- Peculiaridades da geléia culinária de maçãs silvestres
- Selecionando o ingrediente principal
- A receita mais fácil para uma multicozinha
- Geleia de ranetki inteira
- Geleia de maçãs silvestres com talos
- Geleia de ranetki transparente para o inverno
- Geleia de ranetki com sabor de canela
- Geleia de fatias de maçã silvestre
- Geleia de Ranetki com laranja
- Por quanto tempo a geleia pronta pode ser armazenada?
As maçãs-do-paraíso são frutas pequenas, pesando em média 9 a 15 gramas. A geleia é feita com essas maçãs ácidas e suculentas de meados de agosto ao final de setembro, quando a fruta está madura e suculenta. Esta sobremesa aromática é deliciosa para servir com chá quente nas longas noites de outono e inverno. Quer encantar seus entes queridos ou surpreender seus convidados? Oferecemos diversas receitas populares para esta iguaria, que certamente encontrará um lugar na sua coleção culinária.
Peculiaridades da geléia culinária de maçãs silvestres
As maçãs Paradise diferem de outras variedades em tamanho e sabor. Muitas pessoas se recusam a comer a fruta crua devido ao seu sabor ácido e adstringente. No entanto, seu alto teor de pectina as torna ideais para geleias, conservas e marmeladas. Seu conteúdo nutricional é semelhante ao das maçãs comuns, mas são menores. As maçãs Paradise costumam ser cozidas inteiras, às vezes até com os talos ainda presos.
Antes do cozimento, a casca da fruta inteira é perfurada em vários pontos para liberar o suco. É necessário mais açúcar do que para maçãs comuns, pois as maçãs silvestres são mais ácidas. A quantidade de água depende do resultado desejado. Para uma sobremesa tradicional, adiciona-se um pouco de líquido, pois as maçãs são bastante suculentas. No entanto, se você quiser cozinhar a fruta em calda, a quantidade de água é aumentada.
Selecionando o ingrediente principal
Cozinheiros caseiros experientes recomendam o uso da variedade Yantarka Altaiskaya para sobremesas. Os frutos amarelos são suculentos, têm um aroma distinto e um sabor ácido e ácido. Para preparar maçãs inteiras, selecione frutas sem manchas ou buracos de minhoca. Maçãs silvestres são menos suscetíveis a pragas e também podem ser usadas para conservas. Se você encontrar maçãs verdes e imaturas, não as descarte. Essas maçãs também rendem uma excelente geleia, se você seguir as instruções de preparo.

A receita mais fácil para uma multicozinha
Uma panela elétrica acelera significativamente o preparo de sobremesas e elimina a necessidade de utensílios especiais. Este método é perfeito para quem quer fazer uma pequena quantidade de geleia para presentear a família. Prepare as frutas, coloque-as na tigela da panela elétrica e despeje o líquido. Selecione a função "Assar" no menu e ajuste o timer para 20 minutos.
Após o tempo, adicione o açúcar e cozinhe pelo mesmo tempo. Enquanto estiver quente, despeje a mistura em recipientes preparados, feche bem e vire, cobrindo com um pano grosso. Esta receita requer 0,5 kg de maçãs, 100 mililitros de água, um copo cheio e mais 6 colheres de sopa cheias de açúcar granulado.
Dica: Para garantir que a fruta fique translúcida e mantenha sua cor rica, adicione uma pitada de ácido cítrico à água logo no início do cozimento.
Geleia de ranetki inteira
As maçãs-do-paraíso são ótimas porque permitem fazer geleia com elas sem precisar cortá-las em pedaços. Pequenas, as maçãs-bravas ficam deliciosas em calda espessa. A fruta fica translúcida quando cozida, dando a uma sobremesa feita com maçãs inteiras uma aparência única. Lave bem a fruta, fure a casca e remova ou corte os talos ao meio.
Polvilhe metade do açúcar no fundo do recipiente onde será feita a geleia. Disponha as maçãs por cima, cobrindo-as com o restante da areia. Deixe a mistura descansar por 24 horas para liberar o suco. Para um quilo de maçãs inteiras, use:
- açúcar granulado – 4 xícaras;
- um quarto de limão;
- água – 600 mililitros.

