, não mais do que 2-3.
Senso
Os cachos totalmente maduros são de tamanho médio, pesando de 250 a 355 g. O formato é cônico. Os frutos são grandes e alongados. A casca é roxa escura, coberta por uma espessa camada cerosa. Dentro da polpa, encontram-se 2 a 3 sementes. A polpa é suculenta, crocante e com um agradável sabor ácido. Este híbrido é considerado semi-precoce. O período de maturação é de aproximadamente 150 dias. A produção é boa.

Preto da Moldávia
Os cachos maduros são grandes, alongados e de formato cônico. A densidade das uvas varia de acordo com a polinização. Este híbrido é uma variedade de maturação tardia. A colheita começa no início de outubro. Os frutos são azul-escuros ou vermelho-escuros, com uma casca espessa e cerosa. O teor de açúcar é médio, em torno de 16%.
Mascate de Alexandria
Híbrido de maturação tardia, cuja estação de crescimento dura aproximadamente 150 a 160 dias após a frutificação. Os frutos são de tamanho médio a grande, com formato regular e arredondado. Este híbrido é uma das poucas exceções que possui longa vida útil, apesar de sua casca verde-clara. Isso é possível graças à sua casca densa. Os cachos são grandes, variando em formato e densidade. Para garantir uma colheita mais duradoura, os cachos são colhidos em um dia ensolarado e seco.

Alden
Um híbrido semi-precoce com época de colheita. Os cachos podem ser colhidos na segunda quinzena de agosto. Suas vantagens incluem resistência a geadas severas de até -28 °C (-28 °F) e resistência ao oídio. Os cachos são de tamanho médio e cilíndricos quando totalmente maduros. As uvas são redondas, com casca roxa escura e uma espessa camada de cera perceptível.
Recursos de armazenamento em casa
Em primeiro lugar, para garantir o armazenamento a longo prazo das uvas em casa, você deve colhê-las imediatamente e deixar apenas os cachos inteiros. Se uvas boas entrarem em contato com cachos mofados ou rachados, elas se deteriorarão rapidamente. Não lave os cachos antes de armazená-los. A camada de cera nos cachos afeta sua vida útil. Se esta for removida, a colheita não durará muito.
Se as frutas estiverem ligeiramente úmidas, elas devem ser secas primeiro. Os cachos são dispostos sobre uma toalha até secarem. É melhor evitar odores estranhos no ambiente onde as uvas são armazenadas. As uvas absorvem rapidamente esses odores, o que pode afetar negativamente seu sabor.
Consumir antes da data de validade
Com condições de armazenamento adequadas, a colheita pode permanecer fresca até a primavera. Por exemplo, ela durará mais se os cachos com sulcos verdes forem colocados em água. A vida útil pode ser de até seis meses. Mas, novamente, isso depende muito da variedade. Em média, a vida útil é de algumas semanas a vários meses.

Consequências da violação das regras de armazenamento
Se as regras de armazenamento das uvas não forem seguidas, sua vida útil será naturalmente reduzida. Quanto mais graves os erros, pior o impacto na vida útil. A fruta pode começar a mofar, fermentar ou secar.
Dicas e conselhos de jardineiros experientes
Dicas e recomendações de jardineiros para ajudar a prolongar a vida útil de sua colheita de uvas:
- É melhor armazenar a colheita a 0 graus Celsius. Em temperaturas acima de zero, a água dos frutos evapora rapidamente, fazendo com que sequem mais rápido.
- Não é recomendado cortar os cachos enquanto ainda houver orvalho sobre eles. É melhor esperar até que ele evapore.
- Os cachos devem ser removidos para armazenamento o mais tarde possível.
- As melhores variedades para armazenar serão aquelas com alto teor de açúcar na polpa, o valor ideal é de pelo menos 15%.
- As frutas vermelhas podem ser congeladas. Certifique-se de que não passem mais de 8 horas entre a colheita e o congelamento.
- Variedades que não são propensas a queda mesmo depois que os cachos atingem a maturidade técnica se distinguem por sua longa vida útil.
- Para a poda, é necessário preparar a ferramenta com antecedência. Tesouras de poda ou tesouras devem ser afiadas para evitar dobras. Isso é importante tanto para a durabilidade quanto para a saúde de toda a videira. Você pode limpar a tesoura de poda periodicamente com álcool isopropílico.
- Ao colher, é melhor usar luvas macias para evitar tocar nas frutas e remover a camada cerosa.
- Ao inspecionar as frutas, é aconselhável usar uma tesoura fina ou pinça para cortar os frutos danificados.
- A colheita precisa ser inspecionada regularmente. Mesmo com as condições ideais, sempre há o risco de desenvolvimento de mofo. Quanto mais cedo for detectado, mais cachos saudáveis poderão ser preservados.
- A umidade do ambiente onde os cachos são pendurados não deve ultrapassar 80%. Para diminuir a umidade, coloque recipientes com carvão vegetal no ambiente e troque-os periodicamente.
Seguindo essas dicas, você pode aumentar a vida útil das uvas colhidas para 4 a 5 meses.











