- As especificidades da conserva de tomates e pepinos variados
- Como escolher e preparar ingredientes básicos
- Preparando potes e recipientes
- Receitas deliciosas para conservar vegetais para o inverno
- Versão clássica do blank
- Receita sem esterilização
- Um método antigo de salgar com aspirina
- Preparamos um sortido sem vinagre
- Preparamos em salmoura com ácido cítrico
- Com pimenta, estilo búlgaro
- Com tomates cereja
- Com abóbora e abobrinha
- Com couve-flor
- Em suco de tomate
- Uma receita inusitada de geleia variada
- Com cebolas
- Com mostarda
- Com azeite de oliva
- Com raiz-forte
- Variedade picante com alho e ervas
- Duração e condições de armazenamento
Receitas para conservar pepinos e tomates variados para o inverno Cada família tem suas próprias preferências. Alguns gostam de picles apimentados e adicionam pimenta, enquanto outros preferem suco e fazem um picles à base de tomate. O método de preparo padrão envolve apenas os ingredientes básicos: sal, açúcar, vinagre e endro. Apenas os potes ou ambos, os potes e o produto final, são esterilizados. Os picles têm uma longa vida útil, por isso são frequentemente preparados para uso futuro.
As especificidades da conserva de tomates e pepinos variados
Um picles padrão feito com um único ingrediente principal não combina tantos sabores quanto uma variedade variada. Tomates e pepinos podem ser complementados com outros vegetais que realcem seus próprios sabores, como pimentões ou abóbora.
O princípio básico é selecionar o mesmo tamanho, tendo em mente que cascas finas salgam mais facilmente do que cascas duras. Portanto, tomates podem ser um pouco maiores que pepinos. Para fazer conserva, prepare primeiro o recipiente e os temperos.
Como escolher e preparar ingredientes básicos
Ao escolher os ingredientes, opte por vegetais de tamanho e maturação semelhantes. Isso garante uma salga uniforme e um sabor suculento.
É importante selecionar os ingredientes maduros certos, livres de danos e mofo.

Preparando potes e recipientes
Para evitar que os potes estourem após o enlatamento, eles precisam ser esterilizados. Todos os recipientes onde será realizada a salga devem ser lavados previamente. Primeiro, os potes são lavados e depois precisam ser esterilizados no vaporizador, colocando-os no gargalo, ou no forno.
Coloque as tampas na panela e deixe ferver por cerca de 10 minutos. Você também pode esterilizar os potes depois de enchê-los com os picles. Em seguida, tampe-os e coloque-os em uma panela maior. Encha com água, até pouco abaixo da borda, e leve para ferver.
Receitas deliciosas para conservar vegetais para o inverno
As melhores receitas pedem apenas tomates e pepinos maduros e suculentos. Todos os vegetais devem estar livres de podridão e deterioração.
Versão clássica do blank
Esta receita é perfeita para quem está começando a experimentar conservar vegetais, pois é fácil de seguir. O segredo é encontrar o recipiente certo e enchê-lo completamente, sem deixar espaços vazios.

Você precisará de:
- vegetais para conserva em quantidade suficiente para um frasco de 3 litros;
- vinagre (não diluído 70%) - 1 colher de sopa ou um pouco menos;
- endro - alguns raminhos;
- raiz-forte (folhas) - algumas unidades;
- cabeça de alho;
- açúcar - 10 colheres de sopa (incompleto);
- sal - colher de sopa;
- pimenta-do-reino preta - cerca de 7-8 unidades.
A marinada ficará suculenta e doce. Se preferir mais sal, você pode equilibrar adicionando menos açúcar. Modo de preparo:
- Lave os vegetais e despeje água fervente sobre as folhas.
- Retire os talos dos pepinos para que o sal penetre melhor.
- Um frasco esterilizado é preenchido com endro, raiz-forte, alho e pimenta-do-reino. O tempero deve ficar no fundo.
- Os pepinos devem ser colocados verticalmente, com os tomates cuidadosamente inseridos entre eles.
- Despeje água fervente no jarro e deixe em infusão por cerca de 15 minutos, tampado. Em seguida, despeje a água na panela principal.
- Adicione sal e açúcar à panela e leve para ferver.
- Despeje o vinagre e a água fervente da panela sobre os pepinos e os tomates.
- Enrole, vire e verifique se a tampa não vaza.
- Enrole em um pano quente e deixe esfriar. Guarde em local adequado.
Esses vegetais podem ser servidos durante todo o inverno.
Receita sem esterilização
Para fazer picles sem esterilização, você precisa escolher potes e tampas limpos. Eles precisam ser pré-esterilizados. Dessa forma, você não precisará repetir o processo com o produto final.

Um método antigo de salgar com aspirina
Este método é usado para evitar que os potes explodam. O sabor medicinal não é perceptível em vegetais. Use 3 comprimidos por pote de 3 litros. Você pode prepará-lo seguindo a receita clássica, mas adicione aspirina em migalhas finas no fundo. Após fechar os potes, agite-os para dissolver a aspirina. É melhor usar menos comprimidos na primeira vez.
Preparamos um sortido sem vinagre
Você pode substituir o vinagre da receita padrão por suco de maçã. Você vai precisar de:
- vegetais para pratos variados;
- maçãs - algumas unidades;
- água - 1,2 l;
- açúcar - 55-65 g;
- sal - 85-95 g;
- folha de louro;
- suco de maçã - 200 ml;
- verduras e alho.
Todos os vegetais são picados e colocados em um recipiente. A salmoura é preparada com água, açúcar, sal, louro e suco. Primeiro, os vegetais no recipiente são escaldados em água fervente, a água é escorrida, a salmoura fervente é despejada sobre eles e o recipiente é fechado.

Preparamos em salmoura com ácido cítrico
O ácido cítrico é uma alternativa ao vinagre. Ele produzirá um sabor igualmente rico. Para esta receita, você precisará de:
- raiz-forte (folhas) - algumas unidades;
- tomates e pepinos;
- alho - uma cabeça;
- pimentão doce - 1 unid.;
- sal - 2 colheres de sopa;
- açúcar - 3 colheres de sopa;
- ácido cítrico - 1 colher de chá.
Esta receita foi elaborada para preparar picles em potes de 3 litros para uma porção. Pique o pimentão finamente e coloque-o no fundo do pote, junto com o alho e as ervas. Disponha os vegetais uniformemente por cima. Adicione os temperos e despeje água fervente por cima. Deixe o picles descansar, coberto, por cerca de 11 minutos. Despeje a água em uma panela, leve para ferver e encha o pote novamente. Em seguida, feche bem o pote e guarde.
Com pimenta, estilo búlgaro
Esta receita leva vegetais e temperos comuns, com a adição de pimentões. Você pode adicionar um pouco mais de açúcar para uma marinada levemente adocicada. Pimentões de cores diferentes são picados finamente e colocados no fundo do frasco. Em seguida, adicione os vegetais restantes, despeje a salmoura e feche bem.

Com tomates cereja
Tomates pequenos podem ser conservados seguindo a receita clássica. O principal a lembrar é que tomates pequenos em conserva devem ser combinados com pepinos em conserva ou pepinos pequenos.
Com abóbora e abobrinha
Você pode conservar uma variedade de abóboras e abobrinhas, escolhendo o formato e o tamanho certos. As abóboras pequenas são deixadas no pote, enquanto as maiores são cortadas em pedaços; o mesmo processo é feito com a abobrinha. Depois que todos os vegetais e ervas estiverem distribuídos no pote, eles são despejados com a marinada. Em seguida, o sortimento precisa ser pasteurizado por cerca de meia hora, para um pote de 3 litros.

Com couve-flor
Esta receita é perfeita para quem quer preparar uma variedade de vegetais em conserva. Para um pote de 2 litros, você precisará de:
- pepinos, tomates, cebolas pequenas;
- cenoura;
- couve-flor;
- pimentão doce;
- folha de louro - algumas unidades;
- alho - 2 dentes;
- açúcar - 1 colher de sopa;
- sal - 2 colheres de sopa;
- vinagre 9% - 2-3 colheres de sopa;
- água - 1 l.
Os vegetais são consumidos nas quantidades desejadas. Cenouras, pimentões e cebolas devem ser cortados em fatias finas. Folhas de louro, alho e cebola devem ser colocados primeiro em um recipiente limpo. Despeje água em uma panela e adicione os temperos, levando para ferver. Deixe os vegetais cozinharem em fogo baixo por alguns instantes. Após o cozimento, adicione o vinagre. Coloque os vegetais no recipiente, cubra com salmoura e esterilize por cerca de 11 minutos. Enrole.
Em suco de tomate
Para esta opção, prepare suco de tomate e misture com água. Ferva a salmoura com os temperos. Lave os potes com ervas e vegetais em água fervente e escorra. Complete com suco de tomate e adicione vinagre. Enrole os potes e deixe esfriar em temperatura ambiente.

Uma receita inusitada de geleia variada
Todos os vegetais da receita devem ser picados. Para um pote de meio litro, você precisará de:
- tomates, pepinos, cenouras;
- cebolas;
- alho, ervas, pimenta, louro;
- 1 litro de água;
- açúcar e sal - 2 colheres de sopa cada;
- vinagre 9% - 1 colher de sopa;
- gelatina - 2 colheres de sopa. l.
Coloque os vegetais em um recipiente, adicione 1 colher de sopa de gelatina a metade do recipiente e cubra com a mesma quantidade. Prepare uma marinada com água, especiarias e endro. Despeje a mistura no recipiente e esterilize. Após 10 minutos, adicione vinagre e deixe descansar por mais 5 minutos. Após a esterilização, feche bem as tampas.
Com cebolas
Para preparar uma travessa com cebolas, basta adicioná-las a qualquer receita de sua preferência. Elas darão um sabor mais rico ao prato. Coloque-as no fundo, picadas finamente.

Com mostarda
Adicione um pouco de semente de mostarda à receita padrão. Para um pote de 3 litros, use um pouco menos de 1 colher de sopa de mostarda suave. Para equilibrar o sabor, é melhor combiná-lo com pimentões de cores diferentes.
Com azeite de oliva
O azeite suaviza o sabor dos vegetais e os deixa mais macios; adicione-o se desejar. É adequado para uma variedade de misturas de vegetais.
Com raiz-forte
Você pode usar as folhas ou a raiz da planta. Uma pequena quantidade é usada como tempero, adicionando um toque picante ao prato. Este prato desaparece rapidamente da mesa.
Variedade picante com alho e ervas
Adicione salsa, endro e uma cabeça de alho à mistura. Você pode experimentar com outros temperos, cravo e folhas de louro.
Duração e condições de armazenamento
Depois de selados, os potes são deixados esfriar no apartamento. Depois de alguns dias, são colocados na adega. Uma temperatura ligeiramente abaixo de zero é o ideal. Melhor consumir durante o inverno.











