Receitas para preparar couve-rábano para o inverno com e sem esterilização, congelamento e armazenamento

Saber como gerenciar sua colheita com sabedoria ajuda você a fornecer alimentos saudáveis ​​e nutritivos para sua família. A couve-rábano, com suas variadas receitas de inverno, é consistentemente popular entre os donos de casa. O miolo do vegetal, mesmo cru, tem um sabor agradável, sem o gosto residual pungente típico do repolho branco. É por isso que ele não é apenas conservado e em conserva, mas também seco e congelado.

Propriedades úteis da couve-rábano

A couve-rábano às vezes é chamada de limão cultivado no jardim, devido à alta quantidade de vitamina C encontrada em suas folhas e talo.

Se o repolho for incluído na dieta e consumido com frequência, o corpo recebe sistematicamente:

  • vitaminas B2, PP, A, B;
  • frutose, glicose;
  • proteínas vegetais, metais;
  • sais minerais, carboidratos;
  • ácido pantotênico, carboidratos.

couve-rábano

A raiz vegetal é considerada um produto dietético, pois é ainda mais fácil de digerir do que as maçãs. Uma pequena porção proporciona uma sensação de saciedade, sem o risco de depósitos de gordura e com potencial para manter um peso saudável — o conteúdo calórico por 100 gramas é de apenas 42 quilocalorias.

A couve-rábano é um bom diurético, acalma os nervos e pode aliviar inflamações no estômago ou intestinos. Recomenda-se o consumo diário de suco de couve-rábano fresco durante duas semanas para problemas recorrentes de garganta, anemia, exacerbação de colecistite e hepatite.

A couve-rábano não é recomendada para uso dietético, exceto em casos raros, como em casos de alta acidez, gravidez, amamentação ou problemas pancreáticos. A couve-rábano também deve ser substituída por outro produto em casos de intolerância individual.

Preparando o repolho

Para maximizar os benefícios da raiz, é melhor consumi-la imediatamente após o amadurecimento. As pontas jovens desfiadas e as frutas fatiadas são usadas em saladas, com molhos e temperos, e em uma variedade de pratos quentes e frios.

Preservar a colheita restante de repolho exige pouco mais esforço do que consumi-la imediatamente. As plantas precisarão ser bem lavadas para remover a sujeira e secas. Em seguida, você pode começar a triagem, selecionando espécimes completamente saudáveis ​​e limpando qualquer podridão ou dano restante. Um sinal de atenção consciente à fase preparatória é o aproveitamento completo de todos os espécimes saudáveis.

couve-rábano picada

Receitas para preparações de inverno

Existem inúmeras receitas que utilizam couve-rábano como ingrediente principal ou coadjuvante. Elas são apreciadas por famílias, publicadas e mencionadas em livros de receitas. Se você experimentar várias, encontrará seus métodos favoritos, que usará regularmente.

O segredo para um congelamento adequado

O congelamento é a maneira menos trabalhosa de conservar o repolho. Esta é a melhor opção, pois o repolho congelado permanece tão saboroso quanto o repolho fresco, com praticamente nenhuma perda de nutrientes.

Antes do congelamento, é necessário realizar uma preparação especial:

  1. Descasque os espécimes lavados e secos.
  2. Pique ou rale, dependendo dos pratos ou saladas em que a couve-rábano será usada.
  3. Polvilhe a mistura com sal grosso por 20 a 30 minutos para remover o excesso de suco e o amargor.
  4. Enxágue bem em várias águas até que o gosto salgado desapareça.
  5. Escalde pequenos lotes de vegetais em água fervente, diretamente em uma peneira, por no máximo 3 a 4 minutos. Você também pode usar um vaporizador para o mesmo tempo.

