- Os meandros da preparação da geleia de damasco para o inverno
- Selecionando e preparando frutas
- Capacidade necessária
- Métodos para fazer geleia de damasco
- Receita clássica
- Vamos cozinhar rapidamente usando a receita "Cinco Minutos"
- Preparação com gelatina
- Sortido com laranja
- Com pêssegos e gengibre no champanhe
- Receita de Damasco Seco
- Gelatina de damasco sem gelatina para o inverno
- Geleia e compota de damasco
- Como e por quanto tempo armazenar o prato?
Receita de geleia de damasco fresca para o inverno — uma delícia perfumada de laranja que adultos e crianças vão adorar. É uma verdadeira bomba de vitaminas que fortalecerá seu sistema imunológico e ajudará a combater resfriados durante a estação fria. Se você está cansado da geleia de damasco comum, pode incrementar o sabor com laranja, pêssego, gengibre ou frutas secas.
Os meandros da preparação da geleia de damasco para o inverno
É importante escolher o tipo certo de damasco; só assim a geleia ficará deliciosa, aromática e com a textura perfeita. Para fazer esta sobremesa, escolha damascos maduros e de cores vibrantes. A polpa deve ser suculenta. Você pode colhê-los na estação, no seu próprio jardim, ou comprá-los no mercado. Mas, no último caso, vale a pena examinar cuidadosamente a casca e perguntar se as árvores foram pulverizadas com alguma coisa antes da colheita.
Damascos não contêm pectina suficiente. Portanto, para fazer geleia, você precisa de ingredientes gelificantes adicionais. Estes incluem:
- ágar-ágar;
- gelatina;
- pectina;
- geofixação.
Geleia de damasco feita apenas com damascos é deliciosa, assim como uma combinação de outros ingredientes. Hortelã, laranjas, limões e pêssegos são comumente adicionados.
Selecionando e preparando frutas
A escolha dos damascos deve ser feita com o máximo cuidado. A fruta deve ser:
- suculento;
- denso;
- não forrado;
- tamanho médio;
- não muito maduro.

Lave bem as frutas e escorra em uma peneira. Remova sementes ou talos. Algumas receitas exigem descascar, enquanto outras podem ser usadas como estão. Para as receitas que exigem um liquidificador, você pode deixar a casca, pois o liquidificador triturará demais as frutas.
Capacidade necessária
Ao conservar geleia líquida, escolher o recipiente certo não precisa ser um grande problema. É simples: você pode usar qualquer pote, mas esterilize-o primeiro. Para geleia, potes menores e mais achatados são os melhores. Se você não for conservar a geleia para o inverno, pode usar um recipiente de plástico comum.
O principal é que o material seja ecologicamente correto e não tenha cheiro químico desagradável.
Primeiro, lave bem os potes com uma solução de bicarbonato de sódio e detergente. Em seguida, enxágue-os com água fria e esterilize-os. Você pode usar um micro-ondas, uma chaleira elétrica ou um forno comum para essa finalidade — tudo depende do número de potes e do tamanho deles. Coloque a gelatina em um pote seco e esterilize as tampas em água fervente por 10 minutos.

Métodos para fazer geleia de damasco
Escolha a receita que você gosta.
Receita clássica
Até um cozinheiro iniciante pode fazer esta receita clássica e simples. Você vai precisar de:
- 1 quilo de damascos;
- 250 mililitros de água;
- 500 gramas de açúcar granulado.
A fruta é cuidadosamente inspecionada em busca de manchas podres ou marrons. Estas são sempre removidas, mesmo que a geleia seja transformada em purê. Os caroços são removidos.

Cubra as metades de damasco com água e cozinhe em fogo baixo por 10 minutos. Assim que a fruta estiver ligeiramente macia, transfira-a para uma peneira para escorrer o excesso de água.
Moa os ingredientes amolecidos usando seu método preferido. Você pode usar um moedor de carne, processador de alimentos, liquidificador ou até mesmo uma batedeira potente. Mas se você não tiver um eletrodoméstico desses, não tem problema. Você pode simplesmente passá-los por uma peneira.
Transfira a mistura para uma panela de fundo grosso e leve novamente ao fogo baixo. Adicione todo o açúcar de uma só vez. Desta vez, continue mexendo até a mistura reduzir pela metade.
Cada cozinheiro pode determinar a quantidade de açúcar a ser usada. Algumas variedades de damasco já são bastante doces, então é necessário muito menos açúcar granulado, caso contrário, a doçura irá sobrepujar o sabor frutado. No entanto, se os damascos estiverem duros e azedos, você pode aumentar a quantidade.

Verificar se a geleia está pronta é bem simples. Pegue um pires e coloque uma pequena gota da mistura com uma colher. Se não se espalhar ou mudar de formato com o tempo, a geleia está pronta. Retire do fogo e feche bem em potes quentes com tampa de metal.
Vamos cozinhar rapidamente usando a receita "Cinco Minutos"
A série de receitas "Cinco Minutos" permite que a dona de casa crie facilmente deliciosas preparações de inverno. Geleia de damasco Você também pode fazer desta forma, e para isso você precisará de:
- 1 kg de ingrediente principal;
- 600 gramas de açúcar granulado;
- Pacote de 25 gramas de gelatina;
- 10 mililitros de água.
Primeiro, bata a fruta no liquidificador ou moedor. Misture imediatamente com o açúcar e leve ao fogo. Ao contrário da receita clássica, aumente o fogo para alto. Cozinhe por exatamente 5 minutos, mexendo sempre e retirando a espuma. Deixe esfriar completamente. Repita o processo mais duas vezes. Na última porção, adicione gelatina ou ágar-ágar (um substituto natural) dissolvido em água. Feche os potes imediatamente.

