- Dicas para conservar pepinos com cenouras e cebolas no inverno
- Como escolher os ingredientes
- Como fazer picles de pepinos, cenouras e cebolas em casa
- Preparando os ingredientes
- Colocamos vegetais em potes
- Pepinos em conserva com cenouras e cebolas
- Como servir o produto acabado
- Como e por quanto tempo os alimentos enlatados são armazenados?
Toda dona de casa tem algumas receitas de conservas de inverno na despensa. Pepinos crocantes são um deleite familiar favorito, até mesmo como aperitivo para a mesa de Natal. Para quem busca novos sabores, bem como para quem prefere receitas tradicionais e testadas e aprovadas, hoje vamos compartilhar... Como fazer deliciosos pepinos com cenouras e cebolas para o inverno.
Cenouras picadas finamente absorvem completamente o líquido da marinada, conferindo-lhes uma textura semelhante à dos pepinos. Isso acentua harmoniosamente o seu sabor. A cebola é uma adição agradável a esta combinação. Donas de casa que moram em apartamentos pequenos e não têm o espaço extra de um porão apreciarão o fato de os potes preparados poderem ser armazenados simplesmente em temperatura ambiente.
Dica! Use apenas pepinos pequenos. Eles são mais crocantes e suculentos.
Dicas para conservar pepinos com cenouras e cebolas no inverno
Para garantir uma conserva de vegetais saborosa e bem-sucedida, existem alguns pontos-chave a serem seguidos. Antes de enlatar, deixe os vegetais de molho em água fria por várias horas, ou durante a noite, se possível. Isso permitirá que absorvam a água e lhes dará uma crocância agradável. Se você comprar pepinos no mercado ou na loja, pergunte ao vendedor sobre variedades adequadas para conserva, não para saladas.
Não há problema em variar um pouco a receita. As quantidades dos ingredientes podem ser ajustadas de acordo com a preferência da sua família. Um pouco mais de folhas de raiz-forte dará ao aperitivo uma textura mais crocante; um pouco mais de raiz-forte realçará o sabor para quem aprecia um toque picante. Adicionar mostarda e estragão adicionará um aroma maravilhoso e um toque picante. Algumas folhas de carvalho deixarão os pepinos bem firmes.

Um dos segredos de uma boa dona de casa é adicionar algumas colheres de chá de vodca à marinada. Esse truque simples prolongará a validade do petisco sem afetar seu sabor.
Você pode escolher uma receita que não exija enlatamento. Nesse caso, basta usar potes com tampas reutilizáveis.
Após o enlatamento, coloque os potes em um local aquecido por 24 horas, embrulhados em um cobertor ou manta. Certifique-se de deixá-los de cabeça para baixo. Após a data de validade, guarde-os em um local designado, onde possam ser armazenados por até um ano.
Como escolher os ingredientes
Em primeiro lugar, escolha pepinos atraentes, que não sejam muito grandes, firmes e sem danos visíveis, ressecamento ou amarelamento. Os pepinos devem ter uma textura com espinhas. Cenouras e cebolas também não devem ser grandes — médias ou até pequenas são suficientes. Esses vegetais serão mais fáceis de trabalhar, descascar e cortar. Eles estarão mais saturados de suco e reterão melhor o sabor.
Como fazer picles de pepinos, cenouras e cebolas em casa
Existem muitas maneiras de fazer picles de pepino em casa. Todas são praticamente iguais, diferindo apenas no tamanho do recipiente, nas proporções dos ingredientes e na adição de temperos, ervas e especiarias.
Preparando os ingredientes
Pepinos podem ser fatiados, picados, ralados ou deixados inteiros. O sabor não muda; é tudo uma questão de preferência pessoal. O mesmo vale para cenouras. Elas podem ser apresentadas lindamente esculpidas em formas decorativas ou flores com uma faca. A textura do produto final varia dependendo disso. O alho geralmente é deixado inteiro ou, em casos extremos, prensado. O endro é colhido em ramos, cortado e picado, e as folhas são dobradas separadamente.

Colocamos vegetais em potes
É muito mais prático armazenar os vegetais em potes de um litro ou meio litro do que em recipientes maiores. Eles podem ser consumidos em poucos dias, sem risco de a salada estragar. A maneira como você organiza os vegetais não afeta o sabor da conserva; é também uma questão de hábito e preferência. É especialmente prático armazenar as fatias em fatias com cerca de um centímetro de espessura. Você pode colocá-las em camadas ou misturá-las.
Pepinos em conserva com cenouras e cebolas
Ao contrário da salga, que envolve a presença de uma solução salina, a conserva de pepinos requer a presença de vinagre, que é a base da marinada.
Existem muitas receitas de pepinos em conserva com cenoura, e compartilharemos uma das melhores, na nossa opinião. As quantidades listadas são baseadas em um pote de meio litro. Se preferir recipientes maiores, você pode calcular facilmente as quantidades necessárias. Antes de começar a conservar os pepinos, certifique-se de ter todos os ingredientes. Para um pote, você precisará do seguinte:
- Pepinos – 3 unidades (médios).
- Cenouras – 1 unidade (média).
- Guarda-chuva de endro – 1 peça.
- Alho – 2 dentes.
- Pimenta-do-reino (ervilhas) – 3 ervilhas.
- Pimenta vermelha – 2 anéis finos.
- Açúcar – 2 colheres de chá.
- Sal – 1 colher de chá.
- Vinagre de mesa 9% – 20 mililitros.

Lave bem os pepinos, prestando atenção especial às cavidades. Não deve haver sujeira ou poeira em nenhum lugar. Apare as bordas.
Lave e descasque as cenouras e enxágue-as novamente. Descasque o alho. Corte uma umbela do raminho de endro. Corte os pepinos e as cenouras em rodelas com pouco menos de um centímetro de espessura.
No nosso caso, estamos usando potes de meio litro, mas você também pode usar potes de um litro. Nesse caso, você precisará dobrar a quantidade de ingredientes. Vamos colocar os ingredientes em camadas.
- A camada inferior é composta de endro, alho, pimenta-do-reino e pimenta vermelha.
- Em seguida, adicione os pepinos e as cenouras cortados em círculos.
- Prepare a marinada. Ferva 200 ml de água, dissolva o sal e o açúcar, espere ferver novamente e, por fim, adicione o vinagre.
- Despeje a marinada no recipiente, tampe e coloque-a no fundo de um recipiente com água quente. Deixe ferver e cozinhe em fogo baixo por mais 10 minutos.
Dica! Coloque um pedaço de pano ou um guardanapo de pano no fundo da panela. Isso evitará rachaduras no pote.
- O toque final é enrolar os potes usando o método tradicional.

Como servir o produto acabado
Um acompanhamento tradicional para pepinos em conserva e salgados são batatas, cozidas, fritas ou de qualquer outra forma. Esses ingredientes combinam harmoniosamente e são os favoritos há gerações. Se desejar, você pode adicionar um molho como maionese, manteiga ou creme de leite aos pepinos, mas o prato fica delicioso mesmo sem ele. Este aperitivo é perfeito tanto para um jantar festivo quanto para uma refeição do dia a dia.
Como e por quanto tempo os alimentos enlatados são armazenados?
Vegetais enlatados podem ser armazenados por no máximo um ano em local fresco, longe da luz solar direta.
Armazene os ingredientes em um ambiente com baixa umidade. Caso contrário, há maior probabilidade de formação de mofo.