Em seguida, o produto escaldado deve esfriar e secar, podendo ser porcionado em sacos e colocado no congelador. A couve-rábano é congelada com outros vegetais para criar misturas semiacabadas especiais. Essas conservas duram cerca de 9 a 10 meses sem perder o sabor.

couve-rábano congelada

Salada de inverno com cenoura e cebola

Salada de couve-rábano preparada para o inverno com cenoura ou cebola tem um sabor maravilhoso. E se você combinar esses dois ingredientes, com certeza terá uma salada de inverno incrível. Aqui está o que você precisa:

  • 2 cabeças médias de repolho – cortadas em tiras;
  • cebola grande - cortada em rodelas;
  • 170-200 gramas de cenouras – raladas;
  • açúcar – não mais que 100 gramas, 9% vinagre – 50 mililitros;
  • um pouco de louro, pimenta-do-reino, sal a gosto.

Adicione o açúcar e o sal a um litro de água fervente até dissolver completamente. Em seguida, cozinhe a couve-rábano em fogo baixo por 5 minutos. Em seguida, deixe a mistura escorrer completamente, preparando os potes com os temperos no fundo. Em seguida, misture a couve-rábano com as cebolas e as cenouras, compacte-as firmemente nos potes e despeje a marinada sobre a mistura. Pasteurize esta deliciosa salada a 90 graus Celsius por 45 minutos.

salada de couve-rábano

Secagem de couve-rábano

Durante os meses mais quentes, a couve-rábano é colhida de 2 a 3 vezes, assim que a colheita estiver madura. Se você decidir conservar uma grande quantidade de couve-rábano, para variar, pode secá-la. Para isso, corte-a em tiras de 1 a 1,5 cm e escalde-a por 5 minutos em água com uma pitada de ácido cítrico.

Em seguida, o repolho é escorrido e, uma vez completamente seco, seco em dispositivos especiais ou em uma grelha de forno a uma temperatura ideal de 60 graus Celsius. Esse método preserva uma grande quantidade de nutrientes, confere ao repolho um sabor agradável e facilita o corte.

couve-rábano seca

Pedaços salgados ao estilo abkhaziano

Na Abecásia, a conserva de couve-rábano é tradicionalmente feita em um recipiente especial com gargalo oblongo. Esse processo é tradicionalmente realizado no final do outono.

Para criar uma porção padrão da preparação você precisará de:

  1. Couve-rábano – 4-5 quilos;
  2. Alho – 30-40 gramas.
  3. Aipo – 5 raminhos médios.
  4. Sal – máximo 150 gramas.
  5. Pimentão – cerca de 100 gramas.

couve-rábano em potes

Para dar um sabor mais completo, adicione sementes de manjericão trituradas, segurelha, endro, feno-grego azul e outros temperos a seu gosto.

Dependendo do tamanho da fruta, a couve-rábano é cortada em pedaços grandes ou usada inteira. Os talos são descascados primeiro, as folhas são lavadas e colocadas em camadas em um recipiente com especiarias. Assim que o recipiente estiver cheio, a mistura é despejada em uma salmoura forte. Para dar uma cor bonita à mistura, ela é infundida com erva-de-bico seca, colocada em um saco de tecido natural.

conserva de couve-rábano

Conservas de couve-rábano

Para conservar a couve-rábano sem outros aditivos vegetais, você só precisa do próprio repolho, na proporção de: 125 gramas de sal, cerca de 3 litros de água e 15 gramas de ácido cítrico para cada 5 quilos. A receita pede para lavar os vegetais, ralá-los ou cortá-los em cubos médios.

Em seguida, coloque-as em água fervente, onde o ácido cítrico e o sal já estarão dissolvidos. Após 5 minutos, você pode começar a colocar as conservas em potes, que, depois de cheios, precisam ser pasteurizados por 30 a 45 minutos a uma temperatura de 90 a 95 graus Celsius.

couve-rábano em potes

Método sem esterilização

As agendas lotadas das donas de casa modernas as obrigam a buscar maneiras de estocar alimentos sem o demorado processo de pasteurização. Para implementar este método, você precisará preparar:

  • 1 quilo de repolho;
  • 500 gramas de pimentão e cenouras;
  • 150 gramas de sal grosso;
  • 400 gramas de cebola e a mesma quantidade de açúcar;
  • 480 gramas de vinagre 9%.