Preparação com gelatina
Esta preparação à base de gelatina é bastante rápida e fácil de preparar. Você precisará de:
- 1 quilo de damascos;
- 1 quilo de açúcar;
- dois pacotes de gelatina (cerca de 40 gramas);
- água morna fervida.
A gelatina é dissolvida em água morna. É importante mexer bem para evitar que grude nas laterais. Adiciona-se um pouco de açúcar. A fruta é amassada usando qualquer método conveniente. Misture tudo, leve ao fogo e cozinhe em fogo baixo por cinco minutos. Depois, deixe esfriar completamente. Repita o processo mais uma vez. Os potes são então fechados ainda quentes.

Sortido com laranja
O Sortido de Laranjas é uma preparação inusitada que vai te surpreender com seu aroma cítrico. Você vai precisar de:
- 1 quilo de damascos;
- 2 laranjas grandes;
- 1,4 quilos de açúcar granulado;
- a quantidade necessária de ágar-ágar ou gelatina.
A receita é geralmente padrão. No entanto, para decorar, reserve alguns pedaços de casca de laranja e pique-os finamente na mistura. Você pode ferver até virar uma geleia ou adicionar gelatina ou um substituto natural de gelatina imediatamente.

Com pêssegos e gengibre no champanhe
Esta é uma sobremesa deliciosa e incomum que pode até ser servida em uma mesa festiva. Apesar do nome pomposo, é bem simples de preparar, então até um cozinheiro iniciante consegue. Você vai precisar de:
- 5 damascos grandes;
- 1 pedaço de abacaxi fresco;
- 4 pêssegos, médios, suculentos;
- 1 garrafa de champanhe de qualidade;
- 20 gramas de raiz de gengibre;
- 1 pedaço de pimentão vermelho;
- 7 colheres de sopa de açúcar granulado;
- pacote de espessante.
Os passos para seguir esta receita podem parecer confusos, mas só até você realmente provar esta delícia.

Então, pegue uma fruta ligeiramente verde, lave-a e retire os caroços. Em seguida, corte-a em cubos pequenos. Enquanto isso, despeje água fervente sobre a gelatina e deixe-a hidratar. Lave o gengibre e o pimentão vermelho e pique-os em pedaços pequenos.
Abra o champanhe e despeje em uma panela pequena. Adicione o açúcar, a pimenta e o gengibre. Cozinhe em fogo baixo por no máximo 4 minutos. É importante que o champanhe seja fresco e sem sabor. Caso contrário, pode ficar amargo.
Em seguida, misture o champanhe com a gelatina e mexa bem. Despeje sobre as frutas e coloque em forminhas bonitas na geladeira para firmar. Na hora de servir, você pode decorar com chantilly ou mousse.

Receita de Damasco Seco
A geleia de damasco seco é incrivelmente aromática, rica e vibrante. Você vai precisar de:
- 250 gramas de damascos secos, suculentos e macios;
- 250 gramas de damascos;
- 750 mililitros de água fervida;
- 120 gramas de açúcar;
- meio limão;
- ágar-ágar solto.

Primeiro, prepare o espessante conforme descrito na receita. Lave bem os damascos secos, coloque-os em uma assadeira e deixe secar por pelo menos 10 minutos. Em seguida, cozinhe-os junto com os damascos em fogo baixo até amolecerem completamente. Adicione o suco de meio limão e retire do fogo.
Coe em uma peneira ou use um liquidificador ou moedor de carne. Adicione açúcar e especiarias (canela ou baunilha são boas opções), volte ao fogo e cozinhe em fogo baixo por mais meia hora. Adicione um espessante e deixe esfriar em temperatura ambiente. Em seguida, coloque na geladeira na prateleira de baixo.
Gelatina de damasco sem gelatina para o inverno
Fazer geleia de damasco sem gelatina leva bastante tempo. É feita com ingredientes comuns, mas você precisará de um pouco mais de açúcar (150-200 gramas, dependendo da doçura inicial dos ingredientes). Primeiro, ferva a mistura por 30 minutos, deixe esfriar, depois ferva por 40 minutos e deixe esfriar novamente. Durante o último, terceiro cozimento, a qualidade do espessamento é verificada.

Geleia e compota de damasco
Você precisa levar:
- um copo de geleia;
- 200 ml de água;
- 2 colheres de chá de gelatina.
Não há dificuldades: dissolva a gelatina, misture a geleia com água, dilua o espessante, espere esfriar e leve à geladeira.
Como e por quanto tempo armazenar o prato?
A geleia que não for destinada ao armazenamento no inverno deve ser armazenada por no máximo 3 dias. Armazenada em potes com tampas de metal, ela pode ser conservada por até um ano, ou no máximo 1,5 ano.











