- Quais são os benefícios das cascas de tangerina?
- Onde a casca de tangerina cristalizada é usada?
- Como fazer frutas cristalizadas
- Preparando o componente principal
- Cozinhando sobremesa no fogão
- Receita clássica de secagem
- Uma maneira rápida de preparar frutas cristalizadas
- Tangerinas cristalizadas picantes
- Como e onde armazenar os preparativos de inverno
Depois de comer tangerinas, sobra uma grande quantidade de casca, principalmente durante as festas de fim de ano. Essas cascas podem ser reutilizadas como cascas cristalizadas. São perfeitas para chás e podem substituir doces e chocolates. Frutas cristalizadas são adicionadas a tortas e bolos para conferir sabor e aroma cítricos. Vale a pena explorar receitas para fazer cascas de tangerina cristalizadas em casa.
Quais são os benefícios das cascas de tangerina?
As tangerinas contêm água, vitamina B, ácido ascórbico e caroteno. A fruta tem 53 kcal por 100 g e é rica em minerais e microelementos como cálcio, magnésio, cobre, potássio, ferro e fósforo.
As substâncias benéficas são encontradas principalmente na casca da tangerina, que também possui propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas. Isso a torna adequada para uso posterior.
Após o tratamento térmico, 70% das vitaminas e minerais são retidos nas raspas.
As tangerinas cristalizadas são recomendadas para consumo nos seguintes casos:
- problemas com os órgãos digestivos;
- bronquite;
- tosse seca;
- frio;
- fungos nas unhas;
- pressão alta, arritmia.
A casca da tangerina pode ser cristalizada separadamente ou combinada com raspas de limão, toranja ou laranja.

Onde a casca de tangerina cristalizada é usada?
Tangerinas cristalizadas são consumidas como um doce independente e usadas como recheio de assados. Frutas cristalizadas picadas são usadas para decorar bolos, muffins, tortas, doces e bolos de Páscoa. Frutas cristalizadas são adicionadas ao chá em vez de açúcar – isso melhora o sabor da bebida e lhe dá um aroma cítrico.
Como fazer frutas cristalizadas
O principal processo de preparo envolve ferver as cascas cítricas com calda de açúcar em fogo baixo. É importante não deixar o açúcar cristal queimar, pois ele escurece e deixa um gosto amargo. Recomenda-se usar panelas grandes para esse processo, para evitar que a calda transborde.
Você pode adicionar um sabor picante e picante à sobremesa usando canela, baunilha, anis, cardamomo e cravo. Seque as cascas em local bem ventilado. Coloque-as sobre uma grade untada com óleo de girassol. Coloque uma assadeira forrada com papel-manteiga por baixo para coletar o excesso de óleo. Quando preparadas corretamente, as frutas não devem grudar umas nas outras, lembrando geleia.

Preparando o componente principal
Para fazer uma guloseima deliciosa e suculenta, escolha frutas orgânicas, sem cera. Evite frutas muito maduras, verdes, machucadas ou danificadas. Descasque as frutas, lave e corte em quadrados, losangos ou triângulos.
Após a lavagem, coloque as cascas picadas em água fria e deixe em infusão por 72 horas. Troque a água 1 a 2 vezes ao dia para remover o amargor e acelerar o processo de intumescimento das cascas. Transfira as cascas para uma panela, cubra com água e cozinhe em fogo baixo até ficarem macias.

Cozinhando sobremesa no fogão
Você pode fazer cascas cristalizadas com 1 kg de cascas de tangerina preparadas. Adicione água, deixe ferver, cozinhe em fogo baixo por 8 a 10 minutos e coe em uma peneira. Em um recipiente separado, faça uma calda com 1 kg de açúcar granulado e 1,5 a 2 xícaras de água.
Coloque a fruta cozida no líquido quente e leve para ferver. Retire do fogo e deixe em infusão por 4 a 5 horas, com a panela tampada. Ferva as cascas novamente e deixe esfriar por 24 horas. Repita o processo de cozimento mais duas vezes.

