- Características do prato
- Prepare os ingredientes necessários
- Como fazer adjika com maçãs e tomates para o inverno
- Cozido com cenoura e vinagre
- Apimentado, com pimenta
- Receita sem vinagre
- Com a adição de vinho
- Método sem preservação
- Preparação sem cozinhar
- Em uma multicozinha
- Cru, com alho adicionado
- Doce
- Com ameixas
- Com berinjelas
- Como armazenar corretamente
- Conclusão
Um lanche delicioso e saudável para o inverno – adjika Com maçãs maduras e tomates vermelhos, é um molho maravilhoso para pratos de carne. Esta saborosa conserva não só tem sabor e aroma excelentes, como também uma série de outros benefícios.
Características do prato
Apesar da receita tradicional de adjika, cozinheiros e donas de casa costumam preferir preparar este condimento com a adição de maçãs. A maçã complementa perfeitamente o sabor picante do condimento, tornando-o não apenas picante, mas também levemente adocicado. Vale ressaltar também que o tomate presente no adjika não só lhe confere um agradável tom avermelhado, como também adiciona suculência.

Vale a pena saber: o verdadeiro adjika é uma pasta espessa que tem uma longa vida útil graças à sua composição forte, que inclui uma grande quantidade de pimenta e sal (um conservante).
Prepare os ingredientes necessários
O molho adjika requer um conjunto simples de ingredientes que quase qualquer cozinheiro doméstico pode encontrar em sua cozinha. A receita padrão sempre pede alho, que deve ser usado generosamente, representando cerca de 70% de todos os temperos secos. Maçãs darão aquele sabor agridoce adorado. Tomates suculentos e maduros são uma base maravilhosa.
O molho adjika autêntico requer pimentas frescas, das quais cerca de 20% são necessárias. O sal deve ser de apenas 5%, juntamente com a mesma quantidade de pimenta-do-reino moída.
Como fazer adjika com maçãs e tomates para o inverno
De todas as receitas, esta é a mais apreciada pelos cozinheiros experientes. É ideal para o inverno, quando você quer temperar carnes com adjika agridoce. Este tempero caseiro é bastante picante, com um sabor levemente adocicado.
Os ingredientes necessários são tomates — cerca de três quilos. As melhores variedades de maçã são a branca ou Antonovka — de 2 a 2,5 quilos, 10 cenouras novas e 5 a 6 pimentas. Você também precisará de endro ou salsa secos, 5 a 6 cabeças de alho, cerca de uma xícara de açúcar granulado, 200 mililitros de óleo de girassol, 2 colheres de sopa de vinagre e sal a gosto.

Vale a pena saber: para garantir que o adjika dure muito tempo, é recomendável esterilizar os potes usando qualquer método conveniente antes de selá-los.
Preparação passo a passo:
- Primeiro, descasque e retire o miolo das maçãs. As cenouras são simplesmente descascadas. Retire as sementes das pimentas. Para quem aprecia um adjika picante, é melhor deixar as sementes nas pimentas.
- Moa os vegetais e as ervas — usando um moedor de carne ou um liquidificador, como preferir. Coloque a mistura em uma panela de fundo grosso, leve ao fogo médio e deixe ferver. Cozinhe por aproximadamente 1 a 2 horas.
- Amasse o alho com um espremedor de alho. Assim que a mistura de legumes ferver por tempo suficiente, adicione sal, açúcar, pimenta, azeite e vinagre, e adicione o alho amassado. Continue cozinhando o adjika por mais 10 a 15 minutos.
- Encha os potes preparados com adjika, feche e enrole.
Cozido com cenoura e vinagre
As cenouras conferem ao adjika um belo tom dourado. Elas também acrescentam um toque de doçura e riqueza ao prato.

Para o adjika de cenoura, você precisará de 1 quilo de tomates vermelhos maduros, de preferência macios. Recomenda-se usar cenouras jovens e suculentas; a proporção é a mesma dos tomates: 1:1. A receita também inclui de 10 a 12 cebolas e meio quilo de pimentões doces. Maçãs são um ótimo complemento para o prato — você precisará de 10 delas. Os ingredientes adicionais incluem de 4 a 5 cabeças de alho, 2 pimentas, azeite, vinagre, sal e 3 colheres de sopa de açúcar.
Receita:
- Bata os legumes e as frutas em um purê, coloque-os em uma panela e leve para ferver. Deixe os legumes e as maçãs ferverem. Cozinhe por 20 minutos.
- Em seguida, adicione a manteiga, o açúcar, o sal e cozinhe o prato por meia hora.
- Na última etapa do preparo, são adicionadas 2 colheres de sopa de vinagre.
- O tempero é distribuído em potes e fechados com tampas.
Apimentado, com pimenta
Os fãs da popular culinária caucasiana picante certamente apreciarão este adjika com adição de pimentas vermelhas. São as pimentas que conferem a este tempero seu sabor verdadeiramente potente e picante!
O ingrediente principal é a pimenta, que deve ser picante. Pimentas são adequadas – cerca de um quilo. Para um tempero potente, você precisa de alho – cinco cabeças serão suficientes. Maçã adicionará um sabor ácido; cinco a seis da variedade agridoce serão suficientes. Os temperos necessários são coentro (algumas colheres de sopa), 100 gramas de sal, de preferência sal grosso, lúpulo-suneli e nozes em pó. E, para melhor conservação, adicione duas colheres de sopa de vinagre de mesa 9% ou vinagre de maçã.

