Descrição da variedade de uva Saperavi e regras de cultivo

Saperavi é uma das variedades de uva vermelha mais antigas da Geórgia, famosa por seus vinhos. A principal região de cultivo é Kakheti, mas a planta também é cultivada em outras regiões da Geórgia, bem como na Moldávia, Cazaquistão e Azerbaijão. O nome Saperavi pode ser traduzido como "tinta" ou "doadora de cor". A variedade recebeu esse nome porque contém uma grande quantidade de taninos — substâncias que conferem uma cor rica aos frutos e às bebidas feitas a partir deles.

Histórico de seleção

A origem exata da variedade Saperavi é desconhecida. Os georgianos a consideram a variedade mais antiga e a chamam por vários nomes: Kakhet Saperavi, Didi Saperavi e Krasilshchik. No século XX, cientistas a utilizaram ativamente como fonte de seleção genética. O Instituto de Pesquisa de Viticultura e Enologia Potapenko, em Novocherkassk, desenvolveu um híbrido com propriedades varietais aprimoradas. Foi batizado de Saperavi Severny.

Esta variedade é recomendada para cultivo nas regiões do Cáucaso do Norte e do Krai de Krasnodar. Características do Saperavi do Norte:

  • variedade técnica média-tardia;
  • seu período de vegetação é de 140 a 145 dias;
  • as flores da planta são bissexuais;
  • cachos de uvas em forma de cone, pesando até 200 gramas.

videiras

Descrição e características da variedade

Saperavi é uma variedade de maturação tardia. Seu maior rendimento em sua principal região de cultivo, Kakheti, é de 110 centavos por hectare. A variedade cresce e frutifica em uma variedade de solos, com exceção de solos calcários, salinos, pantanosos e secos.

Saperavi produz seus melhores resultados em condições de irrigação suficiente em solos soltos, bem iluminados e aquecidos.

A variedade é considerada universal. Não pode ser classificada claramente como uva de mesa ou de vinho. As videiras Saperavi dão os primeiros frutos quatro anos após o plantio. A colheita mais abundante e de alta qualidade ocorre aos 15 anos de idade.

cachos de uvasO vinho feito com a variedade de uva Saperavi tem uma vida útil muito longa. Envelhecido por mais de 12 anos, é considerado particularmente valioso e benéfico. Seu teor alcoólico é de 10 a 12 graus.

Principais características

Os arbustos Saperavi são vigorosos, com aproximadamente 70% de seus brotos frutíferos crescendo por até 25 anos.

Aparência

As plantas têm folhas arredondadas, pentalobadas, com um entalhe no pecíolo em forma de lira. Às vezes, as lâminas foliares são inteiras, com bordas curvas. A parte inferior é densamente pubescente.

Descrição da variedade de uva Saperavi e regras de cultivo

Aglomerados

Os cachos de uvas apresentam as seguintes características:

  • peso, em média, 110 gramas;
  • forma – amplamente cônica;
  • comprimento da perna 4,5 centímetros;
  • galhos pesadamente.

Frutas vermelhas

Os frutos são ovais e azul-escuros. A casca é firme, porém fina. Dentro, há duas sementes e a polpa é suculenta. As uvas têm sabor doce e fresco, com aroma agradável.

Bagas Saperavi

Dez quilos de bagas de Saperavi rendem aproximadamente oito litros de suco. O teor de açúcar é de 19 a 22 gramas. O suco é usado para fazer vinhos, incluindo espumantes. O Saperavi é adequado para vinhos finos, pois as bagas são enriquecidas com óleos essenciais.

Resistência à geada

A variedade de videira Saperavi Severny pode suportar temperaturas de até -30°C. C. Plantas cultivadas em regiões do sul não necessitam de cobertura no inverno.

Ao cultivar a variedade na zona média, as videiras são cobertas antes da primeira geada.

Produtividade

A colheita da Saperavi começa em setembro. Cada videira frutífera produz em média 1,6 cachos de bagas. A produtividade da variedade é alta. No entanto, pode ser reduzida por iluminação inadequada, além de uma combinação de condições climáticas desfavoráveis ​​e práticas agrícolas inadequadas.