Depois que as cascas estiverem completamente cozidas, elas são misturadas com ácido cítrico. Aromatizantes e tinturas alcoólicas podem ser adicionados para realçar o sabor. A fruta é retirada do líquido com uma escumadeira, colocada sobre uma grade e seca no forno.
Receita clássica de secagem
As cascas de tangerina são secas naturalmente — ao ar livre, na varanda, sob a luz solar direta. Um forno, micro-ondas ou desidratador de frutas podem acelerar o processo de secagem.
Para preparar frutas cristalizadas você precisa estocar:
- cascas de tangerina 1 kg;
- açúcar 800 g;
- água 250-300 ml;
- 1 pitada de sal.

Processo de cozimento passo a passo:
- As crostas são lavadas, colocadas em água fria, salgadas e deixadas por 5 a 6 horas.
- A água é escorrida, adiciona-se água salgada e a infusão é deixada em infusão por mais 6 a 7 horas.
- As matérias-primas são espremidas e secas em papel toalha.
- Em um recipiente separado, misture a água com o açúcar e ferva até dissolver completamente.
- Despeje as cascas na calda, reduza o fogo e cozinhe por 10 a 15 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Retire a mistura do fogo e deixe em infusão por 60 minutos. Repita o processo de cozimento, deixe as cascas esfriarem e escorra o líquido.
As crostas são espalhadas em uma assadeira e colocadas em forno pré-aquecido a 55-60 OColoque no forno. Deixe os ingredientes secarem por 60 minutos, tomando cuidado para não deixá-los ressecar.

Uma maneira rápida de preparar frutas cristalizadas
Você pode economizar tempo de preparo seguindo esta receita. Esta delícia cítrica é feita com:
- 200 g de casca de tangerina;
- açúcar 400 g;
- ácido cítrico ½ colher de chá;
- água 1,5 l;
- 1 pitada de sal.
Tecnologia de cozimento:
- As cascas lavadas são colocadas em um recipiente, cheio de água, levado ao fogão, fervido e cozido em fogo baixo por 8 a 10 minutos.
- A matéria-prima é coada em uma peneira e enxaguada em água corrente. A casca é coberta com água, adiciona-se sal (0,5 colher de chá) e a mistura é levada à fervura.
- O procedimento de cozimento é repetido 3 vezes, as cascas são coadas em uma peneira e picadas.
- Em um recipiente separado, misture a água (250 ml) com o açúcar e leve para ferver. Coloque as cascas na calda e cozinhe em fogo baixo até ficarem transparentes.
- A mistura é coada em uma peneira e seca no forno por 45 minutos.

Recomenda-se armazenar tangerinas cristalizadas em potes esterilizados. Feche-os bem com tampas e leve à geladeira. Não é necessário descartar a calda de açúcar — você pode usá-la para molhar um bolo ou torta.
Tangerinas cristalizadas picantes
A canela adicionará um sabor picante à geleia. Esta delícia caseira de frutas é um substituto ideal para doces comprados prontos, carregados de conservantes, corantes, estabilizantes e intensificadores de sabor.
A casca cristalizada de frutas cítricas picantes é preparada com:
- cascas de tangerina 1 kg;
- açúcar 800 g;
- água 300 ml;
- canela 0,5 colher de chá;
- 1 pitada de sal;
- açúcar de confeiteiro.

Preparação passo a passo:
- As peles são lavadas, cobertas com água, salgadas e deixadas por 5 a 6 horas.
- A água é trocada e deixada em repouso por 6 horas. O líquido é drenado e as cascas são secas.
- Em um recipiente separado, faça uma calda com açúcar e água. Coloque as cascas no líquido quente e cozinhe em fogo baixo por 8 a 10 minutos.
- A panela é retirada do fogo e deixada esfriar. A mistura é fervida novamente, coada, resfriada e as cascas são secas.
As crostas são colocadas em uma assadeira e levadas ao forno pré-aquecido a 60-70 OAsse no forno por 60 minutos, virando de vez em quando. Depois de completamente frio, passe as frutas cristalizadas no açúcar de confeiteiro e transfira para um pote.

Como e onde armazenar os preparativos de inverno
Para armazenar cascas de tangerina cristalizadas, você precisará de um recipiente hermético. As fatias cristalizadas são colocadas camada por camada em um pote esterilizado, com papel-manteiga entre cada camada. A mistura pode ser armazenada na geladeira, adega ou porão por até seis meses. As frutas preparadas com a receita rápida podem ser armazenadas em um recipiente hermético por até 14 dias.