Passos de cozimento:
- Antes de cozinhar, recomenda-se deixar as pimentas vermelhas no parapeito da janela por três dias. Isso permite que sequem um pouco. Em seguida, retire as sementes e as raízes. Bata-as no liquidificador com os dentes de alho e as maçãs.
Importante: se você quiser um adjika bem picante, é melhor não retirar as sementes da pimenta.
- Triture as sementes de coentro e o khmeli-suneli em um pilão. Dependendo da sua preferência, você pode adicionar sementes de endro, erva-doce e açafrão.
- Misture bem todos os ingredientes e adicione sal e vinagre. O resultado é uma pasta espessa e picante que pode ser usada como base para outros tipos de adjika.
- Distribua o tempero em potes esterilizados e feche bem com tampas. É melhor armazenar a pasta de adjika em local fresco e seco.
Receita sem vinagre
O adjika sem vinagre não é menos popular. Seu sabor é praticamente idêntico ao da variedade sem vinagre. Pimentas, de preferência fortes, e pimentas malagueta são ingredientes essenciais do adjika. Você precisará de cerca de 200 gramas de cada. Tomates doces tornam o adjika suculento e lhe conferem um tom avermelhado; você precisará de 2 a 3 quilos deles.
Legumes adicionais: pimentões doces (cerca de 1 quilo), 10 cenouras novas, 200 gramas de dentes de alho. Maçãs, de preferência agridoces (1 quilo). Para o tempero, você precisará de 200 mililitros de óleo vegetal, 2 a 3 colheres de sopa de sal grosso, 100 gramas de açúcar e ervas.

Preparação:
- Moa os legumes e as maçãs preparados e descascados em um moedor de carne. Despeje a mistura em uma panela ou caldeirão de aço inoxidável, leve para ferver e cozinhe em fogo baixo por 1 a 2 horas. É melhor deixar a tampa aberta durante o cozimento para permitir que o excesso de líquido evapore.
- Adicione o açúcar, o sal, o óleo vegetal, a pimenta picada e as ervas. Misture bem. Cozinhe por cerca de 20 minutos.
- Despeje o tempero preparado em potes limpos e enrole as tampas.
Com a adição de vinho
O vinho confere um toque agradável, picante e sofisticado ao adjika — é simplesmente delicioso! Este adjika é um acompanhamento maravilhoso para pratos de caça ou aves. A receita clássica sempre pede tomates. Os tomates devem estar maduros e macios — você precisará de 10 a 12. Eles também são um ótimo complemento para o adjika. Maçãs Antonovka ou recheio branco (4-5 frutas grandes).

Para um sabor picante, recomendamos adicionar 1 a 2 pimentas ou jalapeños. Vinho tinto de mesa seco ou meio amargo é adequado; uma taça é suficiente. Além de sal (3 colheres de sopa) e açúcar (200 gramas), especiarias como lúpulo-suneli, açafrão e coentro também são úteis; adicione-as a gosto.
Receita:
- Bata os tomates e as maçãs até obter um purê homogêneo. Em seguida, despeje-os em uma panela e cozinhe em fogo médio. Deixe ferver e cozinhe em fogo baixo por 1 hora.
- Adicione os ingredientes adicionais: pimenta-do-reino picada finamente, vinho, sal e açúcar. Cozinhe em fogo baixo por mais meia hora.
- O adjika pronto é despejado em potes limpos e fechados com tampas.

Método sem preservação
Preparar adjika sem enlatar é praticamente idêntico aos métodos enlatados. Há apenas algumas coisas a serem lembradas:
- Se for tomada a decisão de preparar o adjika sem enrolá-lo, os potes devem ser lavados e limpos previamente;
- Recomenda-se guardar o tempero na geladeira;
- Pimentas ou jalapeños são ideais para conservar o produto. Alho e óleo vegetal também funcionam bem.
Preparação sem cozinhar
Esta receita, sem qualquer tratamento térmico, simplifica bastante o preparo do adjika. Para fazê-lo, você precisará de ingredientes comuns para molho adjika. Você pode escolher a sua favorita entre as receitas listadas acima e preparar o adjika usando o método frio.
Vale a pena notar: o método sem cozimento envolve colocar todos os ingredientes no liquidificador e misturá-los até formar uma pasta homogênea.
Misture bem os ingredientes com uma espátula de madeira, tampe e deixe descansar na bancada por 2 a 3 horas. Em seguida, misture novamente e despeje o adjika em potes de vidro esterilizados.