A variedade se distingue pelo fato de que os frutos maduros não caem e secam após um mês.

Transportabilidade

As uvas são transportadas por curtas distâncias para processamento em mosto de vinho. Os cachos de uva não são preservados em suas condições comerciais.

Colheita de Saperavi

Resistência a doenças

Na bacia do Mar Negro, considerada ideal para o cultivo da variedade Saperavi, as plantas são menos suscetíveis a doenças. Quanto mais severas as condições de cultivo, menor a sua resistência a doenças. A variedade apresenta resistência moderada ao oídio e ao míldio, mas requer proteção contra o mofo cinzento. A planta também possui forte imunidade à lagarta-do-mato.

Prós e contras

As uvas têm as seguintes vantagens e desvantagens:

Vantagens da variedade Saperavi Desvantagens da variedade Saperavi
Distingue-se pela sua resistência à geada e à seca. Resistente à infecção por oídio e míldio.
Serve como uma boa matéria-prima para a elaboração de diversos vinhos. Queda de flores e ovários.
Transportado em distâncias médias. Período de maturação tardio.
Não requer autopolinização. Aparecimento de mofo cinzento em plantas em tempo chuvoso.

Como plantar corretamente

A escolha correta do local para o plantio de um vinhedo é muito importante, pois determina o rendimento e o sabor da fruta.

Seleção e preparação do local

A variedade é plantada em áreas bem drenadas e protegidas dos ventos. A falta de luz solar resulta em amadurecimento lento e uvas azedas.

A preparação do solo para o plantio começa duas semanas antes do plantio, ou no outono. O solo precisa ter tempo para se acomodar, caso contrário, os brotos da planta acabarão no chão, o que é inaceitável. Uma camada de drenagem de brita fina ou cascalho é adicionada aos buracos.

Como escolher e preparar uma muda

As mudas de uva são selecionadas de acordo com os seguintes critérios:

  • Idade. Plantas com 1-2 anos são consideradas as mais viáveis;
  • tamanho. A altura das plantas deve ser de pelo menos 0,4 metros;
  • Aparência do tronco. Idealmente, deve ser liso, sem danos, rebarbas ou espessamentos;
  • Condição das raízes. Devem apresentar vários ramos principais e numerosas radículas absorventes.

Antes do plantio, as mudas de Saperavi são deixadas de molho em água por dois dias. Estimulantes de crescimento são adicionados à água.

Mudas de Saperavi

Recomendações para escolha de prazos

Em regiões do sul com clima ameno, as videiras podem ser plantadas no outono. Se o solo congelar durante o inverno, o plantio deve ser feito em março ou abril, quando o solo estiver bem aquecido.

Diagrama de plantio

Ao plantar a variedade Saperavi, o padrão de plantio ideal é de 2,5 x 1,5 metros:

  1. Os buracos são cavados a uma profundidade de 0,5 metro.
  2. O solo no buraco é recolhido em um pequeno monte. A muda é colocada sobre ele, espalhando o sistema radicular.
  3. Verifique se o nó superior do porta-enxerto está localizado 10 centímetros abaixo do nível da cova de plantio.
  4. O buraco é preenchido, o solo é levemente compactado e regado com vários baldes de água.
  5. A planta está amarrada a um suporte.

Instruções de cuidado

Variedades de uva universais e viníferas têm a vantagem de exigir pouco investimento em cultivo e produzir rendimentos decentes. A variedade Saperavi é fácil de cuidar e responde bem às práticas agrícolas.

cuidados com a uva

Rega

A primeira rega das uvas da temporada é feita imediatamente após a remoção da cobertura. Em seguida, são programadas mais duas regas: 7 a 10 dias antes da brotação e após a floração. Assim que as bagas começarem a ficar azuis, a rega é interrompida.

A última rega abundante da estação para que as plantas sobrevivam ao inverno é realizada antes da cobertura.

Arbustos com menos de três anos são irrigados com canos enterrados. Cada planta requer quatro baldes de água morna.

