- Berinjelas: benefícios e malefícios
- Prepare os ingredientes
- Como preparar berinjelas para o inverno em adjika
- A maneira clássica
- Azuis em adjika aromático feito de tomates e pimentões
- Receita com vinagre adicionado
- Fatias de berinjela em adjika georgiano picante
- Adjika com mirtilos sem esterilização
- Opção de cozimento em uma multicozinha
- "Incrível"
- Em adjika armênio
- Berinjelas em conserva com maçãs
- Frito com adjika
- Berinjelas assadas com tomates
- Regras de armazenamento
Aperitivos apimentados nunca são fora de lugar em nossas mesas. Para muitas donas de casa, eles são um salva-vidas na hora de diversificar a mesa de forma rápida e eficaz ou escolher pratos para harmonizar com carne. Existem inúmeras receitas de berinjela em adjika, mas as mais deliciosas e saudáveis são as feitas em casa. Como preparar este aperitivo de inverno para que fique apetitoso e com a mesma aparência das fotos de um livro de receitas?
Berinjelas: benefícios e malefícios
Berinjelas, ou como são comumente conhecidas, berinjelas azuis, têm um sabor amargo característico. É provavelmente por isso que foram consideradas prejudiciais à saúde por muito tempo e até usadas como veneno. Acreditava-se amplamente que comer berinjelas poderia causar câncer, demência e hanseníase.
Na verdade, as berinjelas têm propriedades significativamente mais benéficas. São baixas em calorias e contêm muitas vitaminas: ácido fólico, vitaminas A, C, B, P e K.
O vegetal é rico em potássio, que tem efeito benéfico no músculo cardíaco, zinco, magnésio, que normaliza o sistema nervoso, além de ferro e sódio.
Para comer Berinjelas são saudáveis para aquelas pessoas que precisam:
- prevenção da aterosclerose;
- redução da pressão arterial;
- ativação da função da medula óssea;
- prevenção de doenças renais e do baço;
- reduzindo os níveis de colesterol no corpo;
- prevenção da doença de Alzheimer.

Prepare os ingredientes
O adjika preparado de acordo com receitas clássicas tem um sabor picante e ácido. O aperitivo de berinjela também é picante. Prepará-lo em casa é fácil e não leva muito tempo.
Você só precisa conhecer os segredos do preparo dos ingredientes:
- Para lanches, você precisa escolher vegetais densos e não muito maduros, caso contrário, eles adquirirão uma consistência pastosa;
- Para se livrar do gosto amargo das berinjelas, é preciso descascá-las previamente e, após o tratamento térmico, colocá-las em água fria e deixar o líquido escorrer completamente;
- Outro truque que ajuda a lidar com o amargor é cozinhar berinjelas junto com cenouras ou batatas;

- a cor das berinjelas maduras é roxo escuro, e são estas que devem ser selecionadas para o preparo;
- Para adjika, tomates suculentos com casca fina são adequados;
- os pimentões doces devem ser firmes e de cor uniforme;
- Para verificar se os vegetais estão prontos, você pode usar um palito comum - se conseguir furar os vegetais facilmente, você pode retirá-los do fogo.
Como preparar berinjelas para o inverno em adjika
O adjika é feito com tomates, pimentões e uma variedade de temperos. Este molho pastoso tem um sabor picante devido aos temperos picantes que contém. preparando berinjelas em adjika para o inverno Qualquer dona de casa pode fazer isso.
E esse lanche pode ser armazenado durante todo o inverno.
A maneira clássica
A maneira mais fácil de preparar berinjela com adjika é sem vinagre. Muitos cozinheiros domésticos usam esta receita clássica. Eles usam:
- 3 quilos de berinjelas;
- 2 quilos de tomates;
- 2 quilos de pimentão doce;
- 100 gramas de alho;
- alguns raminhos de salsa.

