- Peculiaridades da preparação do adjika de tomate
- Selecionando e preparando tomates
- As receitas de adjika mais deliciosas
- Método de cozimento clássico
- Adjika crua "Ogonyok" feita de tomate e alho sem cozinhar
- Estamos preparando um aperitivo de tomates, pimentões e cenouras.
- Um molho picante feito de tomates, alho e pimentas
- Tempero incrivelmente delicioso para berinjela
- Receita com alho e raiz-forte
- Uma preparação inusitada com maçãs
- Adjika "Posadskaya"
- Receita deliciosa de lamber os dedos
- Adjika caseiro sem vinagre
- Uma receita simples sem enlatados
- Em abkhaziano
- Adjika em uma multicozinha
- Condições e duração de armazenamento
Aperitivos apimentados de vegetais são um prato favorito nas mesas de feriados em nosso país. Um prato tradicional georgiano, o adjika, um aperitivo apimentado de tomate, é um complemento saboroso para pratos de carne e diversos acompanhamentos. Há muitas variações deste aperitivo de tomate, com cada chef adicionando seu próprio ingrediente "secreto". Os métodos de preparo também variam. Vamos explorar algumas receitas inusitadas para este aperitivo georgiano.
Peculiaridades da preparação do adjika de tomate
Para criar um aperitivo delicioso em casa, é importante seguir a receita e as proporções dos ingredientes corretamente. Chefs experientes têm seus próprios truques e segredos para criar um aperitivo picante e saboroso. Aqui estão algumas regras para criar o petisco de tomate mais delicioso e saboroso:
- É melhor cozinhar adjika no verão com produtos que absorveram sol e vitaminas.
- Os pimentões devem ter uma espessura de parede de pelo menos 7 milímetros; é aconselhável usar variedades vermelhas.
- Para reduzir o picante do lanche, retire as sementes da pimenta.
- Dê preferência ao sal com cristais grandes, sem iodo.
- O tempero secreto é utskho-suneli.
- Moa ervas, especiarias e vegetais manualmente.
Atenção! Tradicionalmente, este prato era feito sem tomates, pimentões, cenouras ou maçãs.

Selecionando e preparando tomates
Antes de preparar um molho perfumado, é necessário selecionar os vegetais colhidos ou comprados.
Os tomates devem ser suculentos, maduros e frescos, sem sinais de podridão ou machucados, devem ter cheiro agradável e ter o mesmo tamanho.
As receitas de adjika mais deliciosas
Adjika pode ser feito sem tomate. Existem inúmeras variedades deste saboroso petisco. O adjika de tomate é tipicamente preparado para o inverno. Vamos explorar as mais conhecidas e populares, incluindo receitas com métodos de preparo inusitados.

Método de cozimento clássico
O tradicional adjika vermelho é usado como acompanhamento para temperar pratos de carne, adicionando um sabor picante ao prato principal. Ingredientes:
- Pimenta malagueta - 500 gramas.
- Utskho-suneli.
- Sal grosso - a gosto.
- Alho descascado - 5 cabeças médias.
- Coentro moído.
As pimentas são bem lavadas. Se você estiver usando pimentas frescas e suculentas, lavá-las é suficiente. Pimentas secas devem ser deixadas de molho em água fervente por 60 minutos antes de cozinhar. Todos os ingredientes devem ser triturados, removendo primeiro as pequenas sementes das pimentas. Um processador de alimentos ou liquidificador pode facilitar esse processo.
A mistura preparada de tempero aromático é colocada em pequenos potes de vidro lavados e esterilizados com água fervente.
O molho clássico é o acompanhamento perfeito para um sanduíche.

Adjika crua "Ogonyok" feita de tomate e alho sem cozinhar
A marca registrada do Ogonyok é seu método de preparo. O preparo não requer fogão. Todos os vegetais são usados crus; não é necessário cozinhar. Ingredientes necessários:
- Tomates vermelhos.
- Alho descascado.
- Pimenta malagueta.
- Pimentões com espessura de parede de pelo menos 7 milímetros.
- Sal cristalino grosso não iodado.
- Utskho-suneli.
Os ingredientes são selecionados e lavados, e as sementes são removidas da pimenta para reduzir a ardência. Os tomates são cortados em quatro partes, picados com alho e pimenta, salgados e o ingrediente secreto, utskho-suneli, é adicionado.
Em seguida, a mistura resultante é deixada fermentando. Armazene o condimento em temperatura ambiente por nove dias, coberto com uma tampa de borracha perfurada ou gaze. Mexa a mistura periodicamente. Assim que os gases pararem de escapar, o condimento estará pronto.

Estamos preparando um aperitivo de tomates, pimentões e cenouras.
A receita tradicional clássica de adjika inclui maçãs verdes, tomates, pimentões de paredes grossas e cenouras. O prato adquire um sabor agridoce e um aroma fresco. A proporção de pimentões e tomates é de 1 kg para 2 kg, enquanto maçãs e cenouras são usadas em proporções iguais.
Atenção! Ao escolher maçãs, opte por variedades ácidas; Antonovka é uma excelente escolha.
As maçãs devem ser descascadas e sem sementes, e os pimentões devem ser decapados. Coloque os ingredientes picados em um recipiente e cozinhe em fogo baixo por 20 minutos, evitando ferver. Mexa a mistura de vegetais regularmente. O lanche pronto é selado em potes esterilizados com tampas de metal, adicionando sal, vinagre e temperos.