Cobertura morta

A cobertura morta do solo deve ser iniciada na estação anterior ao plantio do vinhedo para garantir que as videiras jovens se estabeleçam bem, evitem o congelamento e sejam resistentes a doenças. A cobertura morta elimina a necessidade de capina, garante a absorção de umidade e promove uma boa aeração do solo.

O melhor momento para aplicar cobertura morta é quando os brotos se abrem. O método mais simples é cobrir um raio de 0,5 metro ao redor do arbusto com cobertura orgânica, como palha.

cultivo de uvas

Cobertura superior

A variedade Saperavi responde bem a fertilizantes minerais e orgânicos. Se as uvas forem fertilizadas durante o plantio, a próxima aplicação de fertilizante deve ser adiada por 3 a 4 anos, enquanto as videiras se desenvolvem.

Período Fertilizante Ação Quantidade
2 semanas antes da floração Compostos contendo nitrogênio (nitrofoska, ácido bórico) Crescimento ativo da massa vegetal verde 5 gramas de ácido bórico e 60 gramas de nitrophoska por 10 litros de água
Quando os ovários aparecem Misturas de nitrogênio-fósforo-potássio na proporção 3:2:1 Fortalecendo o crescimento dos ovários 30 gramas de fertilizante para cada 10 litros de água
Depois de colher as frutas Fertilizantes de potássio e fósforo Fortalecimento das defesas imunológicas das plantas e resistência à geada De acordo com as instruções

Formação

O objetivo do manejo dos arbustos é acelerar a frutificação. Este procedimento é realizado nos primeiros anos após o plantio. A carga permitida por planta é de no máximo 60 gemas. As videiras são podadas com 10 a 12 gemas.

Ao formar uma árvore padrão, o broto mais vigoroso que cresceu durante a estação de crescimento é selecionado. Ele é podado até a altura do futuro padrão, deixando 2 a 3 gemas no topo. Os brotos restantes são removidos.

Pulverização preventiva

O primeiro tratamento das uvas é realizado no início da primavera, após a remoção da cobertura, para prevenir infecções fúngicas e bacterianas. Os períodos de pulverização subsequentes são determinados com base na estação de crescimento:

  • quando os brotos aparecem;
  • antes e durante a floração;
  • quando as bagas amadurecem - quando elas são do tamanho de uma ervilha;
  • antes da colheita;
  • antes de cobrir as uvas para o inverno.

Vários meios são usados ​​para pulverizar arbustos: inseticidas e fungicidas químicos, preparações biológicas.

Pulverização preventiva

Proteção contra vespas e pássaros

Um dos problemas enfrentados pelos viticultores é a deterioração dos frutos por vespas e pássaros. Para combater o primeiro, utilizam-se os seguintes métodos:

  • armadilhas;
  • repelentes e plantas;
  • cobrindo frutas com vários materiais.

Sem proteção contra pássaros, as uvas podem perder até 50% da colheita. Os pássaros costumam se banquetear com as frutas logo de manhã.

Jardineiros experientes recomendam colocar redes de náilon sobre as videiras para preservar as uvas, criando um cinturão protetor de cerca de 1,5 metro de altura.

Abrigo para o inverno

A parte mais vulnerável do arbusto Saperavi é o sistema radicular. Ele deve ser coberto com uma camada de cobertura morta antes que a geada se instale. As plantas jovens também precisam de abrigo. Uma estrutura resistente é instalada sobre elas e um filme plástico é colocado sobre ela.

Métodos de reprodução

As uvas Saperavi são propagadas por mudas, estacas e mergulhia. Acredita-se que as videiras cultivadas a partir de mudas se desenvolvem melhor e começam a frutificar mais rapidamente.

uvas maduras

Sementes

Uvas cultivadas a partir de sementes diferem em suas propriedades e características, para melhor ou para pior, de suas plantas-mãe. A germinação das sementes é um processo lento. Semeie no outono em caixas cheias de terra de jardim e enterre-as em terreno aberto. Na primavera, elas são transferidas para uma estufa. Quando 3 a 5 folhas verdadeiras aparecem, as plantas são transplantadas para seu local permanente.

