- Os meandros da preparação de abobrinha com molho de pimenta para o inverno
- Requisitos para a seleção de ingredientes
- Métodos para marinar abobrinha com molho de pimenta
- Uma receita clássica para uma delícia de lamber os dedos
- Uma receita rápida sem esterilização
- Com vinagre de maçã
- Em coreano
- Sem vinagre
- Com alho e ervas
- Regras para armazenar abobrinha
A abobrinha é tradicionalmente cultivada em jardins e casas de veraneio. Ela é de alto rendimento, baixa caloria, preserva bem o sabor quando enlatada e tem uma textura agradável. É usada em caviar, conservas e em muitas saladas. Vamos ver como conservar a abobrinha com ketchup de pimenta pronto para o inverno, usando as melhores receitas testadas e comprovadas.
Os meandros da preparação de abobrinha com molho de pimenta para o inverno
Para quem está fazendo uma peça nova pela primeira vez, aqui estão algumas dicas úteis para ajudar a evitar erros:
- O ketchup com pimenta é tradicionalmente muito picante. Quem prefere um sabor mais picante deve reduzir a quantidade de ketchup. É improvável que este prato agrade a crianças ou pessoas com problemas digestivos.
- Você pode fazer seu próprio ketchup com pimenta, se desejar.
- Depois de deixadas de molho e esterilizadas, as abobrinhas se acomodam bastante, por isso precisam ser embaladas bem apertadas, preenchendo todos os espaços vazios e compactando-os levemente.
- O melhor tamanho de recipiente é de 1 litro. Prepare os potes e as tampas com antecedência. Você também precisará de uma panela esterilizadora, se for esse o método que estiver usando. Coloque uma toalha ou descanso de panela no fundo para evitar que os potes entrem em contato com a chama.
- Você pode realçar o sabor do vegetal adicionando seus temperos e vegetais favoritos – manjericão, aipo, cravo, pimentão ou outros.
Lembre-se de que o molho de pimenta pronto já contém vinagre, então você só precisa adicionar um pouco para evitar que a abobrinha enlatada fique muito azeda. Observação: estas receitas podem ser usadas para conservar abobrinha e abóbora para o inverno.
Requisitos para a seleção de ingredientes
O ingrediente principal desta preparação é a abobrinha. Para cozinhar, é melhor escolher vegetais verdes, com uma cor verde marcante, casca fina e delicada e sementes pouco desenvolvidas. Se o vegetal estiver maduro, é melhor remover as sementes e descascar.
Às vezes, pequenos exemplares são preservados inteiros, como pepinos. Isso pode ser feito por quem cultiva os seus próprios pepinos e pode ser colhido a qualquer momento.
Escolha um chili de alta qualidade com o mínimo de ingredientes sintéticos. O sabor do ketchup determinará em grande parte o quão picante e aromático o prato final será.

Use apenas ervas frescas, sem sinais de murchamento ou deterioração. Se não estiverem disponíveis, ervas secas podem ser usadas — misturas prontas ou aquelas que você mesmo colheu e secou.
Métodos para marinar abobrinha com molho de pimenta
Como a abobrinha em si tem um sabor delicado e sutil, escolher os ingredientes e temperos certos é importante. Vamos conferir as melhores receitas, elaboradas e testadas por gerações de cozinheiros.
Uma receita clássica para uma delícia de lamber os dedos
Para este popular e delicioso produto em conserva, você precisará de:
- abobrinha – 3 quilos;
- aneto;
- alho – 1 cabeça;
- folhas aromáticas para cheiro e picante – louro, cereja, outras.

O recheio é preparado utilizando os seguintes componentes:
- água – 1,5 litros;
- sal – 2 colheres de sopa;
- açúcar – 4 colheres de sopa;
- pimenta – 250 mililitros;
- vinagre de mesa – 100 mililitros.
Coloque os temperos bem lavados nos potes preparados. Corte a abobrinha em rodelas ou fatias de tamanho e espessura iguais. Encha os potes o mais firmemente possível, evitando qualquer deformação ou quebra. Para evitar potes meio vazios, evite usar fatias grossas, pois isso deixará grandes espaços vazios.
Prepare a salmoura com água filtrada, misturando bem os ingredientes. Deixe ferver e cozinhe em fogo baixo por 3 a 5 minutos. Por fim, adicione vinagre a 9%.

Despeje a salmoura sobre os frascos até que comece a transbordar um pouco. Não rosqueie as tampas, apenas cubra-os. Coloque-os em um recipiente de esterilização, evitando contato próximo.
A superfície não deve ficar mais alta que os ombros, caso contrário, durante a fervura vigorosa, pode entrar água na preparação e estragar a salada.
Tempo de esterilização:
- 5 litros – 7 minutos;
- 7 litros – 10 minutos;
- 1 litro – 15 minutos.
Se a salada tiver assentado e sobrar algum espaço, levante a tampa e adicione a marinada fervente, continuando o processo de esterilização. Retire os potes com uma pinça especial (uma boa ideia) e feche-os.

Uma receita rápida sem esterilização
Este método de cozimento não só economiza tempo e calor na cozinha, mas também evita que os vegetais em conserva fiquem expostos ao calor prolongado e mantêm sua firmeza e crocância.
Para um recipiente de litro você precisará de:
- abobrinha – 2 pedaços, cerca de um quilo;
- água – 350-400 mililitros;
- pimenta – 1,5-2 colheres de sopa;
- louro;
- uma cesta de endro;
- pimentão – 0,5 unidades;
- vinagre – 2 colheres de sopa.

Coloque os temperos e a abobrinha no recipiente com cuidado e firmeza. Ferva a água da chaleira, certificando-se de que ela chegue até a borda. Deixe cozinhar em fogo baixo por 5 a 10 minutos. Escorra a água. Repita o processo mais uma vez. Enquanto isso, prepare a salmoura para a conserva, adicionando 1 colher de chá de sal, 2 colheres de sopa de açúcar e ketchup.
Após ferver, aqueça por 3 minutos. Encha o pote até a borda e despeje o vinagre diretamente nele. As tampas já estão preparadas; enrole-as. Embrulhe bem os potes para garantir que aqueçam.
Com esse método, você não pode parar durante o cozimento: a abobrinha deve permanecer quente o tempo todo depois que você despejar água fervente sobre ela pela primeira vez.

Com vinagre de maçã
Marinar a abobrinha com vinagre de maçã em vez de vinagre de mesa a torna mais macia e saborosa. Ingredientes:
- abobrinha – 1 quilo;
- pimenta – ½ xícara;
- vinagre de maçã – 80 mililitros;
- água – 0,5 litros.
Use suas ervas favoritas para temperar; não exagere, pois o ketchup já contém tudo. Corte os vegetais em rodelas e coloque-os firmemente na tigela, sem deixar espaços vazios. Adicione sal (1 colher de sopa), açúcar (2 colheres de sopa) e ketchup à água. Após ferver por três minutos, adicione o vinagre e deixe ferver por mais um minuto.

Despeje a salmoura nos vegetais e esterilize de acordo com o procedimento usual, calculado com base no volume dos frascos.
Em coreano
Um conjunto de temperos coreanos adicionará um sabor e aroma oriental às suas conservas de inverno. Você precisará de:
- abobrinha – 3 unidades;
- cenouras – 2 unidades;
- cebola – 1;
- Conjunto de salada coreana – 15 gramas;
- pimenta – 4 colheres de sopa;
- água – 0,5 litros.
Rale todos os vegetais em tiras longas usando um ralador e misture-os em uma tigela esmaltada compartilhada. Adicione os temperos coreanos. Adicione o ensopado de legumes, pressionando levemente com uma colher para garantir que não haja espaços.

Despeje água, pimenta em pó, açúcar (3 colheres de sopa) e sal (1,5 colher de sopa) em uma panela. Para dar um toque mais parecido com o de uma salada, algumas pessoas usam óleo vegetal (1/3 de xícara). Ferva por 3 minutos. No final do cozimento, adicione 1/3 de xícara de vinagre. Despeje a marinada na panela e esterilize.
Sem vinagre
Você pode preparar o vegetal sem adicionar vinagre, pois o ketchup contém conservante suficiente. Isso evitará que o produto final fique muito ácido. Muitas pessoas que usam ketchup com pimenta evitam adicionar vinagre à marinada. As conservas se conservam perfeitamente sem ele.
Componentes:
- abobrinha – 1,5 quilo;
- pimenta – 6 colheres de sopa;
- água – 0,6-0,7 litros;
- raiz-forte - 2 centímetros de raiz, não grossa;
- açúcar – 2 colheres, sal – 1 colher;
- ervas verdes.

O vegetal pode ser cortado longitudinalmente em tiras finas e enrolado. Pode ser usado posteriormente em saladas. Outros cortes também são adequados. Corte o rábano em rodelas pequenas e coloque-as no fundo do frasco. Misture todos os ingredientes da salmoura e ferva por 3 minutos, mexendo bem para dissolver o ketchup. Despeje a salmoura nos frascos e esterilize.
Com alho e ervas
Este tipo de produto em conserva tem um aroma distinto de alho, o que acrescenta um sabor picante extra.
O que é necessário:
- abobrinha – 1 quilo;
- molho de pimenta – 3 colheres de sopa;
- alho – 3 dentes grandes;
- verduras – depende da preferência, por exemplo, coentro, estragão ou endro tradicional;
- vinagre – 1/3 xícara.

Coloque as folhas de louro e os grãos de pimenta no fundo. Pique todas as ervas finamente e amasse o alho. Corte a abobrinha em cubos do mesmo tamanho. Polvilhe generosamente os pedaços com ervas e alho enquanto os arruma.
Dissolva 1 colher de sopa de sal e 2 colheres de sopa de açúcar em 0,4 litro de água e adicione a quantidade necessária de pimenta. Misture bem e deixe ferver por 3 a 5 minutos. Adicione o vinagre. Despeje. A salada contém muito alho. A esterilização é necessária para evitar a fermentação.
Regras para armazenar abobrinha
A abobrinha, preparada de qualquer maneira, conserva-se bem mesmo em apartamentos quentes. Guarde-a em um armário ou despensa escuro, longe de aquecedores. Se preferir, você pode usar uma adega ou as prateleiras mais baixas da geladeira.
A abobrinha em lata conserva-se bem até a próxima colheita. É melhor consumir o produto conservado dentro de um ano. Frascos abertos não devem ser guardados por muito tempo, pois o sabor se deteriora e o vegetal fica mole. Conservar a abobrinha com ketchup de pimenta é uma ótima maneira de preparar um lanche leve e saboroso e alegrar sua dieta de inverno. Embora a abobrinha fresca se conserve bem e esteja disponível nas lojas durante todo o inverno, conservá-la ajuda a organizar um jantar ou almoço rápido e adiciona um toque agradável de variedade ao seu cardápio.











