16 MELHORES receitas de vegetais em conserva para o inverno

Uma seleção de vegetais é rica em vitaminas e ácidos, dos quais o corpo carece no inverno e na primavera. Micronutrientes e fibras são encontrados no repolho, na abobrinha e na cebola, mas uma seleção de vários vegetais contém componentes mais benéficos do que pepinos ou berinjelas isoladamente. As donas de casa costumam conservar uma seleção de vegetais em conserva para o inverno, que encantam com sua aparência única e sabor agradável. Na estação, pimentões e tomates são baratos no mercado e não são tratados com produtos químicos, ao contrário dos vegetais encontrados nas prateleiras dos supermercados.

Variedade em conserva - uma decoração para a mesa festiva

Cada fruta tem sua própria cor e sabor distinto, mas juntas elas parecem únicas. Um aperitivo de pepinos verdes, tomates alaranjados e berinjelas azuis enfeitará qualquer mesa, e uma variedade de frutas em tons contrastantes parece muito original.

Selecionando e preparando ingredientes

As mulheres sempre querem ter as prateleiras da despensa cheias de potes de salgadinhos ricos em vitaminas. Muitas optam por vegetais variados, pois não há requisitos específicos para os ingredientes; você pode usar qualquer vegetal fresco que goste ou tenha à mão, desde que sejam todos do mesmo tamanho e divididos em porções.

Quase todas as receitas pedem tomates e pimentões. Como os tomates têm polpa mais delicada, eles são colocados sobre os outros vegetais no recipiente.

O aperitivo é temperado com uma marinada, para cujo preparo são necessários temperos.

Variações de preparações alimentares variadas para o inverno

Use uma das receitas comprovadas.

Conservas de vegetais

Receita clássica em potes

Os vegetais permanecem crocantes e saborosos quando marinados com o mínimo de calor. Antes de preparar o produto usando o método tradicional:

  1. Os pepinos são colocados em água fria por 4–5 horas.
  2. Os tomates são lavados na torneira e os talos são removidos.
  3. Pimentões multicoloridos sem sementes são cortados em tiras.
  4. As cebolas são descascadas, a pele das cenouras é raspada e elas são cortadas em rodelas.
  5. Guarda-chuvas de endro, alho e ervilhas são colocados no recipiente e os vegetais são colocados por cima.
  6. Encha o recipiente com água fervente, coe em uma tigela após 15 minutos, adicione 2 colheres de sopa de cada tempero e deixe cozinhar em fogo baixo por alguns minutos.
  7. Tempere o sortido com a marinada e adicione 5 ml de vinagre.

O recipiente hermeticamente fechado é levado para a adega. Tomates, pimentões e pepinos são colhidos em quantidades iguais — um quilo cada — para este aperitivo elegante e saboroso.

Uma receita simples para cozinhar rapidamente sem esterilização

Lave os tomates, a abóbora e os pepinos e deixe-os em infusão em água fervente por cerca de 20 minutos. Em seguida, coe a água e complete o recipiente com os ingredientes pelo mesmo período. Por fim, despeje o líquido em uma panela, misture com sal e açúcar e ligue o fogo. Tempere os vegetais com a marinada fervente e adicione ½ xícara de vinagre.

O recipiente é selado sem esterilização.

Prato de vegetais

O sortimento é feito por:

  • a partir de 1 kg de tomates;
  • 500 g de abóbora;
  • 800–100 gramas de pepinos.

O cravo-da-índia adiciona sabor aos vegetais. A marinada é feita com água purificada, na qual sal e açúcar são dissolvidos, e os temperos são adicionados em quantidades iguais de 30 g cada. Você pode adicionar temperos diferentes, mas geralmente as donas de casa usam folhas de louro, pimenta-do-reino moída ou pimenta-do-reino em grãos.

Variação com repolho

Este prato rico em vitaminas pode ser feito com apenas 2 a 3 ingredientes, mas você também pode usar uma variedade de vegetais cultivados em sua horta. Retire os talos dos tomates e corte-os em gomos:

  1. As sementes são retiradas da pimenta e o produto é cortado em tiras.
  2. A cebola é descascada e cortada em rodelas.
  3. O repolho picado é combinado com vegetais preparados, salgados e misturados com um copo de açúcar.
  4. As cenouras raladas são fritas com manteiga, cozidas com os ingredientes restantes por um quarto de hora, adicionando um copo de água e uma colher de vinagre.

A variedade é transferida para recipientes desinfetados para remover fungos e bactérias. Este aperitivo combina bem com pratos de carne e purê de batatas.

Pepinos e tomates em conserva para o inverno

Adultos e crianças adoram conservas de tomate e pepino, mas uma mistura desses vegetais fica muito mais saborosa e saborosa. Coloque os seguintes ingredientes em um pote de 3 litros:

  • folhas de groselha e raiz-forte;
  • guarda-chuvas de endro;
  • dentes de alho;
  • pimenta-do-reino preta.

Picles

Lave os pepinos, corte as pontas e coloque-os no recipiente junto com as ervas e os temperos. Fure os tomates com um garfo, coloque-os por cima e decore com endro.

Encha o frasco duas vezes com água fervente, coe após 15 a 20 minutos e use-o para preparar a marinada. Para um litro e meio de líquido, use 3 colheres de sopa de sal e açúcar e um quilo de pepinos e tomates. Enrole os vegetais no vinagre e encha o frasco com a marinada quente. Para esse volume, 100 ml de conservante são suficientes.

Abobrinha e pepino variados

Sem esterilização e sem gastar muito tempo, você pode fazer um aperitivo picante que pode ser servido à mesa na frente dos convidados ou acompanhado de um prato de carne. Um litro o frasco é esterilizado no vapor ou no micro-ondas e corte em círculos:

  • pepinos;
  • cenoura;
  • abobrinha.

Adicione pimenta picada aos vegetais. Encha o recipiente com todos os ingredientes com água fervente, coe duas vezes e adicione mais. Tempere a mistura com uma salmoura feita com 4 xícaras de líquido, 30 gramas de sal, uma colher de açúcar e vinagre.

Cada pote de um litro contém uma fruta. Adicione pimenta-do-reino e endro como temperos, e outros ingredientes são opcionais.

Abobrinha variada

Caviar de vegetais para o inverno "Você vai lamber os dedos"

O preparo é realmente delicioso e, quando todos os vegetais são misturados, fica ainda mais perfumado e macio. Para seguir esta receita simples, você precisará de 1 kg de tomate e cenoura, e 1,5 kg de pimentão e abobrinha. Você também precisará de:

  • 1 xícara de extrato de tomate;
  • 60 g de sal;
  • 100 ml de óleo;
  • alho;
  • grãos de pimenta.

Lave os vegetais, descasque-os, retire as sementes e bata-os no liquidificador ou moedor de carne. Depois de misturar todos os ingredientes, coloque-os em uma panela e cozinhe em fogo baixo por meia hora, mexendo sempre. Passe o alho por um espremedor de alho e misture-o ao purê de vegetais, juntamente com o azeite, a pasta e os temperos. Após ferver por mais 5 a 7 minutos, despeje o caviar pronto em um recipiente esterilizado.

Receita com couve-flor

Os vegetais podem ser conservados em conserva de diversas maneiras, mas a esterilização faz com que percam muitas de suas propriedades benéficas. A couve-flor, também usada neste prato, é rica em minerais e aminoácidos. A cabeça é separada em gomos e lavada em água corrente. As cenouras são fatiadas, os pimentões picados e colocados em um recipiente com cebolas descascadas e temperos, alternando com a couve-flor.

Repolho variado

Os vegetais são cozidos no vapor em água fervente. A marinada é preparada coando o líquido e adicionando especiarias. A mistura é feita com 2 cenouras e 1 pimentão, 2 cabeças de repolho, 1 cebola e alho. Cravo, folhas de groselha e cerejeira e raiz-forte adicionam sabor, enquanto o vinagre atua como conservante.

Berinjelas variadas

Esta deliciosa e bela salada é feita com legumes cozidos no forno. Para prepará-la, você precisará de:

  • 8 a 10 tomates;
  • 5 pimentões azuis e a mesma quantidade de pimenta;
  • 4 cebolas grandes;
  • óleo - 200 ml;
  • vinagre - 3/4 xícara

Descasque a berinjela e os tomates e corte-os em pedaços. Corte o pimentão e a cebola em fatias. Coloque os ingredientes em uma tigela de metal, misture com o azeite, 2 colheres de sopa de sal e açúcar a gosto. Misture com vinagre. Asse os vegetais no forno por 50 a 60 minutos e guarde-os em um recipiente esterilizado.

Berinjelas variadas

De abóbora, com pepino e cebola

Independentemente do vegetal usado para conservas, os potes devem ser desinfetados usando qualquer método escolhido. Muitos jardineiros cultivam abóbora, que produz uma colheita saudável mesmo em solos pobres. Essas frutas podem ser cortadas em pedaços e armazenadas em recipientes:

  • com pepinos;
  • anéis de cebola;
  • pimenta em grão;
  • sementes de cominho e botões de cravo.

Para preparar a marinada, coloque verduras limpas, folhas de carvalho, groselhas e raiz-forte em uma panela, adicione temperos, adicione a água com que os vegetais foram demolhados e ferva por 5 minutos.-7 minutos.

Os potes são preenchidos com o recheio, o sortido é temperado com essência de vinagre, rosqueado e virado.

potes de produtos variados

Salada doce de legumes com beterraba

Mesmo na época soviética, as pessoas faziam este aperitivo de inverno, que usavam como cobertura para borscht e como pasta no pão. Para isso, usavam-se raízes frescas ou assadas. A salada é fácil de fazer em casa:

  1. As beterrabas são raladas em um ralador coreano.
  2. Os tomates são mergulhados em água fervente, depois em água fria e as peles são removidas.
  3. Em um caldeirão cheio de óleo, misture o vinagre e a pimenta e refogue os vegetais de raiz picados.
  4. Adicione cenouras e pedaços de tomate que soltaram seu suco à mistura de vegetais.
  5. No final do cozimento, adicione o alho e cozinhe no vapor por 10 minutos no fogo.

