- Como fazer caviar de tomate verde
- Benefícios e contraindicações existentes
- Selecionando e preparando tomates
- Receitas para fazer caviar de tomate verde para o inverno
- A maneira clássica
- Através de um moedor de carne sem esterilização
- Com cenouras e cebolas
- Com maçãs
- Com abobrinha
- Com abóbora
- Com pasta de tomate concentrada
- Com beterraba
- Com berinjelas
- Com pimenta
- Com maionese na panela elétrica
- Data de validade do caviar
- Regras para armazenar alimentos enlatados
Tomates verdes são tomates verdes que contêm diversos micronutrientes benéficos e nutritivos. Esses vegetais são usados em uma variedade de pratos, cada um com seu sabor único. Ao criar caviar de tomate verde, ingredientes adicionais são frequentemente usados para melhorar a qualidade do produto.
Como fazer caviar de tomate verde
Tomates verdes contêm substâncias que não só conferem um sabor amargo, mas também podem prejudicar o funcionamento dos órgãos internos. Portanto, antes de preparar caviar, é necessário remover adequadamente esses componentes nocivos dos tomates.

O processo de preparo é o seguinte: os tomates são fritos e cozidos, depois amassados até virar uma polpa. Depois disso, outros ingredientes podem ser adicionados.
Existem muitas receitas de caviar de tomate verde. Cada método requer seu próprio conservante e técnica de preparo. Para evitar a deterioração prematura, recomenda-se seguir rigorosamente as receitas fornecidas.
Tomates em conserva devem ser armazenados em barris ou recipientes de vidro. Recipientes de plástico não são adequados para armazenar tomates em conserva.
Benefícios e contraindicações existentes
Tomates verdes contêm:
- ácidos graxos insaturados;
- Ômega-3 e Ômega-6;
- carboidratos (nomeadamente mono e dissacarídeos);
- proteína;
- vários tipos de aminoácidos;
- potássio, cobre e outros microelementos;
- Vitamina C.
Os tomates contêm solanina, que em grandes quantidades é bastante prejudicial ao organismo. No entanto, pequenas doses dessa substância (menos de 100-200 miligramas, ou cerca de 3-4 tomates) têm um efeito positivo no sistema imunológico, estimulam o fluxo urinário e reduzem a inflamação e os espasmos. Além disso, a solanina fortalece as paredes vasculares, inibe a atividade fúngica e viral e acelera a recuperação de doenças do fígado e do trato respiratório superior.

A segunda substância perigosa encontrada em tomates verdes verdes é a tomatina. Assim como a solanina, a tomatina, em pequenas quantidades, fortalece o sistema imunológico e destrói patógenos. A tomatina tem propriedades antioxidantes e remove agentes cancerígenos.
Outros microelementos presentes nos tomates verdes eliminam a constipação e normalizam o equilíbrio ácido-base.
O consumo de tomates verdes é proibido em caso de patologias articulares e da vesícula biliar, ou doenças renais. Você também deve evitar esse vegetal se já tiver apresentado sinais de reação alérgica.
Selecionando e preparando tomates
Tomates médios são os melhores para caviar. São mais fáceis de trabalhar. É melhor escolher frutas com casca grossa e sem danos visíveis.
Como a solanina confere um sabor amargo aos vegetais verdes, recomenda-se deixar os tomates de molho em água com sal por várias horas antes. Esse tempo permitirá que o líquido absorva a maior parte da substância nociva.
Para reduzir o risco de intoxicação por caviar, você pode usar vegetais esbranquiçados ou levemente rosados ao preparar o caviar.

Receitas para fazer caviar de tomate verde para o inverno
Ao escolher uma receita de caviar, é recomendável considerar o prazo de validade e o local de armazenamento da preparação. Também é importante considerar o número de pessoas a que o produto se destina. Para prolongar a validade, você pode adicionar um raminho de cereja-de-passarinho a cada pote.
A maneira clássica
Para três quilos de tomates você vai precisar de:
- um quilo de pimentão e cenoura;
- 5 gramas de sal e pimenta-do-reino moída;
- meio quilo de cebolas;
- 100 mililitros de vinagre de mesa 9%;
- 100 gramas de açúcar (recomenda-se açúcar de cana);
- 30 mililitros de óleo (de preferência óleo vegetal).

Lave e descasque os vegetais (exceto os tomates) e retire as sementes. Moa os pimentões e os tomates em um moedor de carne. Corte os vegetais restantes em cubos pequenos. Coloque todos os vegetais em uma panela e misture com pimenta, sal e azeite. Se a mistura estiver muito espessa, você pode adicionar um pouco de água, conforme a receita.
A mistura é fervida em fogo baixo por cerca de uma hora. Cerca de 15 minutos antes do final do tempo de cozimento, adiciona-se vinagre e açúcar à panela.
O caviar resultante é então colocado em potes pré-esterilizados e armazenado. Depois de alguns meses, ele se tornará um lanche verdadeiramente delicioso.
Através de um moedor de carne sem esterilização
Para preparar caviar, você precisará de:
- 700 gramas de tomates;
- 100 gramas de cebola e cenoura;
- 40 mililitros de óleo de girassol (recomenda-se o refinado);
- 10 gramas de sal;
- 15 gramas de açúcar;
- 2 gramas de pimenta-do-reino (recomendada na forma de ervilhas, que são moídas em cubos);
- 5 mililitros de vinagre de maçã 6%.
Moa os tomates, rale as cenouras e pique finamente as cebolas. Coloque as cebolas em uma frigideira com azeite. Quando as cebolas estiverem douradas, adicione as cenouras. Em seguida, misture os vegetais com a pasta de tomate, o azeite restante, o açúcar e o sal.

O aperitivo é cozido em fogo baixo por cerca de duas horas. Ao final, o caviar deve ter uma consistência espessa. A mistura é então coada em uma peneira fina. O caviar, juntamente com a pimenta-do-reino, é levado novamente ao fogo por mais meia hora. Em seguida, o produto é colocado em um recipiente e fechado com uma tampa.
Com cenouras e cebolas
Para 800 gramas de tomates você vai precisar de:
- 250 gramas de cebola e cenoura;
- 120 gramas de molho de tomate;
- 45 gramas de açúcar;
- 15 gramas de sal;
- 120 mililitros de óleo de girassol (recomenda-se óleo refinado).

Para fazer o caviar, corte a cebola em meias rodelas. Rale as cenouras finamente. Corte os tomates em tiras de 3 cm de comprimento. Coloque todos os ingredientes, incluindo os vegetais, em uma panela elétrica e mexa. Cozinhe o caviar no modo "Cozido" por 2,5 horas.
Após o tempo estipulado, o lanche é misturado novamente e distribuído em potes.
Com maçãs
De acordo com esta receita, você precisará de meio quilo de maçãs para 2,5 quilos de tomates. Você também precisará de:
- 200 mililitros de óleo de girassol de alta qualidade;
- cabeça de alho;
- cebolas, cenouras e pimentões.

Todos os vegetais são picados. A pasta resultante é colocada em uma panela e temperada com sal. O caviar é fervido por 15 minutos, depois misturado com manteiga e cozido em fogo baixo por 20 minutos. Por fim, adiciona-se uma cabeça de alho. O aperitivo é então cozido em fogo baixo por mais 15 minutos.
Com abobrinha
Para 3,1 quilos de abobrinha você precisa preparar:
- 1 quilo de tomates vermelhos e verdes e cebolas;
- uma colher de sopa de sal e açúcar;
- 2 colheres de sopa de ácido acético;
- 7 dentes de alho;
- coentro, manjericão e outros temperos a gosto.
Todos os vegetais são picados e misturados aos ingredientes restantes. A pasta é levada à fervura e depois cozida em fogo baixo por 10 minutos. Depois de cozido, o caviar é distribuído entre recipientes de vidro.

Com abóbora
Para 1,5 kg de tomates e 400 gramas de abóbora você precisará de:
- 150 gramas de cenoura e cebola;
- uma colher de sopa de açúcar, sal e 9% de vinagre;
- 6 colheres de sopa (cheias) de óleo vegetal;
- 30 gramas de alho;
- 3 pimentões médios.
Os vegetais são descascados e picados. O caviar é colocado em fogo baixo, misturado com manteiga e os ingredientes restantes, e cozido em fogo baixo por cerca de meia hora. Por fim, adiciona-se vinagre.
O caviar pronto é imediatamente distribuído em potes.

Com pasta de tomate concentrada
De acordo com esta receita, para 1 quilo de tomates você precisará de:
- 500 gramas de cebola e cenoura;
- 100 gramas de açúcar e 30 gramas de sal;
- dois dentes de alho;
- uma colher de sopa de extrato de tomate;
- 100 mililitros de óleo de girassol refinado;
- 30 mililitros de 9 por cento de mordida;
- uma colher de chá de pimenta-do-reino moída e páprica.

Moa os tomates em um moedor de carne. Coloque a mistura em uma panela resistente e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos. Bata as cebolas e as cenouras no liquidificador e misture com os tomates. Cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Em seguida, adicione o extrato de tomate, os temperos e o alho picado.
Após 5 minutos, retire o caviar do fogo e misture com o vinagre. Em seguida, divida a mistura em potes e feche bem com tampas.
Com beterraba
Para 500 gramas de tomate e um quilo de beterraba você precisa:
- 500 gramas de pimentão e cebola;
- 250 mililitros de óleo vegetal;
- sal, açúcar e 10 grãos de pimenta-do-reino.

Os vegetais são picados finamente e as beterrabas são raladas. As cebolas são fritas em uma frigideira até dourar e, em seguida, misturadas com manteiga e os ingredientes restantes. O caviar é cozido em fogo baixo por 40 minutos. Em seguida, açúcar, pimenta e sal são adicionados à mistura. A mistura é então cozida em fogo baixo por mais 10 minutos, até engrossar.
Com berinjelas
Para 1 quilo de tomate e berinjela você precisa preparar:
- verde;
- 500 mililitros de suco de tomate;
- 500 gramas de cebola;
- Óleo vegetal refinado, louro (seco), sal e pimenta-do-reino moída.
Os vegetais são picados finamente. A cebola é frita em uma panela até dourar, depois misturada com a berinjela e os tomates e, em seguida, cozida em fogo baixo até amolecer completamente. Em seguida, adicionam-se os temperos e o suco. A mistura é fervida por mais 5 minutos e depois dividida em recipientes.

Com pimenta
De acordo com a receita, para 700 gramas de tomate você precisa de 3 pimentas, além de:
- 300 gramas de cenouras;
- 50 mililitros de óleo de girassol;
- 3 dentes de alho;
- uma colher de sopa de sal;
- 2 colheres de sopa de vinagre 9%.
Os vegetais são semeados e amassados até obter uma mistura homogênea. Os ingredientes restantes (exceto o vinagre) são então adicionados. O caviar é cozido em fogo baixo por 60 minutos, até engrossar. Após adicionar o vinagre, a mistura é cozida em fogo baixo por mais 10 minutos.
Com maionese na panela elétrica
Para 300 gramas de maionese você precisa preparar:
- 1 quilo de tomate e abobrinha;
- 1 pedaço de pimentão e 1 pedaço de cebola;
- folha de louro, pimenta-do-reino, sal;
- 3 colheres de sopa de extrato de tomate;
- verde.

Pique os legumes e as ervas finamente e disponha-os no fundo da panela. Em seguida, adicione os temperos. Ligue a multicozinha no modo "Cozido". Após uma hora, bata os legumes no liquidificador até obter um purê homogêneo, misture com o extrato de tomate e a maionese e cozinhe novamente em fogo baixo por mais 30 minutos.
Data de validade do caviar
O caviar, se armazenado de acordo com as regras de armazenamento, permanece adequado para consumo por um ano.
Regras para armazenar alimentos enlatados
Recomenda-se armazenar alimentos enlatados em local fresco, escuro e bem ventilado. O ideal é guardar os potes no porão.











