- Dicas para escolher maçãs para marmelada de maçã caseira
- Preparando recipientes para guloseimas
- Receitas deliciosas de marmelada de maçã para o inverno
- Método de cozimento tradicional
- Com gelatina
- Marmelada em folhas
- Maçã-limão
- Vamos preparar uma guloseima sem açúcar
- Marmelada caseira de maçã e ameixa no micro-ondas
- Fazendo uma preparação de inverno com ágar-ágar
- Receita rápida para panela elétrica
- Cozinhar marmelada de maçã no forno
- Doce de maçã e pêra
- Preparação do bagaço de maçã
- Termos e condições de armazenamento
Depois de fazer sua própria marmelada, você pode armazená-la por muito tempo e saborear esta delícia regularmente. A marmelada de maçã caseira para o inverno é feita sem conservantes e corantes artificiais, o que a torna uma delícia saudável. Ao adicionar ingredientes adicionais à receita tradicional, você pode descobrir novos sabores e conservas.
Dicas para escolher maçãs para marmelada de maçã caseira
Ao preparar marmelada, não faz diferença se você usa maçãs duras e maduras ou macias e muito maduras. O principal requisito é que esteja maduro e sem sinais de podridão. Não há requisitos específicos quanto à variedade, mas vale lembrar que frutas ligeiramente ácidas têm mais pectina natural e gelificam mais rápido. Essas variedades incluem Gloucester, Royal Gala e Saffron.
Preparando recipientes para guloseimas
Recipientes de vidro são os mais usados para armazenar a guloseima. Para garantir o armazenamento a longo prazo e evitar que estrague, esterilize os recipientes com antecedência.
Para isso, coloque uma peneira de metal sobre uma panela com líquido e coloque o recipiente de cabeça para baixo em cima.
Quando a água ferver, o vapor envolverá o recipiente e a esterilização levará cerca de 15 minutos. Outro método comum de esterilização é assar os potes no forno a 160 graus Celsius após a lavagem.
Receitas deliciosas de marmelada de maçã para o inverno
A geleia de maçã pode ser feita com uma variedade de receitas, cada uma com seu próprio processo e lista de ingredientes. A escolha da receita certa deve se basear em suas preferências pessoais de gosto e habilidades culinárias.

Método de cozimento tradicional
O método mais simples e comum de fazer geleia de frutas é a versão clássica. A receita leva os seguintes ingredientes:
- 1 kg de maçãs;
- 600 g de açúcar;
- 500 ml de água;
- uma pitada de canela.
Vários temperos de confeitaria, como raspas de limão, anis e gengibre, podem ser usados como ingredientes adicionais. Também é permitido excluir completamente os temperos da receita para atingir o sabor natural do produto.

Depois de preparados os ingredientes, a marmelada é feita da seguinte forma:
- As frutas são lavadas, os caroços são removidos e descascados. Em seguida, são cortadas em pequenos cubos ou fatias.
- Coloque as maçãs picadas em uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo baixo até formar um purê. Mexa constantemente com uma espátula de madeira para evitar que a mistura grude no fundo.
- Na metade do processo, a mistura é retirada do fogão, resfriada e passada por uma peneira, após o que o cozimento é retomado.
- Adicione o açúcar e os temperos aos poucos, mexendo sempre. Quando a mistura começar a se soltar do fundo da panela, você estará pronto para terminar de cozinhar.
- A iguaria viscosa é colocada em potes esterilizados da mesma forma que a geleia, hermeticamente fechados com tampas e guardados para armazenamento.
Com gelatina
O tratamento térmico prolongado durante o cozimento reduz as propriedades benéficas da marmelada, por isso vale a pena considerar uma receita que reduza o tempo de cozimento.

Para engrossar a mistura mais rápido, adicione gelatina comestível, que deve ser preparada com antecedência da seguinte maneira:
- a gelatina é misturada com uma pequena quantidade de água fria e deixada para inchar por 30-40 minutos;
- quando a mistura inchar, ela é aquecida em banho-maria até que toda a substância esteja dissolvida, mas não deixe ferver;
- a solução preparada é adicionada à mistura de maçã quente, preparada de acordo com a receita clássica de marmelada, e bem misturada;
- A iguaria resultante é colocada em potes ou deixada para esfriar e depois embalada em pergaminho.
Marmelada em folhas
A receita de marmelada laminada exige primeiro o preparo da iguaria de acordo com a receita clássica.

A preparação adicional tem uma série de nuances:
- Ao final do cozimento, a mistura não é despejada em recipientes, mas sim em uma assadeira forrada com papel-manteiga. Alise a superfície da mistura batida e coloque a assadeira no forno.
- Aqueça a guloseima a 90-100 graus Celsius por algumas horas. É aceitável deixar a porta do forno aberta 1 cm durante o cozimento.
- A marmelada é deixada no forno com a porta ligeiramente entreaberta até esfriar completamente e, em seguida, seca por 24 horas em temperatura ambiente. Assim que uma crosta se forma na superfície, a camada é virada, reaquecida no forno e seca.
- O produto preparado é cortado em fatias e servido ou guardado para armazenamento.
Maçã-limão
Adicionar limão à receita de preparo desta iguaria lhe confere uma acidez leve e agradável.

Para fazer marmelada de maçã e limão, siga alguns passos simples:
- Corte os limões ao meio no sentido do comprimento, depois em fatias finas e retire as sementes. Deixe as fatias de limão de molho em 2 a 3 xícaras de água e deixe de um dia para o outro.
- Depois que os limões estiverem embebidos em água, leve a mistura ao fogo para ferver e continue cozinhando por 10 minutos, até que a casca esteja macia.
- As maçãs são retiradas do miolo, cortadas em fatias e adicionadas à mistura de limão junto com o açúcar.
- Misture os ingredientes e leve a mistura para ferver, reduza o fogo e continue cozinhando por meia hora. Você pode avaliar o ponto pela consistência da mistura.
Vamos preparar uma guloseima sem açúcar
Para a receita sem açúcar, descasque as maçãs, corte-as em fatias e leve ao micro-ondas por 6 a 7 minutos. Enquanto isso, dissolva a gelatina em água quente. Após retirar as maçãs do micro-ondas, bata-as no liquidificador e adicione a gelatina dissolvida.
A mistura resultante é despejada em formas e colocada na geladeira para endurecer. Esse processo normalmente leva de 30 minutos a uma hora. A marmelada pronta pode ser polvilhada com açúcar de confeiteiro ou mergulhada em chocolate.

Marmelada caseira de maçã e ameixa no micro-ondas
Maçãs picadas finamente podem ser misturadas com ameixas sem caroço para fazer uma delícia. Coloque os ingredientes em uma tigela, polvilhe com açúcar e leve ao micro-ondas em potência alta por 20 minutos. Mexa várias vezes durante o processo de aquecimento. Em seguida, cozinhe por mais 20 minutos em potência média. Por fim, reduza a potência para baixa e continue cozinhando por mais 10 a 15 minutos.

A mistura quente é transferida para uma assadeira ou forma de plástico e deixada secar por 24 horas. A camada é cortada em pedaços e armazenada ou consumida imediatamente.
Fazendo uma preparação de inverno com ágar-ágar
Para cada 500 ml de purê de maçã, use 1,5 a 2 colheres de sopa de ágar-ágar. Adicione 80 ml de água ao espessador e deixe descansar por 15 minutos. Enquanto isso, cozinhe a mistura de frutas no fogão com o açúcar. Assim que o açúcar estiver dissolvido, despeje o ágar-ágar no purê e continue fervendo por 2 a 3 minutos, mexendo regularmente. Coloque a marmelada em uma forma e deixe secar por algumas horas.

Receita rápida para panela elétrica
Para cozinhar em uma panela elétrica, pique as maçãs finamente, coloque-as na tigela e cozinhe por 50 minutos em fogo baixo. Em seguida, bata a mistura no liquidificador e retorne à panela elétrica por 40 minutos. Adicione o açúcar e os temperos e continue cozinhando por mais 1 hora e meia, mexendo ocasionalmente.
Cozinhar marmelada de maçã no forno
Para preparar esta delícia assada, ferva a mistura de maçã, bata no liquidificador e coe com uma peneira. Coloque o purê resultante em uma assadeira e leve ao forno por 2 horas de cada lado a 100 graus Celsius.

Doce de maçã e pêra
A marmelada com pera pode ser feita seguindo a receita clássica. As peras e as maçãs são descaroçadas, descascadas e picadas finamente, sendo então preparadas de acordo com a receita tradicional.
Preparação do bagaço de maçã
Eu passo a polpa por uma peneira para remover as cascas e sementes. A mistura resultante é misturada com açúcar e fervida até formar uma consistência espessa. O produto é seco por 1 a 2 dias e cortado em fatias.

Termos e condições de armazenamento
Dependendo da receita, a marmelada pode ser armazenada por 1 a 3 meses. Se congelada, o produto tem prazo de validade ilimitado. Imediatamente após o cozimento, o petisco pode ser colocado em recipientes de vidro esterilizados e, após esfriar, enrolado com tampas. As camadas de sobremesa podem ser embrulhadas em papel manteiga. Guarde na geladeira ou no freezer.











