14 Melhores Receitas de Figo para Conservas de Inverno

Tradicionalmente, toda família estoca frutas e vegetais para a estação fria. No entanto, poucas pessoas consideram conservar figos para o inverno. Esta fruta exótica é importada de climas mais quentes. No entanto, durante a estação, você pode preparar uma variedade de pratos saudáveis ​​com esta fruta, evitando pagar caro por ela mais tarde no supermercado. Antes de começar, estude as instruções passo a passo e prepare os utensílios e ingredientes necessários.

Propriedades úteis dos figos

Esta fruta tropical, trazida para a América apenas no final do século XVI, não é apenas deliciosa, mas também benéfica. Receitas tradicionais sugerem seu uso para dores de garganta, tosse, doenças gengivais e problemas cardiovasculares. Os figos são recomendados para quem está de olho no peso. Os figos também são usados ​​para tratar reumatismo, palpitações e distúrbios do sono.

Selecionando e preparando frutas

Normalmente, essas frutas exóticas só estão disponíveis em supermercados. É importante prestar atenção ao frescor e à maciez dos figos. Figos velhos serão difíceis de prensar, enquanto os jovens, por outro lado, ficarão macios quando pressionados com o dedo.

Em casa, eles examinam novamente as frutas compradas e não usam nenhum exemplar com danos, amassados ​​ou manchas pretas para o preparo. As frutas são lavadas em água corrente fria e colocadas sobre papel toalha para remover o excesso de umidade.

figos maduros

Receitas deliciosas de figo para o inverno

Em casa, os figos são secos e usados ​​para fazer geleias, licores, vinhos, sucos e outras conservas igualmente deliciosas.

Frutas secas

Existem várias maneiras de conservar figos para o inverno secando-os. Primeiro, decida o sabor que você deseja que a iguaria final tenha. Se quiser usar os figos como sobremesa doce com chá, experimente o seguinte: ferva 3 xícaras de água em uma tigela esmaltada e adicione 1 xícara de açúcar granulado. Cozinhe os figos na calda resultante por cerca de 7 minutos e, em seguida, escorra-os em uma peneira para que o excesso de líquido escorra. Em seguida, prossiga com a secagem usando o método de sua escolha.

figos secos

Isso pode ser feito:

  • No sol.
  • No forno.
  • Em uma secadora elétrica.

Os figos secos em água são espalhados em uma camada uniforme sobre uma grade, cobertos com gaze para evitar que insetos sejam atraídos pelo aroma do figo e colocados em um local ensolarado e bem ventilado. Vire os figos regularmente para garantir uma secagem uniforme.

Você pode acelerar o processo no forno. Coloque as frutas em uma grade, ligue o forno em potência baixa e vire-as a cada 2 a 3 horas para garantir uma secagem uniforme.

Se o processo leva cerca de 5 dias ao ar livre, no forno esse tempo é reduzido pela metade.

Um desidratador elétrico também é usado para armazenamento no inverno. As frutas são cortadas longitudinalmente e colocadas nas bandejas do aparelho. O processo de secagem leva em média 10 horas.

Congelando no congelador

Armazenar frutas no congelador é muito prático, pois não perde nutrientes e vitaminas, como acontece no cozimento. É por isso que muitos cozinheiros domésticos querem saber se figos também podem ser congelados.

O processo ocorre em várias etapas:

  1. Os figos lavados e secos são cortados em pequenos pedaços, dispostos em um prato plano ou bandeja e colocados na câmara por uma hora.
  2. Depois disso, retire as frutas congeladas, coloque-as em sacos plásticos e depois coloque-as de volta.

Qualquer variedade de figo pode ser congelada dessa maneira. No entanto, é importante lembrar que a validade desses figos congelados não é superior a um ano. Eles são usados ​​para fazer compotas, geleias e outras bebidas.

figos congelados

Geleia de figo

Eles fazem uma geleia perfumada com essa fruta exótica. São preparados com vários ingredientes:

  • 1 kg de frutos de figo;
  • 700 gramas de açúcar granulado;
  • 350 ml de água limpa e gelada.

Despeje a quantidade especificada de água e açúcar em um recipiente esmaltado. Leve ao fogo e, mexendo sempre, deixe ferver. Adicione os figos à calda e cozinhe em fogo baixo por 5 minutos. Deixe a geleia esfriar e repita o processo mais duas vezes. Após a fervura final, despeje em potes esterilizados e feche bem com chave.

Geleia de figo

Compota

Esta fruta exótica rende uma deliciosa compota. Pode ser consumida imediatamente ou servida em potes e armazenada para os meses mais frios.

Para fazer esta bebida, você pode usar frutas frescas ou secas. Você precisará de apenas dois ingredientes:

  • 150 gramas de açúcar;
  • 300 gramas de figos.

A quantidade de ingredientes é para um recipiente de 3 litros.

Ferva 2,5 litros de água em uma panela esmaltada. Adicione o açúcar, mexa até dissolver e, em seguida, adicione os figos. Cozinhe em fogo baixo por no máximo 10 minutos e despeje em um recipiente esterilizado. Feche com tampas de metal e deixe esfriar completamente sob um cobertor ou toalha felpuda.

compota de figo

Figos em calda de açúcar

Esta sobremesa se tornará um deleite favorito tanto para adultos quanto para crianças.

Prepare-se com antecedência:

  • 900-1000 g de açúcar granulado;
  • 1 kg de fruta exótica;
  • 1 copo de água fervida fria.

Lave as frutas em água corrente e deixe secar. Corte os talos e fure-os várias vezes com um garfo. Despeje a água e o açúcar em uma panela de fundo grosso e leve ao fogo até que o adoçante esteja completamente dissolvido. Desligue o fogo e deixe a calda esfriar.

Figos em calda de açúcar

Em seguida, as frutas preparadas são colocadas na calda de modo que fiquem completamente cobertas. Leve ao fogo alto e deixe ferver. O processo ocorre em três etapas:

  1. A primeira fervura dura cerca de 8 minutos. Cubra com um pano de prato, mas tome cuidado para não tocar na mistura.
  2. Após 2 a 3 horas, ferva a mistura novamente, por cerca de 12 a 15 minutos. Deixe em infusão novamente, desta vez por 6 horas.
  3. Coloque novamente no fogo e cozinhe por 20-25 minutos.

Em seguida, os figos são colocados em recipientes estéreis preparados e, em seguida, regados com calda quente. Os recipientes são selados e deixados esfriar.

Vinho incomum

O vinho de figo com adição de mel é famoso por seu sabor e aroma originais.

frutos de figo

Para prepará-lo você precisará de:

  • 1 kg de fruta;
  • 1,2 kg de açúcar granulado;
  • 300 ml de mel;
  • 1 laranja pequena;
  • 6 litros de água;
  • 1 pacote de fermento de vinho;
  • 1 limão médio.

O sabor da bebida final depende da correta implementação das instruções passo a passo:

  1. Faça uma calda doce com 200 ml de água fervente e mel, retirando a espuma.
  2. Depois que a mistura esfriar, despeje-a em um recipiente grande de vidro.
  3. Pique os figos, despeje 1,5 litro de água fervente sobre eles e deixe amolecer por 10 horas.
  4. Após esse tempo, escorra a água e despeje as frutas na calda previamente preparada.
  5. Corte a laranja e o limão e despeje no mesmo recipiente de vidro.
  6. Adicione o restante da água, do fermento e do açúcar na mesma tigela.
  7. Coloque o recipiente em um local aquecido e deixe por 4 dias, mexendo ocasionalmente.
  8. Pegue uma gaze dobrada em várias camadas, coe o líquido e coloque-a novamente na garrafa por 1,5 mês, fechando-a com um lacre de água ou uma luva de borracha.
  9. Esta bebida é envelhecida por um ano inteiro e filtrada a cada 2-3 meses.
  10. Depois, é engarrafado e armazenado em local fresco.

vinho de figo

Licor

Esta bebida alcoólica doce feita desta fruta exótica é muito rica e deliciosa.

Para o preparo leve:

  • 800 ml de água;
  • 1 kg de frutas frescas;
  • 1 kg de açúcar granulado;
  • 1 litro de álcool.

A fruta é amassada, coberta com água e deixada em repouso por vários dias. Em seguida, é coada em várias camadas de gaze e espremida em um recipiente separado. Álcool e açúcar são adicionados.

A bebida deve descansar por vários dias, depois dos quais é colocada em garrafas de vidro e guardada para armazenamento.

licor de figo

Geleia de figo

Para o inverno, você pode fazer uma geleia perfumada e espessa. É fácil de fazer. Para prepará-la, prepare os seguintes ingredientes:

  • 3 kg de figos;
  • 2500 gramas de açúcar;
  • 1 limão médio.

Corte a fruta em quatro partes e adicione o suco de limão. Polvilhe açúcar sobre a mistura e deixe ferver em fogo baixo para liberar o suco. Após 2 horas, retorne a panela ao fogo, deixe ferver e cozinhe em fogo baixo, mexendo, por cerca de meia hora. Deixe esfriar e bata no liquidificador. Retorne ao fogo e cozinhe em fogo baixo até atingir a consistência desejada. Em seguida, ainda quente, despeje em potes de meio litro e feche bem.

Geleia de figo

Geleia de figo e gengibre

Adicionar raiz de gengibre aumentará as propriedades antimicrobianas e antivirais da geleia. Você precisará de:

  • 2 limões pequenos;
  • 750 gramas de figos;
  • 35 gramas de gengibre;
  • 200 gramas de açúcar mascavo granulado;
  • 7 gramas de pectina;
  • um raminho de alecrim.

Primeiro, escalde os limões em água fervente por alguns minutos, corte-os em pedaços e retire as sementes. Corte cada figo em quartos e retire os talos. Pique a raiz de gengibre e misture todos os figos. Polvilhe com açúcar e deixe cozinhar em fogo baixo por 20 minutos. Reduza o fogo e deixe ferver, mexendo ocasionalmente, por cerca de 20 minutos. Em seguida, adicione a pectina, mexa e cozinhe em fogo baixo por mais um minuto. Retire o raminho de alecrim antes de colocá-los nos potes.

Delícia de figo e avelã

A geléia com nozes é preparada de acordo com uma receita tradicional, apenas cada figo é recheado com grãos de avelã que foram pré-fritos em uma frigideira.

Geleia

Para fazer geleia, use a mesma receita, mas cozinhe no fogo até atingir uma consistência espessa.

Figos em conserva

Frutas secas são usadas para conservas. Ingredientes:

  • 1 copo de fruta;
  • 1 taça de vinho do Porto;
  • 1 colher de chá de raspas de laranja e limão;
  • um quarto de xícara de vinagre balsâmico;
  • 2 colheres de sopa de açúcar;
  • pimenta-do-reino moída e sal;
  • meio copo de nozes trituradas.

Figos em conserva

Coloque os figos em uma jarra de vidro e despeje a quantidade indicada de vinho do Porto. Adicione as raspas e leve à geladeira. Após 24 horas, despeje o líquido da jarra em um recipiente esmaltado. Adicione os temperos e, após ferver, adicione os figos. Cozinhe em fogo baixo por meia hora e, após esfriar, guarde na geladeira.

Frutas secas

Corte as frutas ao meio e coloque-as em uma tigela esmaltada, polvilhando as camadas com açúcar. Leve à geladeira por 24 horas para infusão. Prepare uma calda com 300 ml de água e a mesma quantidade de açúcar granulado. Mergulhe as frutas, uma a uma, no líquido fervente, mantendo-as ali por no máximo um minuto. Em seguida, espalhe os figos na bandeja de um desidratador elétrico e ligue-o na potência adequada.

figos secos

Suco

Extrair o suco natural dessas frutas é bastante difícil. Na maioria das vezes, os figos são transformados em xarope fervendo a fruta com açúcar e água e despejando-a em pequenos recipientes de vidro.

Regras para armazenar espaços em branco

Certas regras ajudarão a conservar suas conservas. A temperatura do ambiente onde você as armazena não deve exceder 15 graus Celsius. As frutas secas são mantidas em uma despensa seca, onde não há acesso à luz solar.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata