- Como cozinhar abobrinha ao estilo georgiano para o inverno
- Como escolher abobrinha
- Preparando vegetais
- Receitas para cozinhar abobrinha ao estilo georgiano
- Abobrinha apimentada ao estilo georgiano "de lamber os dedos"
- Salada apimentada "Língua da sogra"
- Berinjelas variadas
- Adjika em georgiano
- Data de validade dos espaços em branco
- Armazenamento adicional
A abobrinha é um vegetal saudável e macio que quase todo jardineiro cultiva em seu jardim. No entanto, muitos consumidores a consideram sem graça. Isso é parcialmente verdade, mas essa é a beleza deste vegetal: ele pode receber uma variedade de sabores usando outros ingredientes e temperos.
Um dos pratos mais populares entre as donas de casa é a abobrinha ao estilo georgiano para o inverno.
Como cozinhar abobrinha ao estilo georgiano para o inverno
Você precisa conhecer algumas nuances para garantir que o preparo fique delicioso:
- Você pode usar abobrinha branca clássica ou abóbora. A casca da abobrinha jovem pode ser deixada, o que adiciona um sabor picante ao prato. No caso de abobrinha e abóbora maduras, a casca e as sementes devem ser removidas.
- Nas receitas originais da Geórgia, a abobrinha é cortada em rodelas. Você pode cortá-la em cubos ou picá-la, se preferir, mas os pedaços inteiros e redondos do vegetal são a marca registrada desses pratos.
- Se a receita pedir abobrinha frita, não adicione sal. Caso contrário, os vegetais soltarão suco, mesmo que devessem retê-lo.
- Se, ao contrário, você precisar se livrar do excesso de água, é melhor salgar a abobrinha antes ou deixá-la de molho em uma solução de sal por no máximo 10 minutos e depois enxaguar em água corrente.
Para armazenamento no inverno, use vinagre a 9%. Se não pretende armazená-lo por longos períodos, pode usar vinagre de vinho ou de maçã.

Como escolher abobrinha
O ingrediente principal destes aperitivos georgianos requer atenção especial. É melhor usar um vegetal jovem, com casca fina e firme, e sementes ainda presentes. Essa regra é especialmente importante para receitas que não exigem abobrinha picada.
É melhor passar espécimes adultos com sementes grandes por um moedor de carne ou picá-los finamente com uma faca.
Não há nenhuma exigência fundamental para usar abobrinha ou abóbora em aperitivos de inverno georgianos, então você pode escolher qualquer vegetal que combine com seu gosto.

Preparando vegetais
Preparar vegetais para aperitivos de inverno georgianos não exige muito esforço. Os ingredientes principais devem ser bem lavados e secos (seque com papel-toalha ou um pano de prato simples). Se necessário, descasque e semeie a abobrinha, retire os talos dos tomates, pimentões e berinjelas (os vegetais mais usados), retire as sementes dos pimentões, descasque as cebolas e o alho e lave e separe as folhas.
Receitas para cozinhar abobrinha ao estilo georgiano
Existem muitas receitas de abobrinha ao estilo georgiano. Todas se distinguem pelo seu sabor picante, pungência e aroma único. A quantidade de ervas e especiarias pode ser ajustada ao seu gosto, tornando o prato mais picante ou vice-versa.
Abobrinha apimentada ao estilo georgiano "de lamber os dedos"
Este é um dos pratos mais populares. A maioria das donas de casa começa a se familiarizar com os aperitivos de inverno da Geórgia com abobrinha "de lamber os dedos".
Ingredientes:
- abobrinha 1 kg;
- tomates 0,3 kg;
- pimentão 0,3 kg;
- pimenta 1 vagem;
- alho 1 cabeça;
- cebola 1 unid.;
- óleo de girassol para fritar;
- 9% vinagre 0,03 l;
- lúpulo-suneli 4 colheres de chá;
- sal 3 colheres de chá;
- açúcar 3 colheres de chá;
- salsa 1 maço.

Preparação:
- Corte as abobrinhas jovens preparadas em rodelas de espessura igual e frite em uma frigideira em óleo quente até dourar levemente.
- Coloque os vegetais em um prato forrado com papel-toalha para escorrer o óleo.
- Corte o pimentão preparado em pedaços.
- É melhor descascar e picar os tomates, cortar a cebola em pedaços e picar as pimentas grosseiramente.
- No liquidificador, misture todos os vegetais preparados, exceto a abobrinha, adicionando as ervas e o alho descascado. Bata até obter uma mistura homogênea.

- Em seguida, despeje a mistura em uma panela, adicione lúpulo-suneli, sal, açúcar, mexa e leve ao fogo.
- Cozinhe em fogo baixo, com a panela tampada, por cerca de 10 minutos.
- Alguns minutos antes do final do processo, despeje o vinagre.
- Agora, pegue um recipiente esterilizado, disponha as abobrinhas em 1 ou 2 camadas e despeje a mistura resultante por cima. Repita as camadas até que os potes estejam completamente cheios. A última camada deve ser o molho.
- Em seguida, feche os potes. Coloque-os nas tampas, embrulhe-os e deixe esfriar por 24 horas. Depois, eles podem ser levados para um local fresco para armazenamento a longo prazo.
Salada apimentada "Língua da sogra"
Ingredientes:
- abobrinha 3 kg;
- tomates 1,5 kg;
- pimentão 5 unid.;
- pimenta vermelha picante 1 unidade;
- alho 0,1 kg;
- óleo de girassol;
- açúcar 1 colher de sopa;
- sal 3 colheres de chá;
- vinagre 2 colheres de sopa.

Preparação:
- Corte os tomates e pimentões preparados (doces e picantes) em pedaços e passe-os por um moedor de carne (selecione uma malha grande).
- Despeje a substância resultante em uma panela e leve ao fogo.
- Corte a abobrinha em pedaços grandes. Se o vegetal for jovem e ainda tiver sementes, basta lavá-lo e secá-lo. Para abobrinhas mais maduras, descasque e retire as sementes.

- Quando a mistura ferver, adicione a abobrinha. Adicione a manteiga, o açúcar e o sal. Misture tudo e cozinhe em fogo baixo por cerca de meia hora.
- Adicione o alho amassado e o vinagre. Mexa. Cozinhe por mais 5 a 7 minutos.
- Divida o lanche em potes esterilizados. Feche bem os potes, coloque as tampas e envolva-os em um cobertor ou material similar por 24 horas. Depois, guarde-os.
Berinjelas variadas
Algumas receitas de aperitivos georgianos pedem berinjela. Os amantes de berinjela vão adorar esta receita.
Ingredientes:
- berinjelas 1 kg;
- abobrinha 1,25 kg;
- tomates 0,4 kg;
- pimentão 0,4 kg;
- cenouras 0,5 kg;
- cebola 0,5 kg;
- alho 0,05 kg;
- manjericão seco 0,02 kg;
- folha de louro 4-5 unid.;
- pimenta-do-reino moída 1 colher de sopa;
- pimenta 1 unidade;
- 9% de vinagre 1 colher de sopa;
- sal 1,5 colher de sopa;
- óleo de girassol.

Preparação:
- Corte todos os vegetais (preparados com antecedência), exceto tomates e cenouras, em cubos.
- Despeje água fervente sobre os tomates e descasque-os, rale as cenouras.
- Em seguida (uma de cada vez ou em panelas separadas ao mesmo tempo), frite a abobrinha e a berinjela em óleo quente por cerca de 15 minutos. Mexa os vegetais com frequência. Refogue a cebola separadamente, adicione as cenouras e refogue por mais 7 a 10 minutos. Em seguida, adicione os pimentões (chili e pimentão) e cozinhe por mais 5 minutos, coberto.

- Em seguida, você precisa misturar tudo o que foi frito anteriormente, adicionar os tomates e cozinhar por mais 10 minutos, coberto com uma tampa.
- Em seguida, adicione um pouco de azeite, sal, pimenta, manjericão e louro e cozinhe em fogo baixo por mais 20 minutos. Poucos minutos antes do final do processo, adicione o vinagre e o alho amassado.
- Coloque o lanche pronto em potes esterilizados. Feche bem os potes, coloque as tampas e embrulhe-os em algo aquecido por 24 horas. Depois, guarde.
Adjika em georgiano
O adjika georgiano agradará aos apreciadores da culinária caucasiana.
Ingredientes:
- abobrinha 0,9 kg;
- tomates 0,3 kg;
- pimenta 0,25 kg;
- alho 7 dentes;
- cebola 0,12 kg;
- nozes 0,1 kg;
- vinagre 20 ml;
- coentro 1 maço;
- açúcar 0,02 kg;
- óleo de girassol.

Preparação:
- Moa os vegetais preparados usando um moedor de carne ou liquidificador.
- Adicione um pouco de óleo, sal e açúcar e cozinhe em fogo baixo em uma panela por 30-40 minutos.
- Antes de retirar do fogo, adicione o coentro, o alho picado e o vinagre. Misture bem.
- Divida o lanche pronto em potes esterilizados. Feche bem os potes, vire-os de cabeça para baixo e embrulhe-os em um cobertor por 24 horas. Depois, guarde-os.

Data de validade dos espaços em branco
A vida útil padrão de alimentos enlatados é de 24 meses. No entanto, conservas caseiras costumam ser consumidas mesmo depois de vários anos. Na realidade, a vida útil depende diretamente das condições de armazenamento e da vedação dos potes. Salgadinhos sem vinagre ou em recipientes não esterilizados têm uma vida útil significativamente menor.
Produtos selados com tampas de metal têm uma vida útil mais curta do que aqueles selados com tampas de vidro.
Para não perder a data de validade, é preciso inspecionar os potes: tampas inchadas, mofo ou cheiro azedo são sinais de que o produto estragou e não deve ser consumido. Para evitar o desperdício de muitos alimentos, recomenda-se preparar apenas para uma estação.

Armazenamento adicional
É melhor armazenar as conservas de inverno em um local fresco e seco, protegido da luz. Um porão é ideal para esse fim. Se isso não for possível, você também pode armazená-las dentro de casa, em temperatura ambiente. O principal requisito é que não haja aparelhos de aquecimento por perto. Algumas donas de casa guardam suas conservas na varanda.
Mas é preciso ficar de olho na temperatura: ela não deve cair abaixo de 0°C. Você também pode colocar os potes na geladeira, desde que haja espaço suficiente.
E a dica principal: tente conservar alimentos suficientes para o inverno, para que durem até o verão. Evite conservar alimentos com cinco anos de antecedência para evitar problemas.