Pique os vegetais descascados finamente, misture bem e coloque-os nos potes preparados. Em seguida, despeje água fervente sobre a mistura por alguns minutos, deixe descansar por 3 a 5 minutos e coe. O ideal é processar a salada três vezes, encher os potes com uma solução fervente de água, sal, vinagre e açúcar e fechar bem. Este método suave manterá o repolho saboroso e bem crocante.

Não é recomendado simplesmente armazenar grandes quantidades de raízes na geladeira. Sem preparação prévia e congelamento, elas estragam em 3 a 4 semanas.

couve-rábano com vegetais em potes

Marinado com beterraba

Couve-rábano marinada com beterraba é consumida como salada, mas também é um delicioso acompanhamento para carnes grelhadas ou aves assadas. Para garantir um cozimento uniforme, as cabeças de repolho e beterraba devem ter aproximadamente a mesma espessura. Os seguintes ingredientes são usados ​​para preparar este picles:

  1. 600-650 gramas de beterraba.
  2. 500-550 gramas de couve-rábano.
  3. 5-7 folhas de louro.
  4. 5-7 dentes de alho.
  5. 6-10 grãos de pimenta.

couve-rábano com beterraba em um prato

Você também precisará de açúcar, vinagre e sal a gosto, embora a quantidade média usada para essa quantidade de matéria-prima seja de 40 gramas, 20 mililitros e uma colher de sopa, respectivamente. Descasque os vegetais, removendo os talos e quaisquer áreas danificadas. É melhor preparar as beterrabas primeiro, pois elas demoram mais para cozinhar. Você pode ferver as cabeças inteiras ou assá-las em papel-alumínio.

Uma vez pronto, o produto é cortado em pequenas fatias, tiras e triângulos.

A couve-rábano é imediatamente cortada em fatias finas e coberta com água com vinagre. Cozinhar a couve-rábano por 25 a 30 minutos é suficiente e, uma vez cozida, a mistura é deixada esfriar. O passo final é colocar os vegetais em potes, despejar a marinada sobre eles e esterilizá-los por 8 a 10 minutos.

couve-rábano com beterraba em uma jarra

Em conserva com ervas

Chucrute com ervas é um deleite favorito para muitas pessoas, que não conseguem imaginar o outono sem ele. Uma porção padrão requer 3 quilos de couve-rábano, 0,5 quilo de raiz de aipo e ervas. Para 3 litros de salmoura, você precisará de 150 a 170 gramas de sal.

Lave e descasque os tubérculos, as folhas verdes e o aipo, pique o repolho e escalde por pelo menos 5 minutos. Em seguida, a mistura resfriada pode ser misturada com aipo picado e folhas verdes picadas, despejada com salmoura e pressionada com um peso leve para que o líquido a cubra completamente. O chucrute é inicialmente mantido aquecido e, após 2 a 3 dias, é transferido para um porão ou outro local fresco.

couve-rábano com ervas em uma jarra

Condições de armazenamento

Para quem tem uma adega espaçosa e bem conservada, armazenar couve-rábano fresca é uma boa ideia. A temperatura ideal para armazenar o vegetal é considerada entre 5 e 8 graus Celsius. Se as condições adequadas forem alcançadas, após a colheita, os vegetais são limpos, removendo-se qualquer sujeira, secos e só então armazenados em uma despensa. Após a colheita, a colheita é cuidadosamente colocada na areia ou pendurada.

O caldo de legumes precisará ser inspecionado periodicamente, removendo aqueles que estiverem começando a secar ou estragar para consumo. Se houver muitos, você precisará limpá-los e conservá-los, conservá-los em conserva ou congelá-los.

Uma pequena quantidade de couve-rábano deve ser ralada finamente e congelada em porções, sem ferver. Em poucas semanas, pode ser usada como tempero para sopas e pratos de carne.

couve-rábano em potes sobre a mesa

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata