- Quais variedades de tomate são melhores para escolher?
- Preparação correta para preservação
- Versão clássica
- Enlatado em potes
- Uma maneira rápida de preparar sem esterilização
- Receitas de tomate verde armênio
- Apimentado com pimenta
- Levemente salgado com ervas e alho
- Com repolho
- Com páprica
- Recheado com cebolas
- Em conserva
- Marinados no próprio suco
- Armazenamento adequado de conservas de tomate para o inverno
A culinária caucasiana oferece uma grande variedade de receitas para todos os gostos e bolsos, mas há certos pratos que são universalmente apreciados. Um deles é o tomate ao estilo armênio para o inverno. Há diversas receitas para este prato. Oferecemos diversas opções para o preparo das conservas e algumas dicas para cozinheiros iniciantes sobre como escolher os vegetais e armazená-los corretamente.
Quais variedades de tomate são melhores para escolher?
Para conservas, escolha variedades de tomate firmes com baixo teor de suco, preferindo frutos verdes e imaturos. O formato do fruto deve ser alongado, oblongo ou em forma de ameixa, com casca firme. Isso é necessário para evitar que os vegetais percam a forma sob pressão e altas temperaturas.
As seguintes variedades são ideais para esta receita:
- Creme;
- Laura;
- iguaria de Moscou;
- Niágara;
- Em forma de pimenta;
- Troika siberiana.
Ao escolher vegetais para conservar, preste atenção à aparência deles: eles devem estar frescos, sem danos ou amassados.

Preparação correta para preservação
Para conservar os vegetais adequadamente, não basta seguir cegamente o passo a passo da receita. É importante prestar atenção ao preparo dos vegetais, à esterilização dos potes e à esterilização dos ingredientes:
- os produtos são lavados em água corrente;
- os vegetais de raiz são descascados, os pimentões são semeados e os talos são removidos;
- Os potes e as tampas são lavados com sabão em pó, as áreas particularmente sujas são lavadas com soda e esterilizadas.
Atenção! A esterilização dos utensílios utilizados é obrigatória.

Versão clássica
O método clássico dispensa a adição de vinagre — ervas e alho auxiliam no processo de fermentação. Uma receita particularmente popular é a receita clássica e deliciosa da mulher armênia para tomates.
Para preparar a preparação você vai precisar de:
- um quilo e meio de tomates;
- dois litros e meio de água;
- cento e vinte gramas de sal;
- seis dentes de alho;
- algumas pimentas;
- um maço de coentro e salsa;
- algumas folhas de manjericão;
- três folhas de louro.

Ervas, alho e pimenta preparados são picados e misturados até obter uma mistura homogênea. Os tomates são cortados longitudinalmente, deixando uma das pontas intacta. O recheio picante é colocado no corte. Os vegetais são colocados em uma garrafa pré-esterilizada. Sal e especiarias são adicionados à água, levada à fervura e resfriada à temperatura ambiente.
Despeje a salmoura resfriada sobre os vegetais, prendendo a camada superior com palitos de madeira ou uma tampa de plástico. Coloque a garrafa em um local quente e escuro por três dias. Guarde a mistura na geladeira ou no porão.
Enlatado em potes
Para preparar tomates ao estilo armênio para o inverno, você precisará de vinagre, que ajudará a conservar as conservas por muito tempo.
Para preparar cinco quilos do prato você vai precisar de:
- trezentos gramas de alho;
- dez pedaços de pimenta;
- meio litro de água;
- trezentos e cinquenta gramas de vinagre (de maçã ou de vinho);
- um quilo de verduras.
O processo de preparo é semelhante ao anterior. Encha os potes esterilizados com salmoura e vinagre e deixe-os esterilizar por quinze minutos a partir do momento em que a água ferver. Após a esterilização, feche os potes com tampas de lata e coloque-os em um local aquecido para esfriar.

