- Benefícios da colheita de dogwood para o inverno
- Selecionando e preparando frutas vermelhas
- Como conservar e preparar dogwood para o inverno
- Secagem de frutas vermelhas
- Em uma secadora elétrica
- No forno
- Ao ar livre
- Congelar no congelador
- Vamos fazer geleia clássica de dogwood sem açúcar.
- Geleia espessa de frutas vermelhas
- Marmelada
- Cornus em geleia
- Vinho de frutas vermelhas
- xarope doce
- Molho para carne e aves
- Cornus em conserva
- Secando a colheita de dogwood
- Cornus salina
- Compota de dogwood
- Geleia "Cinco Minutos" sem pasteurização
- Duração e regras para armazenamento de blanks
As bagas de cornalina são usadas como uma base incomum e deliciosa para conservas caseiras. As bagas vermelhas de sabor intenso combinam bem com uma variedade de receitas. Preparar a cornalina para o inverno, combinada com ingredientes adicionais, permite criar conservas para todos os gostos.
Benefícios da colheita de dogwood para o inverno
Independentemente da receita, colher dogwood tem uma série de vantagens. Entre elas, estão as seguintes:
- As frutas vermelhas contêm um grande número de componentes benéficos, por isso comê-las aumenta o apetite e tem um efeito positivo nos sistemas circulatório, cardiovascular e diurético.
- Os frutos são pequenos, de formato oblongo e têm casca lisa que não precisa ser descascada para o preparo.
- Graças à variedade de receitas, você pode escolher a opção apropriada com base em suas preferências de gosto.

Selecionando e preparando frutas vermelhas
Ao preparar os alimentos, é importante selecionar e preparar as frutas corretamente. O sabor e a vida útil das frutas dependem diretamente de sua qualidade e condição. Ao selecionar as frutas, elas devem ser cuidadosamente inspecionadas para eliminar espécimes podres e descoloridos. As frutas adequadas para conservação são lavadas e secas, espalhadas sobre pergaminho grosso ou pano. Se forem necessárias frutas frescas para o preparo, elas podem ser usadas imediatamente após a lavagem.
Como conservar e preparar dogwood para o inverno
O dogwood fresco pode ser armazenado na geladeira por até 10 dias. As frutas secas podem ser armazenadas em local seco por até alguns anos. Recomenda-se mexer as frutas secas periodicamente durante o armazenamento.
As receitas para fazer conservas variam muito, por isso vale a pena se familiarizar com as opções populares e escolher a certa. Considere suas preferências de gosto, a quantidade de frutas vermelhas que você precisará e suas habilidades culinárias.

Secagem de frutas vermelhas
Existem várias opções para secar frutas vermelhas. Se precisar acelerar o processo de secagem, é mais fácil usar equipamentos especializados, enquanto em outros casos, a secagem natural é ideal.
Em uma secadora elétrica
Os frutos lavados são colocados nas bandejas do secador, que é ligado e a temperatura ajustada para, no máximo, 60 graus Celsius. As bandejas com os frutos dispostos em uma única camada são então colocadas dentro do secador e aquecidas por 5 horas, antes de a temperatura ser reduzida para 50 graus Celsius.
Você pode dizer que o dogwood está seco o suficiente pela casca enrugada e escurecida.
Quando colocadas em um recipiente, as frutas farão um leve som de clique se estiverem bem secas.

No forno
Os frutos inteiros de dogwood são facilmente secos no forno. Para isso, espalhe-os em uma assadeira e aqueça a 50-60 graus Celsius, aumentando gradualmente a temperatura para 75 graus Celsius. Este método leva pouco tempo e é eficaz.
Ao ar livre
Se você tiver bastante tempo, é melhor deixar os frutos secarem ao ar livre, longe da luz solar direta. Lave os frutos, incluindo os caroços, e coloque-os em um local com umidade mínima, após escaldá-los em água fervente por 5 minutos. Mexa-os regularmente durante a secagem para garantir uma secagem uniforme. Após 3 a 5 dias, quando os dogwoods estiverem ligeiramente murchos, retire-os do ar livre para armazenamento posterior.

Congelar no congelador
O congelamento é um método comum para armazenar o dogwood. Para preservar melhor as vitaminas dos frutos, é melhor armazená-los em baixas temperaturas. Para congelar, coloque o dogwood em uma assadeira e leve ao congelador. Em seguida, divida os frutos em porções e embale-os em sacos individuais para não precisar armazená-los todos de uma vez.
Vamos fazer geleia clássica de dogwood sem açúcar.
A receita clássica de geleia não requer adição de açúcar. Basta usar 1 kg de bagas e 300 ml de água. Lave bem as bagas de dogwood, deixe-as em infusão em água fervente por um minuto e, em seguida, transfira-as para a água fervente. Assim que as bagas liberarem suco suficiente e a geleia atingir a consistência desejada, deixe esfriar até a temperatura ambiente e ferva novamente. Em seguida, conserve a geleia despejando-a em potes esterilizados e fechando-os com tampas.

Geleia espessa de frutas vermelhas
Para fazer uma geleia espessa, lave as frutas maduras, coloque-as em uma panela esmaltada, cubra com água e ferva até amolecerem. Em seguida, amasse as frutas em uma peneira, misture com açúcar e deixe cozinhar em fogo baixo. A geleia pronta é conservada distribuindo-a entre os potes e fechando-os bem.
Marmelada
A marmelada pode ser feita de corniso maduro e macio. Os frutos são descaroçados, a polpa é colocada em uma panela e fervida até formar um purê, misturado com água. A mistura resultante é amassada, o açúcar é adicionado e a mistura é fervida novamente até que a marmelada se descole facilmente das laterais da panela. A mistura gelatinosa é transferida para um prato, moldada em um formato uniforme e seca. A marmelada pronta é cortada, cada pedaço é passado em açúcar de confeiteiro ou açúcar integral, colocado em recipientes de vidro e armazenado em local fresco.

Cornus em geleia
A geleia é feita a partir do suco liberado durante o cozimento. Como a fruta contém uma grande quantidade de pectina, ela adquire rapidamente a consistência desejada. Para preparar a geleia, siga estes passos:
- Coloque as frutas vermelhas em uma panela e cozinhe até amolecerem. Isso geralmente leva de 10 a 15 minutos.
- O suco resultante é coado e a fruta é levemente espremida. A polpa restante pode ser usada para outras preparações, incluindo marmelada.
- A quantidade de suco é medida e o açúcar é adicionado na proporção de 70 g para cada 100 ml de suco.
- O suco açucarado é fervido em fogo alto até obter uma massa espessa.
- Despeje a geleia quente em potes esterilizados e feche bem. Vire os potes de cabeça para baixo. A geleia engrossará completamente em 24 horas.
Vinho de frutas vermelhas
Para fazer vinho, o dogwood é triturado, coberto com 1 litro de água e 200 g de açúcar e misturado completamente. Levedura de vinho é adicionada à mistura resultante e deixada fermentar por 2 dias. O líquido é então filtrado, adicionando-se 3 litros de água e 1 kg de açúcar. O vinho é selado com um tipo especial de rolha com vedação à prova d'água. Após a fermentação, o vinho é engarrafado e selado.
O vinho estará pronto para beber em alguns dias.

xarope doce
Um xarope doce pode ser feito com dogwood maduro. A fruta é amassada e deixada em infusão por 24 horas. O suco é separado, misturado com água e açúcar e fervido até engrossar. O xarope resultante é engarrafado e hermeticamente fechado.
Molho para carne e aves
O molho para pratos é preparado da mesma forma que o xarope, mas o açúcar é excluído da receita. Isso permite que você dê ao molho final um sabor mais ácido.

Cornus em conserva
Para preparar esta conserva, prepare uma marinada com água, vinagre, sal e açúcar. Adicione as frutas vermelhas à mistura e cozinhe em fogo baixo por 16 minutos. Após o cozimento, despeje o dogwood e a marinada em recipientes. Folhas de louro e cravo podem ser adicionados a gosto.
Secando a colheita de dogwood
Os frutos selecionados são lavados e descaroçados, depois misturados com açúcar e deixados em repouso por 24 horas. O xarope resultante é escorrido, os dogwoods são colocados em uma assadeira e secos no forno a 80-90 graus Celsius. Após o resfriamento, o processo é repetido duas vezes.

Cornus salina
A receita para conserva de dogwood é muito simples. Coloque uma folha de louro em um frasco esterilizado, adicione as frutas e despeje água fervente com sal.
Compota de dogwood
A compota é preparada em um frasco esterilizado, colocando-se as frutas vermelhas dentro dele e enchendo-o até dois terços com água fervente. Os frascos são fechados e deixados esfriar. Em seguida, a água é despejada em uma panela e levada novamente à fervura. A mistura quente é devolvida aos frascos e deixada em infusão por 30 minutos. Adicione o açúcar, feche os frascos e tampe.

Geleia "Cinco Minutos" sem pasteurização
Com esta receita rápida de geleia, você pode conservar o dogwood sem cozinhá-lo, como faria normalmente. Despeje a solução de açúcar fervente sobre a fruta sem caroço e aqueça em fogo alto por 5 minutos. Em seguida, desligue o fogo, mas deixe a panela no lugar. Retire a espuma gradualmente e despeje em potes.
Duração e regras para armazenamento de blanks
Os preparados são armazenados na geladeira ou em local seco e fresco, protegido da luz solar.
O prazo de validade depende do preparo específico e pode chegar a vários meses, desde que sejam seguidas as regras de armazenamento.











