- Peculiaridades da conserva de pimentas no estilo georgiano
- Os benefícios e contraindicações da pimenta
- Selecionando e preparando pimentões
- Métodos para preparar pimentas picantes no estilo georgiano
- Receita clássica
- Sem esterilização
- Pimentas fritas
- Marinado com mel
- pimenta armênia
- Como e por quanto tempo a pimenta pode ser armazenada?
Para quem gosta de comida apimentada, as pimentas são um ingrediente em muitos aperitivos, pratos de vegetais e carnes. Elas também podem ser preparadas para o inverno. Há muitas maneiras de usar pimentas tsitsak, marinadas para o inverno no estilo georgiano, que podem adicionar variedade ao seu cardápio durante a estação fria. Produtos em conserva alegrarão tanto as mesas de festas quanto as de jantar, tornando-se um prato favorito para toda a família. Além disso, esses aperitivos oferecem benefícios significativos à saúde.
Peculiaridades da conserva de pimentas no estilo georgiano
A culinária dos povos do Cáucaso é famosa por seus alimentos conservados, que ganham um sabor picante graças às especiarias, ervas aromáticas e pimentas.
Um aspecto fundamental da conserva de pimentas para o inverno é o cuidado ao mariná-las. A casca das pimentas é tão quente que o suco, se entrar em contato com as mãos, pode corroer feridas e causar irritação. É melhor usar luvas ao conservar pimentas, caso contrário, o suco quente pode entrar acidentalmente em contato com as mucosas dos olhos, nariz ou boca, causando uma sensação de queimação e uma reação alérgica grave.
Pimentões de várias cores são colhidos. O cozinheiro escolhe quais variedades serão colocadas no pote de marinada. O segredo é usar pimentões finos e longos, pois isso permitirá que marinem melhor. Pimentões maiores também são adequados para fatiar.
Você pode adicionar 1 ou 2 pimentões se quiser um toque picante. Tomates-cereja combinam bem com as vagens picantes.
Pimentas em conserva devem ser conservadas da mesma forma que outras frutas. Elas se conservam melhor em um pote esterilizado com tampa de metal.

Os benefícios e contraindicações da pimenta
É difícil imaginar muitos pratos de vegetais e carnes, sopas e saladas sem pimenta. A fruta contém uma alta quantidade de vitamina C, muito mais do que limões e groselhas negras. Também é rica em ferro, fósforo, betacaroteno, cumarina escopoletina e óleos essenciais. A pungência da fruta se deve ao alcaloide capsaicina.
Este vegetal picante é útil para pessoas com:
- miopia;
- aterosclerose;
- doenças respiratórias;
- insuficiência cardíaca;
- obesidade.
Quem prefere comida apimentada com pimenta está sempre de bom humor. O hormônio da felicidade presente nas vagens de pimenta aumenta a resistência ao estresse e fortalece o sistema imunológico.
As contra-indicações do produto incluem doenças do trato gastrointestinal e do fígado. O consumo excessivo de frutas picantes é prejudicial para idosos com hipertensão. Elas não devem ser consumidas por pessoas com alergias, nem por mulheres grávidas ou lactantes.

Selecionando e preparando pimentões
Escolher as vagens certas para conservar no inverno é crucial. A validade e o sabor da conserva dependem disso. Se você planeja conservar vagens inteiras, elas devem ser lisas, finas e ter de 3 a 5 centímetros de comprimento. Antes de colocá-las no pote, faça um corte na base. É melhor deixá-las com os talos presos, pois isso facilitará a remoção do pote.
Espécimes grandes devem ser cortados em anéis.
A cor dos vegetais não é particularmente importante. No entanto, uma combinação de pedaços vermelhos, verdes e amarelados fica linda na marinada.
Antes de marinar, é preciso remover a pungência do produto. Nesse caso, manter as vagens em água fria por 24 horas ou escaldá-las com água fervente por 10 minutos ajudará.

Métodos para preparar pimentas picantes no estilo georgiano
Existem várias maneiras de marinar vagens quentes para o inverno. Você pode:
- basta despejar a marinada sobre as vagens;
- com ou sem esterilização para preparar o produto;
- Frite o pimentão antes de marinar;
- adicione mel ao pote com cicak;
- fermentar as frutas picantes.
Todos os produtos enlatados feitos com tsitsak picante são originais e vão decorar qualquer mesa, acrescentando um toque de sofisticação e elevando o astral.
Receita clássica
Para preparar pimentões marinados para o inverno de acordo com a receita georgiana, você precisa tomar por litro de água:
- várias vagens vermelhas e verdes pesando um total de 100 gramas;
- algumas ervilhas de pimenta da Jamaica;
- 1 colher de sopa de sal;
- 2 colheres de sopa de açúcar;
- 50 mililitros de vinagre;
- água cerca de 1 litro.

Para as vagens, você precisará de um frasco de vidro de 70 ou 100 ml. Lave bem o frasco e escalde-o com água fervente. Feche bem as vagens e despeje água fervente sobre elas. Após 5 a 10 minutos, escorra a água. Agora é hora de adicionar os ingredientes da marinada: pimenta-da-jamaica, açúcar e sal. Deixe ferver e cozinhe em fogo baixo por mais 5 a 7 minutos. Retire do fogo e adicione vinagre a 9%. Despeje o líquido quente sobre as vagens. Esterilize os frascos no vapor por 5 a 10 minutos. Após a selagem, feche bem as tampas.
Na culinária georgiana, há outra receita em que frutas quentes são cozidas em uma marinada com dentes de alho. Os vegetais são então colocados em potes e cobertos com salmoura quente. A marinada ficará mais saborosa se você adicionar coentro, folhas de louro e aipo.
Sem esterilização
Outro método simples para conservar tsitsak picante é frequentemente usado. Para prepará-lo, leve:
- 2 colheres de sopa de sal;
- um pouco mais de açúcar - 3 colheres;
- 9% de vinagre - 100 mililitros por 1 litro de água;
- especiarias: louro, endro, ervilhas-da-jamaica, sementes de mostarda.
Coloque os pimentões e os temperos em um recipiente e despeje água fervente sobre eles. Despeje a água em uma panela e prepare a marinada. Adicione o vinagre no final. Despeje a água fervente sobre os pimentões nos recipientes.
O tsitsak é rápido de preparar e armazenado na geladeira sob tampas de náilon.

Pimentas fritas
Assar as pimentas previamente as tornará menos picantes. Elas também ficarão mais saborosas marinadas. Para preparar tsitsak frito para o inverno, use 15 pimentas médias:
- até 5 colheres de sopa de açúcar;
- de 70 a 100 mililitros de vinagre a 9%;
- cabeça de alho;
- um maço de salsa.
Para fritar, coloque o máximo de óleo vegetal possível na panela para que o pimentão flutue nele. Assim que a panela estiver quente, coloque os pimentões preparados. É melhor furá-los em vários pontos com um garfo para evitar que quebrem com o fogo alto.
Retire as vagens fritas com uma escumadeira, deixando escorrer o excesso de óleo. Coloque as vagens em uma panela. Misture o óleo da panela com o açúcar, o alho amassado e o vinagre. Despeje a mistura sobre as vagens quentes, deixando-as em infusão por 24 horas.
As vagens são então colocadas em potes de um litro pré-esterilizados. Após despejar a mistura aromática, pode sobrar algum espaço no pote, então você precisará de água fervente. Os potes são lacrados e, após esfriarem, armazenados.
Marinado com mel
O vinagre de maçã é ideal para marinadas com mel. Para fazer a marinada, você precisará de 1 xícara de:
- 2 colheres de sopa de mel;
- uma colher de sal grosso.
Após a fervura, a marinada é despejada sobre as vagens, que são colocadas em potes. Este produto em conserva é considerado muito saboroso e conserva-se bem na geladeira, sem precisar ser fechado.

pimenta armênia
Para este prato, o tsitsak é usado jovem. Para prepará-lo, você precisará de:
- 3 quilos de vagens verdes;
- 250 gramas de alho;
- óleo vegetal - 350 mililitros;
- 2 maços de salsa;
- meio litro de vinagre de maçã;
- sal - 100 gramas.

Depois de lavar os pimentões, corte-os levemente e coloque-os em uma tigela grande. Adicione salsa picada, dentes de alho amassados e sal. Misture e deixe os pimentões descansarem por 24 horas. Em seguida, asse os pimentões e coloque-os em potes. Esterilize os potes e feche-os.
Você pode cobrir as vagens em conserva com um peso, despejando salmoura sobre elas. Após 5 a 10 dias de fermentação, as vagens começarão a amarelar. Em seguida, transfira-as para potes, colocando-as primeiro em uma peneira para escorrer o excesso de líquido. Embale bem as vagens nos potes, certifique-se de esterilizá-las e, em seguida, feche-as.
Como e por quanto tempo a pimenta pode ser armazenada?
Guarde as pimentas em conserva em local fresco e escuro. Um porão, uma varanda envidraçada ou uma adega são adequados. Você também pode guardar os potes em um armário, mas mantenha-os longe de radiadores e aquecedores. As pimentas em conserva podem ser consumidas em até 2 anos. Após aberta, mantenha a lata refrigerada. Não é recomendado manter o produto aberto por mais de um mês.
É benéfico adicionar vagens em conserva a pratos de carne e aperitivos de vegetais. Elas adicionam um sabor picante a kebabs, molhos e sopas.