Se a fruta não estiver suculenta o suficiente, aumente a quantidade de líquido na receita em um quarto de xícara.
Cozinhe a mistura por no máximo 15 minutos em fogo bem baixo. Para garantir que as maçãs fiquem completamente encharcadas na calda, deixe o recipiente descansar por 3 a 4 horas. Em seguida, coe o suco de limão na mistura resfriada, volte ao fogo e cozinhe até ficar pronto, o que levará mais 15 minutos. Para evitar que a geleia queime, mexa delicadamente com uma espátula de madeira.
Geleia de maçãs silvestres com talos
As maçãs Ranetki mantêm a forma mesmo quando cozidas, o que as torna populares como guarnição para sobremesas ou coquetéis caseiros. A melhor escolha para esse fim é aquela com os talos intactos. Não há truques especiais para fazer esta geleia. A principal tarefa é lavar bem as maçãs e remover as folhas restantes. Depois disso, as maçãs são preparadas conforme descrito acima, cobertas com açúcar e deixadas em infusão em local fresco por 12 horas.
Assim que a fruta liberar o suco, adicione água, mexa e leve ao fogo. Ferver a mistura por 20 minutos geralmente é suficiente. Você saberá que está pronta quando a fruta escurecer e a calda engrossar. Para fazer geleia "preguiçosa", você precisará de um copo de água, um quilo de açúcar e um quilo de fruta.

Geleia de ranetki transparente para o inverno
Para garantir que as maçãs-do-paraíso não só mantenham a forma, mas também fiquem translúcidas após o cozimento, elas são primeiro mergulhadas em calda de açúcar. Para prepará-la, use:
- 1,5 kg de açúcar granulado;
- 300 mililitros de água;
- 5 gramas de ácido cítrico.

Essa quantidade de ingredientes é suficiente para preparar um quilo de maçãs para o inverno.
Dissolva o açúcar na quantidade necessária de água, adicione o ácido em pó e aqueça a mistura em fogo baixo até que os cristais estejam completamente dissolvidos. Lave as maçãs silvestres, escalde-as em água fervente e coloque-as na calda. Deixe as frutas na calda durante a noite para garantir que estejam completamente de molho. Em seguida, cozinhe em fogo baixo, mexendo ocasionalmente.
Dica do chef: Para verificar se a geleia está espessa o suficiente, coloque uma pequena quantidade em uma superfície plana. Se a calda não se espalhar, a sobremesa está pronta.
Geleia de ranetki com sabor de canela
A canela combina melhor com maçãs do que qualquer outra especiaria. Para criar esta sobremesa aromática, você pode usar qualquer uma das receitas acima. A única diferença no método de preparo é a adição do tempero. Isso pode ser feito de duas maneiras: adicione uma colher de chá de tempero por quilo de maçãs à calda durante o cozimento ou pré-ferva um pau de canela com a calda.

Geleia de fatias de maçã silvestre
As maçãs-do-paraíso têm polpa bastante densa, podendo ser cozidas não apenas inteiras, mas também cortadas em fatias. A fruta é pré-processada, removendo-se o miolo. As fatias preparadas são adicionadas à calda de açúcar quente, deixadas em infusão por 8 a 10 horas e, em seguida, fervidas em várias etapas. Em fogo baixo, a mistura é levada à fervura e mantida em fogo baixo por 5 minutos, mexendo sempre. Em seguida, deixe a calda esfriar completamente e reaqueça. Esse processo é repetido de 3 a 4 vezes.
Para preparar uma sobremesa de maçãs fatiadas, você precisará de:
- um copo de água:
- quilo de açúcar granulado;
- 1,5 kg de maçãs.
Para dar uma cor bonita às fatias de maçã e torná-las translúcidas, adicione o suco de meio limão ou ácido em pó (1/4 colher de chá) às maçãs fatiadas.
Importante! Frutas suculentas com polpa macia produzirão uma consistência mais uniforme. Para garantir que a calda permaneça transparente, escolha frutas firmes.

Geleia de Ranetki com laranja
Muitas donas de casa adicionam frutas cítricas a esta sobremesa tradicional para adicionar variedade e um aroma tropical. Fazer uma deliciosa geleia de laranja é bem simples. As laranjas são pré-preparadas, polvilhadas com açúcar, adicionadas água e cozidas em fogo baixo por 30 minutos. Cinco minutos antes do final, esprema o suco de uma laranja. Para 800 gramas de laranja, você precisará de 30 mililitros de água e 600 gramas de açúcar granulado.
Por quanto tempo a geleia pronta pode ser armazenada?
A validade da sobremesa depende da forma como as frutas e os recipientes de embalagem foram preparados. A esterilização com vapor quente prolonga significativamente a validade da geleia. É importante manter a proporção correta de açúcar — uma mistura muito ácida fermentará rapidamente.
A validade máxima do produto final é de três anos, desde que os potes sejam armazenados em local fresco. Se a conserva estiver cristalizada ou com bolhas, é melhor não consumi-la.