Um molho picante feito de tomates, alho e pimentas
Para fazer um adjika picante e picante com tomates vermelhos e alho fresco, escolha pimentas vermelhas não secas, deixando as nervuras e sementes no lugar. Pimentas são usadas em partes iguais com pimentões doces. Uma versão cozida produz um prato menos picante.
Usando um processador de alimentos ou um moedor de carne comum, os ingredientes são picados e misturados; o adjika termonuclear pronto é armazenado na geladeira.
Tempero incrivelmente delicioso para berinjela
Este prato picante e incomum adicionará variedade à sua coleção de conservas caseiras. A berinjela é adicionada à receita clássica de aperitivo de tomate. Este vegetal é bastante delicado no preparo, portanto, tome cuidado extra ao prepará-lo.
Para evitar que as berinjelas fiquem amargas, elas são salgadas após a remoção do miolo e da casca. As berinjelas são salgadas por cerca de meia hora e depois enxaguadas com água fria. Em seguida, todos os ingredientes são picados e picados. Adjika com berinjela Você pode fazer com ou sem tomate. Guarde o relish de berinjela com tampas e vedado com vinagre.

Receita com alho e raiz-forte
Uma receita russa para um prato sulista. Raiz-forte é adicionada aos ingredientes tradicionais e a quantidade de alho é aumentada.
Todos os ingredientes são lavados, picados e moídos em um moedor de carne elétrico. A mistura resultante é fervida por cerca de 15 minutos, depois é adicionado sal e despejada em potes esterilizados com tampas de metal. Adjika com raiz-forte e alho é fácil de fazer, e o prato saboroso está pronto.
Uma preparação inusitada com maçãs
As maçãs conferem ao adjika um sabor agridoce único. O aperitivo resultante é moderadamente picante. Recomenda-se o uso de maçãs verdes ácidas. Descasque e retire o miolo das maçãs. O adjika de maçã combina perfeitamente com pratos de carne.
Para realçar o sabor, recomenda-se adicionar açúcar ao prato. O adjika de maçã é recomendado para cozimento e conserva.

Adjika "Posadskaya"
O adjika de Posadskaya pode ser encontrado em prateleiras de lojas; esta receita é frequentemente usada na produção industrial. O método de preparo do adjika de Posadskaya é semelhante à receita clássica com raiz-forte e alho. O petisco deve ser fechado com tampas e temperado com vinagre para armazenamento a longo prazo.
Receita deliciosa de lamber os dedos
Uma receita original e incrivelmente deliciosa com ameixas secas. Use ameixas sem caroço e demolhadas em água. Tomates frescos podem ser substituídos por molho pronto ou extrato de tomate. Todos os ingredientes são picados, misturados e colocados em pequenos potes esterilizados. Para prolongar a validade na geladeira, adicione um pouco de ácido cítrico.

Adjika caseiro sem vinagre
O suco de vegetais serve como conservante neste prato georgiano. Sem a adição de vinagre ou ácido cítrico, o prato pode ser armazenado na geladeira por mais de um mês. Além disso, este adjika não requer cozimento e permanece fresco.
Uma receita simples sem enlatados
O adjika preparado sem ferver ou conservar é bastante picante e picante. Não é necessário cozinhar; os próprios sucos de vegetais são os melhores conservantes. Qualquer receita de tempero pode ser preparada dessa forma; o segredo é armazenar os ingredientes corretamente. O melhor lugar para armazená-los é na prateleira de baixo da geladeira.

Em abkhaziano
Receita clássica de adjika abkhaziano, ingredientes:
- Pimenta vermelha picante.
- Alho.
- Coentro moído e folhas frescas de coentro.
- Salsinha.
- Sal grosso.
- Nozes.
As pimentas são evisceradas e semeadas. As nozes são torradas e depois secas em uma frigideira. Os ingredientes são picados duas vezes. Os vegetais mistos são salgados e temperados com ervas e especiarias. O prato é conservado por fermentação natural.

Adjika em uma multicozinha
Uma receita simples que requer enlatamento. Os ingredientes selecionados são cuidadosamente lavados, picados e moídos. Despeje a mistura resultante em uma tigela multicooker e programe para "Cozinhar" por 40 a 50 minutos. Cinco minutos antes de cozinhar, adicione sal, mexa, óleo vegetal e vinagre. Em seguida, despeje o tempero em potes e feche com tampas de metal ou de rosca. Este prato é fácil de preparar; a multicooker ajustará a temperatura ideal.

Condições e duração de armazenamento
O adjika cru sem tratamento térmico deve ser armazenado a uma temperatura não superior a +15 C. O período ideal de armazenamento é de 1 a 2 meses. As variedades enlatadas podem ser armazenadas por vários anos.
Ao armazenar produtos crus e acabados, é importante limitar o acesso de oxigênio sob as tampas; o adjika de tomate e alho cru deve ser consumido primeiro.
Recomenda-se preparar adjika picante crua sem tratamento térmico, fritura ou adição de conservantes. Isso preserva todas as vitaminas e nutrientes, resultando em um prato saboroso que retém o aroma de vegetais e ervas frescas.