Uma maneira rápida de preparar sem esterilização
Algumas pessoas não gostam do incômodo de esterilizar alimentos enlatados; um método rápido resolverá o problema:
- os vegetais são colocados em garrafas esterilizadas, cheias de água fervente e deixadas para aquecer por dez a quinze minutos;
- ao mesmo tempo, ferva a água com a adição de sal e temperos para a marinada;
- Após o tempo especificado, retire o líquido e despeje a salmoura fervente sobre os vegetais, adicionando o vinagre.
As garrafas são fechadas com tampas de lata e colocadas em um lugar quente para esfriar.
Receitas de tomate verde armênio
Para esta receita você precisará preparar:
- dois quilos de tomates verdes;
- algumas cenouras e pimentões doces;
- um pedaço de pimenta e uma cabeça de alho;
- raiz-forte (raiz);
- verduras (endro, salsa, coentro);
- um litro de água;
- cinquenta gramas de sal;
- vinagre - algumas colheres de sopa.
Legumes de raiz descascados e lavados, pimentões, raiz-forte e alho são picados e misturados com ervas. Todos os ingredientes são misturados até obter uma mistura homogênea. Os tomates são cortados transversalmente e recheados com a mistura de vegetais, sendo então colocados em recipientes esterilizados. Sal é adicionado à água fervente e fervido por vários minutos. Os frascos são preenchidos com a marinada fervente, vinagre é adicionado e os frascos são esterilizados por dez minutos. Após esse tempo, os frascos são cobertos com tampas de lata e lacrados.

Apimentado com pimenta
Para fazer tomates picantes, recheie os tomates marrons preparados com uma mistura de alho, pimenta e ervas, coloque-os em potes e despeje a marinada (dissolva uma colher de sopa de sal em um litro de água e adicione uma colher de sopa de vinagre após ferver). Esterilize os potes cheios por quinze minutos e feche bem.
Levemente salgado com ervas e alho
Tomates armênios levemente salgados são perfeitos para quem não gosta de alimentos muito salgados. Para este picles, as tampas dos tomates são cortadas e os caroços são retirados com uma colher. A polpa removida é misturada com alho, pimenta e ervas (picadas finamente), e o recheio é usado para preencher as cavidades dos tomates. Os barris recheados são cobertos com as tampas e colocados em um recipiente, coberto com salmoura fria e deixados por três dias sob pressão. O prato é armazenado em local fresco.

Com repolho
Os tomates armênios são servidos como um prato independente, recheados com vários vegetais.
Para um prato recheado com repolho você vai precisar de:
- esfregue o repolho picado com sal;
- pique finamente as ervas, o alho e a pimenta e misture com o repolho;
- retire as tampas dos tomates e retire a polpa;
- recheie os tomates com a mistura de vegetais e coloque em uma garrafa;
- pique finamente a polpa, misture com alho picado e adicione à garrafa cheia;
- encher com salmoura e deixar sob pressão por 24 horas.
Você receberá um prato picante original.
Com páprica
A receita de páprica é preparada de forma semelhante à anterior. A páprica é semeada e descascada, picada finamente e combinada com ervas e alho. A mistura resultante é inserida nas cavidades dos vegetais.

Recheado com cebolas
Para preparar, você precisará de óleo vegetal e rodelas de cebola. Recheie os tomates como descrito acima, coloque-os em potes e polvilhe com rodelas de cebola. Despeje a salmoura sobre os potes cheios, adicione vinagre e óleo vegetal e esterilize por dez minutos. Feche os potes e coloque-os em um local aquecido para esfriar.
Em conserva
Para obter tomates em conserva, o produto preparado é preenchido com salmoura fria e deixado sob pressão por três dias, depois baixado para a adega para amadurecer.

Marinados no próprio suco
Escalde e descasque os tomates, coloque-os em um recipiente, misturados com dentes de alho, ervas, sal e especiarias. Esterilize os recipientes por trinta minutos, adicione vinagre e feche bem.

Armazenamento adequado de conservas de tomate para o inverno
Tomates em conserva ao estilo armênio com vinagre podem ser armazenados em temperatura ambiente por dezoito meses. Os tomates em conserva devem ser armazenados em temperaturas de até 8 °C (46 °F). Armazene em local seco e ventilado, protegido da luz solar direta.
Depois de estudar as receitas, qualquer dona de casa encantará sua família e convidados com um prato original em qualquer época do ano.












