Para fazer compotas de maçãs e As groselhas podem ser usadas no inverno, assim como as groselhas vermelhas, assim como amoras pretas. A única ressalva é que, se usar frutas vermelhas, adicione um pouco mais de açúcar, pois essa variedade é mais ácida. É melhor preparar as frutas em meados do verão, quando estão amadurecendo e seu preço nas lojas é mais baixo.
Características de fazer compota de maçã e groselha
Para garantir que esta bebida saborosa e saudável permaneça fresca por um ano sem perder o sabor, siga estas orientações:
- Para garantir que os componentes benéficos da fruta não sejam perdidos durante o tratamento térmico, ele deve ser mantido no mínimo;
- Para preservar a cor das maçãs, elas precisam ser escaldadas: as maçãs são colocadas em uma peneira e mergulhadas em água fervente, após o que são resfriadas rapidamente. A água das maçãs pode ser adicionada ao molho da compota;
- As maçãs precisarão ser descascadas e sem sementes. Algumas receitas pedem para descascá-las;
- Se os frutos forem pequenos, não os corte em pedaços.
Preparando os ingredientes
O processo de preparação não envolve nada complicado.
Mas o sabor e o valor nutricional do produto dependerão de quão corretamente isso for feito:
- Como a groselha é uma fruta ácida, é melhor escolher maçãs doces para compota. Essa combinação ajudará a obter um sabor agridoce.
- As frutas precisarão ser cuidadosamente selecionadas, removendo todos os detritos e qualquer fruta imprópria com danos, podridão ou buracos de minhoca. A presença deles na compota prejudicará seu sabor;
- Recomenda-se colher as groselhas dos galhos. No entanto, algumas donas de casa preparam compotas com as bagas sem colhê-las;
- Para conservar compotas para o inverno, prepare potes com a capacidade necessária com antecedência. Eles precisarão ser esterilizados. Você pode fazer isso no forno, no micro-ondas ou colocando-os sobre o vapor.
- Você também deve ter tampas de metal com rosca e uma chave inglesa à mão. As tampas também precisam ser esterilizadas em água fervente por 5 a 10 minutos.

Como fazer compota de maçã e groselha preta em casa?
Para fazer a compota você vai precisar de:
- 500 gramas de maçãs;
- 1 copo de passas de Corinto;
- 3 litros de água;
- de 125 a 350 gramas de açúcar (dependendo da doçura dos ingredientes e das preferências).
Primeiro, lave as maçãs em água corrente e corte-as em 4 gomos, removendo o miolo. Coloque as maçãs preparadas em uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo baixo até ferver. Em seguida, adicione os ingredientes secos, deixe a mistura ferver novamente e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos, com a panela tampada.

Agora a compota pode ser despejada em potes esterilizados e fechados com tampas. Vire os potes de cabeça para baixo, envolva-os em um cobertor quente e deixe esfriar completamente. Se você planeja beber a bebida imediatamente, deixe-a em infusão por um tempo. Em seguida, coe as frutas e despeje em recipientes de armazenamento.
Se a groselha for vermelha?
As groselhas vermelhas exigem um pouco mais de açúcar, pois são mais ácidas do que as amoras pretas.
Para fazer compota de maçã e groselha você precisará preparar:
- 500 gramas de maçãs;
- 1 copo de passas de Corinto;
- 1-2 xícaras de açúcar;
- 3 litros de água.

Coloque as maçãs sem sementes e cortadas em quatro partes em uma panela com água e leve ao fogo para ferver. Em seguida, adicione os ingredientes secos, misture bem e experimente para verificar se o açúcar está baixo. Se estiver baixo, adicione mais.
Após a fervura, a bebida é deixada no fogo por mais 2 a 3 minutos. Em seguida, são adicionadas as frutas vermelhas selecionadas e lavadas.
Após adicionar as groselhas, cozinhe a compota por 2 minutos a partir do ponto de fervura. Em seguida, despeje a bebida em recipientes esterilizados e feche bem. Como você pode ver, os passos básicos da receita permanecem os mesmos, independentemente da cor da groselha. Existem apenas algumas diferenças.

Se as passas estiverem congeladas?
Muitas donas de casa não gostam do incômodo de conservar frutas vermelhas e vermelhas para o inverno. Nesse caso, elas podem ser simplesmente colocadas em um saco plástico e armazenadas no congelador. Algumas variedades de maçã duram bem o inverno na adega e também podem ser compradas no mercado.
Assim, no inverno você pode preparar uma bebida excelente que não é inferior em sabor e qualidades nutricionais aos alimentos enlatados.

Para a receita você vai precisar de:
- 400-500 gramas de maçãs;
- 1 copo de qualquer tipo de groselha congelada;
- 3-3,5 litros de água;
- adicione açúcar a gosto.
Coloque uma panela com água fria no fogão e leve para ferver. Enquanto isso, prepare as maçãs: lave, corte em fatias e retire o caroço. Quando a água começar a ferver, adicione as frutas (as groselhas não precisam ser descongeladas primeiro). Depois que a bebida voltar a ferver, adicione o açúcar, mexa bem e prove. Se não estiver doce o suficiente, adicione mais pó.

Após ferver, cozinhe a compota em fogo baixo por 5 a 7 minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe a compota em infusão. Após esfriar, coe e guarde em um recipiente. Consuma em até 2 a 3 dias, mantendo refrigerado.
Como armazenar esta compota?
Se as compotas forem conservadas durante todo o inverno, depois de seladas, elas devem ser mantidas de cabeça para baixo, sob um cobertor quente, até esfriarem completamente.
Depois disso, os recipientes com a bebida devem ser levados para a adega, onde podem ser armazenados em local fresco por até um ano, permitindo que você aprecie o sabor das frutas vermelhas do verão e recarregue as energias durante o inverno.












Cozinhar compotas, geléias, conservar tomates e pepinos, tudo isso é muito agradável no outono, porém, quando há algo para conservar ou cozinhar, e para que seja usado BioGrow, um excelente bioativador do crescimento vegetal.