Corte a berinjela em rodelas de cerca de um centímetro de espessura e tempere com sal. Lave os legumes e a salsa e triture-os num moedor de carne ou liquidificador até obter uma mistura homogênea. Transfira para uma tigela, tempere com sal e refogue em azeite, mexendo sempre.
Adicione as berinjelas, seguidas do alho picado e das ervas. Retorne ao fogo por mais 5 a 7 minutos. Transfira para potes pré-aquecidos, tampe e deixe esterilizar por 15 minutos. Feche o aperitivo pronto nos potes, virando-os de cabeça para baixo.
Azuis em adjika aromático feito de tomates e pimentões
Este delicioso adjika com berinjela vai deliciar até quem gosta de petiscos apimentados. Você vai precisar de:
- 2 quilos de tomates azuis e vermelhos;
- 650 gramas de pimentão;
- cabeça de alho;
- algumas ervilhas de pimenta da Jamaica;
- um copo de açúcar granulado;
- sal a gosto.

Faça uma pasta homogênea com tomates pelados, pimentões e alho. Tempere com sal e açúcar e cozinhe em fogo médio por 15 minutos.
Retire os talos dos cogumelos azuis, corte-os em rodelas, tempere com sal para remover o gosto amargo e frite em óleo vegetal dos dois lados. Adicione à pasta fervente e deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos. Coloque em um recipiente aquecido, feche bem e deixe esfriar de cabeça para baixo.
Receita com vinagre adicionado
A receita e o processo de preparo são semelhantes ao método anterior para preparar adjika com berinjela. A única diferença é que, alguns minutos antes de retirar a pasta temperada de berinjela do fogo, adicione 40 mililitros de vinagre 9%.

Fatias de berinjela em adjika georgiano picante
A versão georgiana deste prato se distingue pelo seu sabor picante. Para impressionar sua família e convidados, prepare-o com antecedência. Para isso, você precisará de:
- berinjelas médias – 1,5 kg;
- 800 gramas de tomates;
- 500 gramas de pimentão doce;
- vagem de pimenta;
- cabeça de alho;
- um maço de verduras (manjericão, salsa ou coentro);
- 40 gramas de açúcar;
- uma colher de sopa de sal;
- 25 mililitros de vinagre de maçã;
- 100 mililitros de óleo de girassol;
- uma colher de chá de tempero khmeli-suneli.
Corte as berinjelas em rodelas, polvilhe com sal e reserve. Separe os tomates em gomos, pique grosseiramente a polpa do pimentão, rasgue as folhas com as mãos e descasque o alho. Moa todos os ingredientes listados, exceto a berinjela, em um moedor de carne ou liquidificador.
Tempere a mistura com sal e adoçante e tempere com khmeli-suneli. Isso dará ao aperitivo um sabor picante e ácido. Cozinhe os vegetais em fogo baixo por 25 a 30 minutos, com a panela tampada. Frite as berinjelas e adicione-as à mistura fervente, depois cozinhe por mais 5 minutos.
Esterilize os potes com antecedência usando qualquer método disponível. Encha-os com a mistura de berinjela, feche bem, vire-os de cabeça para baixo e cubra com um cobertor quente.

Adjika com mirtilos sem esterilização
Esta receita requer algum tempo para fritar os vegetais, mas o aperitivo resultante é suculento e delicioso. Você precisará de:
- 1,5 kg de berinjelas descascadas;
- 1,5 kg de tomates;
- 10 dentes de alho;
- 500 gramas de páprica;
- vagem de pimenta (chili);
- um quarto de xícara de vinagre;
- 200 gramas de açúcar;
- sal a gosto.
Lave, descasque e pique todos os vegetais crus. Frite as fatias de berinjela em óleo até dourar. Prepare o adjika. Pique e misture os tomates, o alho, a páprica e a pimenta. Adicione os temperos. Deixe a mistura ferver. Adicione o vinagre. Coloque em potes, alternando o adjika e a berinjela. Feche os potes sem esterilizar.
Opção de cozimento em uma multicozinha
A berinjela em adjika, cozida em panela elétrica, tem um sabor vegetal picante e distinto. Para preparar a conserva, você precisará de:
- 3 quilos de azul;
- 700 gramas de pimenta;
- pimenta – a gosto.
- 1,5 kg de tomates;
- 1-2 cabeças de alho;
- 2,5 colheres de sopa de açúcar;
- 200 gramas de vinagre de mesa 9%.

Prepare os legumes para cozinhar de acordo com a receita clássica. A única exceção é cortar a berinjela em cubos pequenos. Cozinhe o adjika. Adicione a pimenta no final.
Coloque as berinjelas na tigela da multicozinha, adicione o adjika e mexa. Programe o aparelho para a função "Cozido" por 30 minutos. Quando terminar, adicione uma xícara de óleo vegetal, vinagre e açúcar granulado. Ligue a função "Cozido" por mais 7 minutos. Enrole o aperitivo em um recipiente esterilizado.
"Incrível"
O nome desta receita já diz tudo sobre o sabor. Para preparar este incrível aperitivo de inverno, você precisará de:
- 1 quilo de tomates azuis e vermelhos;
- 500 gramas de pimenta;
- 2 cabeças de alho;
- 2 pimentas;
- sal – a gosto;
- 2 colheres de sopa de vinagre 9%;
- 50 gramas de açúcar.
Prepare o adjika. Descasque, pique e pique todos os vegetais, exceto as berinjelas. Despeje em um recipiente, adicione adoçante e sal. Cozinhe por 10 minutos. Adicione as fatias de berinjela cruas à mistura fervente e cozinhe em fogo baixo por 20 a 25 minutos. Adicione o vinagre e cozinhe em fogo baixo por mais 10 minutos. Encha os potes esterilizados com a mistura até a borda e feche bem.

Em adjika armênio
Para preparar este delicioso aperitivo de berinjela, você precisará de cerca de uma hora e dos seguintes ingredientes:
- 2,5 quilos de azul;
- 2,5 quilos de tomates;
- um quilo de pimentão e cebola;
- várias vagens de pimenta e cabeças de alho;
- 500 mililitros de óleo;
- verduras, de preferência coentro e salsa.
Asse os legumes no forno, fritando levemente a cebola. Descasque e pique os legumes quentes, adicionando a cebola, a pimenta e o azeite. Cozinhe a mistura por 30 minutos em fogo baixo, temperando com sal, ervas picadas e alho. Cozinhe todos os ingredientes por mais 20 minutos. Despeje em potes.
Berinjelas em conserva com maçãs
Para dar um sabor mais delicado ao aperitivo, você pode variar a receita adicionando maçãs. Para conservar, você precisará de:
- 4,5 quilos de azul;
- 2 quilos de tomates;
- cabeça de alho;
- um copo de vinagre;
- 200 gramas de açúcar granulado;
- 4 cenouras, pimentões, cebolas e maçãs;
- 200 mililitros de óleo;
- sal e pimenta.
Corte as berinjelas longitudinalmente em 8 pedaços. Cozinhe os vegetais em adjika com temperos, manteiga, açúcar e sal. Coloque as berinjelas na mistura picante e cozinhe em fogo baixo por 20 a 25 minutos. Despeje em um recipiente esterilizado, feche bem e embrulhe até esfriar.

Frito com adjika
O segredo desta receita é adicionar berinjela frita ao adjika pronto. Você vai precisar de:
- 1 quilo de tomates e berinjelas;
- 600 gramas de pimentão;
- meia cabeça de alho;
- meia pimenta;
- 40 gramas de açúcar;
- 100 mililitros de ácido acético a 9% e óleo.
Prepare o adjika, lembrando-se de adicionar o vinagre. Retire o amargor das berinjelas, frite até ficarem crocantes e cozinhe em fogo baixo com o adjika por 10 minutos. Tempere com sal e adoce. Despeje a mistura em potes pequenos, feche bem e leve à geladeira.
Berinjelas assadas com tomates
A receita pede a seguinte proporção de tomates para berinjelas: 2 quilos de tomates para cada quilo de berinjela. Há alguns ingredientes adicionais:
- uma colher de chá de sal;
- dentes de alho – a gosto;
- temperos – a gosto.
Faça purê de tomate, cozinhe por 5 a 7 minutos, tempere e sal.
As berinjelas devem ser assadas no forno até ficarem macias, mantendo uma temperatura de 190 graus Celsius. Só então podem ser descascadas e cortadas em fatias.
Coloque os vegetais assados em potes e despeje o purê quente sobre eles. Prepare um banho-maria, esterilize os potes por 15 minutos e feche bem.

Regras de armazenamento
Para garantir que os alimentos enlatados mantenham suas propriedades benéficas, recomenda-se seguir certas condições de armazenamento. Os petiscos de vegetais devem ser armazenados em local seco, fresco e com sombra. O ideal é manter uma temperatura de 8 °C.-10 S. Para evitar que o mofo se instale no recipiente, é melhor não colocá-lo em pisos de pedra ou concreto.