Estacas

No outono, durante a poda das uvas, as estacas são colhidas. Elas têm de 50 a 60 centímetros de comprimento e cerca de 10 milímetros de espessura. As estacas são deixadas de molho em água por dois dias e depois armazenadas em uma adega até fevereiro. No inverno, elas são divididas para que cada estaca tenha dois brotos — um na parte superior e outro na parte inferior.

As mudas são colocadas em um recipiente com água no fundo e levadas para um ambiente aquecido. Após o surgimento das raízes, são plantadas em vasos com terra solta (uma mistura de húmus e areia). São transplantadas para o campo aberto em maio.

Camadas

Propagação de uvas por estratificação Comece na primavera. Remova todas as folhas de um broto longo, exceto as da extremidade. Faça um corte circular de 5 milímetros de largura na casca, no ponto que ficará no subsolo. Cave um buraco, coloque a parte exposta do broto no fundo, cubra com terra e regue. Amarre a ponta do broto para mantê-lo ereto.

mudas de uva

Doenças e pragas

A Saperavi não é uma variedade modelo de resistência a doenças. Requer tratamento preventivo. Viticultores iniciantes devem monitorar as plantas de perto, especialmente em condições climáticas adversas.

Podridão cinzenta

A infecção da videira ocorre mais frequentemente em condições de alta temperatura e umidade. Seus sintomas incluem:

  • secagem de inflorescências;
  • revestimento cinza fofo nos pincéis;
  • apodrecimento de bagas.

Para combater o mofo cinzento, as plantas são tratadas com Euparen ou Topsin.

Mofo

A doença fúngica mais perigosa. A alta umidade favorece o seu desenvolvimento. Sintomas de míldio nas videiras:

  • as folhas são oleosas, amarelas e podem cair;
  • as lesões são pequenas no início, mas gradualmente cobrem toda a superfície da lâmina foliar;
  • na parte inferior há uma camada de pó branco – micélio;
  • as inflorescências e os topos dos brotos secam;
  • as bagas escurecem e enrugam.

O principal meio de controle é a calda bordalesa.

Oídio da uva

Oídio

Este é um fungo que ataca as uvas quando a humidade do ar está acima de 80% e a temperatura está acima de 25 C. Oídio pode ser reconhecido pelos seguintes sinais:

  • revestimento em pó nas folhas;
  • as lâminas das folhas se enrolam e secam;
  • as bagas racham e secam.

O meio mais eficaz de combater a doença são os preparados de enxofre.

Colheita e armazenamento

As uvas são um produto rico em vitaminas. É benéfico comê-las frescas.

As frutas podem ser armazenadas em local fresco e ventilado. O Saperavi pode ser usado para fazer vinho em casa. Frutas doces e maduras são as melhores para esta bebida.

Aplicações de bagas

As uvas Saperavi são usadas como matéria-prima para a produção de mais de 40 vinhos.

Entre eles estão vinhos tintos de mesa, vinhos tintos de sobremesa vintage e vinhos de sobremesa fortificados. Todos são caracterizados por um sabor ácido e adstringente, determinado pelo seu alto teor de tanino.

Bagas Saperavi

Dicas e conselhos de jardineiros experientes

Jardineiros experientes aconselham os iniciantes a prestar atenção às seguintes nuances ao cuidar da variedade Saperavi:

  1. É melhor plantar as plantas em solo que não contenha sal e cal.
  2. É necessário evitar regar demais as raízes, pois isso fará com que a videira dê menos frutos e possa morrer.
  3. As folhas que crescem perto dos cachos de uvas em maturação devem ser arrancadas para que não obstruam o suprimento de ar.
  4. Um único arbusto tem até 30 brotos. Cinco brotos precisam ser podados curtos.

Para garantir uma boa colheita de uvas Saperavi, é importante monitorar a irrigação e a saúde das videiras, cobrir o solo com cobertura morta, fornecer abrigo durante o inverno e proteger as videiras de doenças fúngicas. Os vinhos Saperavi são ácidos e muito aromáticos.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata