As donas de casa preparam uma variedade de conservas de pepino para o inverno. Uma receita de pepino particularmente popular é chamada de "Rei do Inverno". Ela costuma ser modificada com temperos e especiarias adicionais. Antes de começar, selecione cuidadosamente os ingredientes para as conservas e prepare os recipientes. Afinal, esta etapa determina a validade e o sabor das conservas.
Características de sabor do prato
Uma das vantagens de preparar esta salada para o inverno, segundo os cozinheiros domésticos, é que os pepinos são praticamente frescos e têm aroma e sabor únicos. Você também pode incrementar a receita adicionando temperos adicionais de acordo com o seu gosto.
Selecione e prepare ingredientes e recipientes
Compre pepinos jovens e de tamanho médio. Eles devem estar livres de podridão ou outros danos. Não é recomendado consumir vegetais grandes, pois eles contêm sementes muito grandes e duras. O sal grosso é usado para conservação; o sal iodado nunca deve ser usado, pois estragará o sabor do produto.
Prepare recipientes de 0,5 ou 1 litro e aqueça-os. Cada dona de casa escolhe a opção mais conveniente: em uma panela com água fervente, no bico de uma chaleira, no micro-ondas ou em um forno convencional. As tampas são bem lavadas com bicarbonato de sódio e fervidas na panela por 5 minutos.

As melhores receitas de pepinos "Rei do Inverno"
Toda mulher encontrará uma versão favorita desta salada na coleção de receitas. No entanto, recomendamos experimentar alguns potes de cada para decidir qual é a sua favorita.
Método clássico de preparação
Para preparar a preparação de acordo com a receita clássica, prepare os seguintes ingredientes:
- 5 kg de pepinos;
- 1 kg de cebolas;
- 2 maços de endro fresco;
- 2 colheres de sopa de sal grosso;
- 100 ml de vinagre 9%;
- 5 colheres de sopa de açúcar granulado;
- 8-10 grãos de pimenta-do-reino.

Lave e seque os pepinos, corte-os em fatias finas. Pique a cebola em meias argolas. Misture os vegetais, o açúcar e o sal em uma tigela grande de esmalte e deixe em infusão por cerca de uma hora e meia. Adicione os ingredientes restantes (pique as ervas finamente com uma faca).
Coloque a salada em fogo médio e deixe ferver. Retire do fogo assim que os pepinos começarem a mudar de cor, caso contrário, a crocância deliciosa se perderá. Coloque a salada em potes preparados, feche com tampas de metal e coloque sob um cobertor aquecido até que a geleia esfrie completamente.

Aperitivo de alho e mostarda para o inverno
Este aperitivo não só é um delicioso complemento para um acompanhamento, mas também serve como um prato independente, comido simplesmente com pão.
Para criar tal preparação, você precisará do seguinte conjunto de produtos:
- 2 kg de ingrediente principal;
- 1 cabeça média de alho;
- 1 colher de sopa de mostarda em pó;
- 125 ml de óleo de girassol;
- 1 colher de sopa de sal grosso;
- 125 ml de vinagre 9%;
- um pequeno maço de endro fresco;
- 100 gramas de açúcar granulado;
- 1 colher de chá de pimenta-do-reino vermelha e preta moída.

Os pepinos são cortados em rodelas ou palitos pequenos, dependendo da preferência. Amasse os dentes de pepino em um espremedor de alho e pique as ervas com uma faca. Misture os ingredientes e adicione os temperos da lista. Misture bem a salada e deixe descansar em temperatura ambiente por 3 horas para que os vegetais liberem seus sucos e incorporem os sabores dos temperos.
Não se preocupe se a salmoura ficar turva. Isso é normal, pois a receita contém mostarda em pó.
Coloque os pepinos em potes limpos (opcional) e despeje o restante da salmoura sobre eles. Coloque os potes com as tampas em uma panela grande e esterilize por 15 minutos após a fervura. Em seguida, tampe os potes e deixe esfriar. O tempo de esterilização indicado para a salada é baseado em potes de meio litro.
Salada picante de pepino com pimentão
Quem gosta de petiscos apimentados vai adorar esta receita de salada "Rei do Inverno". Para prepará-la, você precisará dos seguintes ingredientes:
- 2 kg de pepinos;
- 400 gramas de pimentão de paredes grossas;
- 400 gramas de cebola;
- um grande maço de endro fresco;
- 1 vagem de pimenta;
- 200 ml de óleo de girassol;
- 2 colheres de sopa de açúcar granulado;
- 4 colheres de sopa de vinagre 9%;
- 1 colher de sopa de sal grosso.
Deixe os pepinos de molho em água fria por uma hora para que fiquem mais crocantes. Enquanto isso, descasque a cebola e corte-a em meias argolas finas; você também pode cortá-la em cubos. Retire as sementes do pimentão e corte-o em tiras longas e finas, e corte a pimenta em cubos.

Os pepinos preparados são cortados em fatias de 5 a 7 mm de espessura e as folhas verdes são picadas finamente com uma faca. Misture todos os ingredientes vegetais em uma panela esmaltada, adicione os temperos conforme a receita e misture bem novamente. Agora, a futura salada é deixada em infusão por 1 hora e meia para liberar seus sucos e infundir os sabores dos temperos.
Depois disso, pegue potes esterilizados e espalhe a salada neles, distribuindo uniformemente todo o suco liberado entre os recipientes. potes com preparações em uma panela larga para esterilização e programe um timer para 10 minutos após a água ferver. Depois disso, feche as tampas e coloque a salada sob um cobertor para esfriar lentamente.
Sem esterilização
Qualquer uma das receitas acima pode ser feita sem esterilização. Para isso, cozinhe a salada por 10 minutos em fogo baixo antes de colocá-la nos potes.

Dicas úteis para armazenar salada de inverno
O melhor lugar para armazenar alimentos enlatados é no porão ou na adega. No entanto, eles também podem ser armazenados em ambientes fechados, desde que esterilizados. O prazo de validade dessas saladas não é superior a 9 meses.