Para um aperitivo mais doce, use beterraba para salada ou vinagrete. Para 1,5 kg de beterraba, adicione 50–60 g de açúcar, uma cabeça de alho, uma colher de sal e 300–500 g de tomate.

Pimentões doces marinados com cenouras e pastinacas

Mulheres que adoram cozinhar e experimentar, se interessam por novas receitas e se esforçam para adicionar variedade às suas refeições. Elas estão sempre dispostas a deliciar suas famílias com uma salada colorida e deliciosa com pimentões vibrantes.

Pimentões doces em marinada

Despeje 2,5 litros de água em uma panela, adicione uma xícara de açúcar, uma de vinagre e uma de sal e leve para ferver até que os cristais se dissolvam. Adicione especiarias como cravo e louro à marinada, juntamente com cebola, cenoura e pastinaca. Cozinhe até que os vegetais estejam macios.

Os pimentões são sem sementes e picados finamente, o alho é fatiado finamente e os vegetais cozidos são separados. Todos os ingredientes são dispostos em camadas em potes, salpicados com salsa e misturados à marinada.

Para preparar a salada você vai precisar de:

  • 40-50 pimentões;
  • 3 cenouras;
  • 2 cabeças de alho;
  • 3-4 cebolas.

Pequenos recipientes com o lanche são esterilizados por 10 a 15 minutos. Os lanches preparados podem ser armazenados em ambientes fechados.

Abóbora variada com repolho

As saladas vendem muito bem no inverno, muitas vezes até a primavera.
Todos os suprimentos que ninguém olha no verão desaparecem. Então, além de tomates e pepinos, as mulheres conservam repolho e abóbora em conserva. Os vegetais são cortados em fatias, mergulhados em água fervente por alguns minutos e colocados em recipientes de vidro.

Para fazer a marinada, dissolva 60 g de sal e 3 litros de açúcar em água, ferva com óleo de girassol e misture o líquido com um copo de vinagre. Encha recipientes de dois litros com a marinada quente e deixe esterilizar.

Abóbora variada

Salada de legumes com especiarias e limão

Sortidos preparados com vinagre não são recomendados para crianças ou pessoas com problemas estomacais. O limão pode ser usado como conservante para um lanche que não dura o inverno, mas pode ser conservado na geladeira por alguns meses. A fruta é lavada com água quente e amassada.

Rale o repolho, fatie as cenouras e os pimentões. Retire as sementes e a casca grossa da abobrinha, coloque-a em uma tigela com limão e polvilhe com açúcar. Após 15 minutos, misture todos os vegetais e adicione os temperos. Encha um pote com a mistura suculenta, tempere com a marinada e leve à geladeira com tampa de plástico. Para deixar a salada mais saborosa, use:

  • orégano;
  • funcho;
  • endro seco;
  • pimenta.

O molho é feito com sal marinho, não sal de cozinha. Esta salada combina bem com uma variedade de pratos.

Repolho em conserva com pimentão

As mulheres preparam este lanche suculento e nutritivo com poucos ingredientes e sem tempo para preparar. Rale uma pequena cabeça de repolho, rale uma cenoura, fatie um pimentão, misture todos os vegetais, transfira para um pote de vidro e complete com a marinada.

Para prepará-la, despeje água em uma panela, adicione açúcar, óleo vegetal, vinagre, sal e leve para ferver. A salada é deixada em infusão o dia todo, resultando em uma salada suculenta e deliciosa.

repolho com pimentão

Abóbora variada

Para fazer conservas, os jardineiros usam vegetais que amadurecem em suas hortas. Tomates, pepinos, abóboras e verduras amadurecem em uma pequena área, resultando em pratos variados.

Os vegetais são lavados e secos. Os tomates são furados no talo, as pontas dos pepinos são aparadas, a cebola é cortada em rodelas e a abóbora é cortada em pedaços. Tudo isso é colocado em um recipiente com endro e especiarias. Primeiro, adicione os pepinos, depois os tomates e adicione a marinada. Prepare um molho com sal, azeite e açúcar, e sempre adicione vinagre.

Legumes variados para o inverno em uma jarra: pepinos, tomates, pimentões, cenouras, cebolas

Um lanche feito com esses ingredientes permanecerá livre de mofo por muito tempo, e a marinada permanecerá transparente. Um pote de 3 litros contém:

  • 10 tomates;
  • 12-14 pepinos;
  • 2 cenouras;
  • 3 pimentões;
  • 2-3 cebolas;
  • ½ cabeça de alho.

Os vegetais são lavados, descascados e as raízes picadas. Os talos são removidos dos tomates e pepinos. Os pimentões são cortados em tiras. Os ingredientes são colocados em um recipiente, preenchido com a marinada e esterilizados por quinze minutos. A marinada é feita com água, especiarias, vinagre e ervilhas.

Regras e duração de armazenamento

Os vegetais variados devem ser armazenados em local fresco, longe da luz solar direta. Em recipientes esterilizados, esses lanches ricos em vitaminas permanecem frescos por até 2 anos.

Eles geralmente não duram muito tempo, pois são consumidos com prazer no inverno.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata