A berinjela contém muitos microelementos, vitaminas e compostos orgânicos. Antigamente, acreditava-se que esses vegetais promoviam a longevidade porque seu teor de potássio melhorava a função cardiovascular, aumentava o fluxo sanguíneo e prevenia a trombose. Entre as muitas receitas, a mais popular é preparar berinjela ao estilo tártaro para o inverno. Esta salada vai enfeitar a mesa festiva e complementar qualquer prato, especialmente pratos com carne.
Como cozinhar berinjela ao estilo tártaro para o inverno
Berinjelas em conserva são um aperitivo incomum, picante e saboroso. Os métodos de preparo são simples, acessíveis até mesmo para cozinheiros iniciantes. O prato consiste em berinjela e pimentões cozidos, servidos com purê de tomate. A receita tártara pede fatias de tomate, que também podem ser pré-cozidas e descascadas.
Requisitos básicos para ingredientes
O sabor e o picante dependem da seleção cuidadosa dos ingredientes. As frutas devem ser ovais, pequenas e jovens. Vegetais muito maduros não são recomendados, pois contêm sementes grandes, o que reduzirá o sabor e a qualidade da conserva. Todos os ingredientes devem estar firmes e livres de danos, manchas ou doenças.
Devido à presença de uma substância tóxica – a solanina – os vegetais podem ter um sabor amargo.
Você pode evitar o amargor furando e salgando as frutas em uma solução de água e sal (1 colher de sopa de sal, 1 litro de água).
Preparando recipientes para enlatamento
O recipiente deve estar livre de danos, rachaduras ou lascas. Lave os recipientes previamente em água com sabão, limpe-os bem com uma esponja e enxágue-os várias vezes. Deixe os potes secarem ao ar livre, de cabeça para baixo.
Ao enlatar, recipientes e tampas devem ser esterilizados. Ao selar, dê preferência a tampas de metal, que são mais herméticas do que as de polietileno.
As melhores receitas de culinária
A receita tártara de berinjela confere a ela um sabor e aroma fantásticos. Os ingredientes principais são pimentões em purê de tomate. Muitos cozinheiros adoram esta salada por sua simplicidade, preparo rápido e ingredientes facilmente disponíveis.
Receita clássica
Existem muitas maneiras de cozinhar berinjela. Abaixo, uma versão clássica da berinjela ao estilo tártaro.

O que você precisa:
- 2 kg de berinjelas;
- 3 kg de tomates;
- 1 copo de água;
- 1,5 kg de pimentão doce;
- 2 pimentas;
- 4 unidades de alho;
- 2 colheres de sopa de sal;
- 1 xícara de açúcar;
- 2 colheres de sopa de óleo de girassol;
- 1 xícara de vinagre.
Modo de preparo:
- os tomates são lavados, descascados, passados por um moedor de carne, filtrados, misturados com sal e água;
- Em seguida, adicione o açúcar e o óleo vegetal. Misture tudo muito bem e deixe descansar por 3 a 4 horas;
- alho e pimenta são picados em um moedor de carne, pimentões doces são cortados em fatias, pimentões azuis - em quadrados;
- Coloque o suco de tomate no fogo, mexendo sempre, e deixe ferver. Após ferver, cozinhe em fogo baixo por mais alguns minutos.
- Adicione os vegetais picados ao suco, mexa e deixe ferver. Após ferver, cozinhe em fogo baixo por mais 40 a 45 minutos;
- O vinagre é despejado no líquido quente, mexido e retirado do fogão.

Despeje o líquido em recipientes esterilizados, feche-os bem e cubra com um cobertor. Após 4 dias, guarde os frascos permanentemente.
Método de cozimento rápido
Você pode fazer este aperitivo mesmo se estiver com pouco tempo. Esta receita rápida de berinjela requer os seguintes ingredientes:
- 3 litros de suco ou pasta de tomate diluído em água;
- 2 colheres de sopa de sal;
- 1 xícara de açúcar;
- 1 xícara de vinagre;
- 2 colheres de sopa de óleo de girassol;
- 4-5 dentes de alho;
- 1-2 pimentas;
- 2 kg de berinjelas;
- 12 pimentões vermelhos.
Passos de cozimento:
- Ferva o suco com a adição de sal, açúcar, azeite e vinagre. Usando um liquidificador, pique o alho e a pimenta;
- após ferver, adicione pimentões vermelhos fatiados à mistura;
- As berinjelas são cortadas ao meio e cortadas em meias argolas, adicionadas à mistura e fervidas por meia hora.
Todos os ingredientes acima rendem 6 litros de salada. Para facilitar, recomenda-se dividir os ingredientes em duas porções e cozinhá-las separadamente. Dessa forma, você pode preparar a salada mesmo sem uma panela grande. No entanto, o tempo de cozimento é maior.
Sem esterilização
Outra salada de baixa caloria e rica em vitaminas é uma receita com frutas maduras. Este método não requer esterilização dos recipientes, o que ajuda a reduzir o tempo de preparo.
Componentes:
- berinjelas 1 kg;
- pimentão 300 g;
- tomates 300 g;
- alho 1-2 unidades;
- pimenta 2-3 unidades;
- vinagre 3 colheres de sopa;
- óleo de girassol 4-5 colheres de sopa;
- sal 3-4 colheres de sopa.

Tecnologia de cozimento:
- O amargor pode ser evitado cortando a fruta em meias rodelas e polvilhando-as com sal. Deixe os vegetais descansarem por meia hora, depois enxágue e seque com papel-toalha.
- então você precisa aquecer uma frigideira com óleo vegetal, fritar as berinjelas, adicionar sal;
- As pimentas são lavadas, cortadas ao meio, sementes e talos são removidos e fatiados;
- Descasque os tomates e o alho e pique-os. Em seguida, adicione o azeite, o sal, o vinagre e a pimenta. Coloque tudo em uma panela de metal e aqueça.
Coloque as saladas nos recipientes preparados e feche bem. Antes de guardar, vire os potes de cabeça para baixo e cubra com um pano.
Como armazenar alimentos enlatados corretamente e por quanto tempo
Ao usar tampas de plástico, os recipientes de vidro devem ser refrigerados. Podem ser armazenados por até três meses. Produtos enlatados podem ser armazenados em local fresco e escuro por 1 a 1,5 ano.