Em uma multicozinha
As donas de casa modernas preferem cozinhar adjika não apenas no fogão, mas também em panelas elétricas. Este método é único, pois seleciona o programa "Cozido" e a mistura de vegetais é cozida em fogo baixo por 60 minutos, após o que são adicionados temperos e alho.
Multicooker - Uma opção ideal para donas de casa ocupadas, pois o adjika será cozido em uma temperatura específica e por um tempo determinado.
O sabor do tempero é tão bom quanto o preparado no fogão a gás. Outra vantagem desse método é que ele elimina o risco de o adjika queimar.
Cru, com alho adicionado
Fazer adjika de maçã sem tratamento térmico é bem simples. Primeiro, reúna todos os ingredientes necessários das receitas listadas acima. As maçãs recomendadas para esta receita são Antonovka e White Naliv. A melhor variedade de alho para adjika é a doméstica, de preferência da sua própria horta.

O segredo deste tempero é moer bem os ingredientes até obter uma mistura homogênea. Recomenda-se adicionar óleo vegetal e vinagre à mistura. O adjika cru, assim como a versão tratada termicamente, é distribuído em potes esterilizados e armazenado na geladeira.
Doce
Frutas como ameixas e maçãs conferem ao adjika seu sabor levemente adocicado. Cenouras e açúcar conferem doçura adicional. O adjika doce é recomendado como molho para borscht e ensopados, e também como molho para carnes ou purê de batatas.
Para fazer adjika doce, você precisará de tomates vermelhos — aproximadamente 2 a 2,5 kg. É melhor escolher maçãs macias e agridoces; cerca de 600 gramas serão suficientes. Você também precisará de 3 cenouras grandes, 2 cabeças de alho, 1 pimenta vermelha picante ou jalapeño e óleo de girassol. Ingredientes secos: 1 colher de sopa de khmeli-suneli, 350 gramas de açúcar, sal e pimenta a gosto.

Bata as frutas e os vegetais até obter uma mistura homogênea. Adicione os temperos, o sal e a pimenta e despeje 4 colheres de sopa de azeite. Cozinhe o adjika por cerca de 3 horas, mexendo ocasionalmente. Guarde em potes esterilizados.
Com ameixas
Adjika de ameixa será um aperitivo original para caça, aves, batatas, mingau de trigo sarraceno com acompanhamento.
Você precisará de 1 quilo de ameixas doces, 10 maçãs, 500 gramas de tomates, 100 gramas de alho e 2 pimentas. Prepare também sal, pimenta, açúcar e azeite a gosto. Primeiro, retire os caroços das ameixas e maçãs. Moa todos os ingredientes e coloque-os em uma panela. Cozinhe em fogo médio por 2,5 horas.

Depois que todos os vegetais e frutas estiverem cozidos, adicione a manteiga, o sal e o açúcar. Ferva por 20 minutos e guarde no recipiente.
Com berinjelas
Para este delicioso aperitivo de adjika, você precisará de: 3 kg de tomates frescos, 10 pimentões, 5 maçãs suculentas, 3 cabeças de alho e 2,5 kg de berinjela. Você também precisará de 2 jalapeños, 3 colheres de sopa de sal e 2 colheres de sopa de açúcar. Para o adjika, você precisará de 2 colheres de sopa de óleo de girassol não refinado e 1 colher de sopa de vinagre 9%.
Bata os legumes e as maçãs, exceto a berinjela, em um purê e leve para ferver. Corte as berinjelas em pedaços pequenos e adicione-os à panela assim que os outros ingredientes ferverem. Cozinhe por meia hora. Por fim, adicione a manteiga, o açúcar, o sal e o vinagre. Feche bem o adjika em potes esterilizados.

Como armazenar corretamente
Para evitar que o adjika fermente e mofe, recomenda-se armazená-lo em local fresco e escuro. Uma adega é uma opção segura para armazenamento, mas a geladeira também é adequada. Sal e vinagre são os principais conservantes. Quantidades adequadas desses ingredientes ajudam a conservar o adjika e prolongam sua vida útil.
Vale lembrar que o adjika genuíno é praticamente impossível de estragar, pois é muito picante. Alguns cozinheiros domésticos também recomendam adicionar meio comprimido de ácido acetilsalicílico a cada frasco de 0,5 litro. Essa dica ajudará a conservar o adjika mesmo em temperatura ambiente.
Conclusão
Adjika com tomates Este condimento com maçãs se tornará um lanche indispensável no inverno, desde que você siga as instruções passo a passo corretamente. Se você tiver todos os ingredientes necessários à mão, é fácil de preparar, mesmo para iniciantes.











