Receitas passo a passo de compota de maçã silvestre, com e sem esterilização, para o inverno, em pote de 3 litros

As maçãs-do-paraíso (ranetki) são uma das frutas mais populares na Sibéria. Elas vêm em uma enorme variedade de cores e sabores, permitindo o preparo de compotas com diversos sabores. Este artigo explora várias receitas para fazer compota de ranetki para o inverno, usando um pote de 3 litros, e instruções de armazenamento.

Como fazer compota de maçãs silvestres

Para preparar uma bela compota, você precisa saber quais variedades são mais adequadas para ela.

Uma dona de casa que planeja preparar esta bebida deve prestar atenção aos seguintes pontos:

  • A casca de frutas soltas e quebradiças racha quando exposta à água fervente. Isso prejudica a aparência (pedaços esfarrapados no pote);
  • uma bebida feita de variedades duras e suculentas ficará ótima;
  • Nas variedades ácidas, o sabor indesejável característico se intensifica após o tratamento térmico, por isso você deve evitar essas maçãs.

Adicionar outras frutas e bagas dará um aroma especial ao sabor da bebida.

macieira

Preparando o ingrediente principal

As maçãs devem ser selecionadas, bem lavadas, descascadas (deixar a casca fina é suficiente), cortadas ao meio ou em quartos e sem caroço. Os caroços são opcionais — maçãs inteiras também são aceitáveis. Remova as áreas danificadas e seque.

Maçãs silvestres maduras são primeiro escaldadas em água aquecida a 90 graus Celsius e, em seguida, mergulhadas em água fria. Para preservar a aparência atraente das maçãs cortadas, elas são mergulhadas em água salgada para evitar o escurecimento.

maçãs silvestres nas mãos

Métodos para fazer compota em casa

Existem inúmeras receitas para fazer compota de maçã silvestre como conserva de inverno. Abaixo estão algumas das mais populares.

Uma receita simples passo a passo para o inverno

Para fazer compota em casa sem esterilização, você precisa preparar:

  • seiscentos gramas de maçãs;
  • cento e cinquenta a trezentos gramas de açúcar.

O procedimento é o seguinte:

  • dois litros e duzentos mililitros de água são despejados em uma panela, colocados no fogão e levados para ferver;
  • o frasco é cuidadosamente lavado e esterilizado;
  • maçãs preparadas (inteiras, se grandes - cortadas em pedaços) são colocadas em uma garrafa esterilizada e preenchidas com água fervente;
  • a mistura deve descansar por quinze minutos, depois a água é escorrida de volta para a panela, o açúcar é adicionado, ela é fervida por cinco minutos e despejada de volta no frasco;
  • A garrafa é rosqueada e colocada em um local aquecido.

A guloseima está pronta.

ranetki em uma jarra

Em uma multicozinha

Esta bebida também pode ser preparada em panela elétrica. Para isso, você precisará de:

  • maçãs (as semicultivas servem) – um quilo;
  • açúcar - cento e cinquenta gramas.

Coloque a fruta em uma panela elétrica. Despeje dois litros de água fervente na tigela e ligue o fogo baixo. Cozinhe por quinze minutos nessa configuração, com a tampa fechada. Deixe a bebida em infusão por cerca de vinte minutos e, em seguida, despeje em um recipiente e feche bem.

Com ameixa

Você terá uma delícia adicionando ameixas à geleia de maçã. Para um pote de 1 litro, você precisará de:

  • trezentos gramas de maçãs;
  • cento e vinte gramas de ameixas;
  • oitenta gramas de açúcar.

As maçãs são preparadas conforme descrito acima. As ameixas são cortadas ao meio e os caroços são removidos. Água fervente é despejada sobre as ameixas, açúcar é adicionado e a mistura é colocada em banho-maria para esterilização – por dez minutos após a fervura.

o processo de preservação de maçãs silvestres

Com chokeberry

Aronia é um ótimo complemento para compota de maçã. A bebida terá um sabor único e original. Primeiro, é feita uma calda de açúcar — água e açúcar são misturados na proporção de dois para um. As frutas e bagas são bem lavadas, e as bagas de sorveira são escaldadas. Os ingredientes são colocados em um pote, cobertos com calda fervente e selados.

Com espinheiro-marítimo

Para preparar uma bebida de maçãs silvestres e espinheiro-marítimo, você precisará de:

  • quatrocentos gramas de maçãs silvestres;
  • dois copos de bagas de espinheiro-marítimo;
  • um quarto de colher de chá de ácido cítrico;
  • trezentos gramas de açúcar.

Ferva um litro e meio de água, adicione o açúcar e cozinhe até dissolver completamente. Lave as frutas vermelhas, coloque-as em um recipiente com as maçãs, despeje a calda sobre elas e adicione ácido cítrico. Esterilize o recipiente por vinte minutos e feche bem.

cozinhar maçãs silvestres com espinheiro-marítimo

Com peras

Muitas donas de casa fazem esta compota com peras. O preparo é semelhante, mas as peras devem ser cortadas em quartos. Dada a doçura da pera, a quantidade de açúcar é ligeiramente menor do que com outras frutas. A bebida é preparada da mesma forma que a versão anterior.

De maçãs fatiadas

Se usar maçãs silvestres grandes, a compota é feita com a fruta picada. No entanto, ao escolher maçãs, evite variedades macias e esponjosas, pois a fruta se desmanchará no pote. A receita é a mesma da primeira listada acima.

ranetki fatiado

Com laranja

Você obterá uma bebida deliciosa se prepará-la compota de maçãs silvestres com adição de laranjasPara uma garrafa de três litros você precisará de:

  • doze maçãs;
  • uma laranja;
  • meio quilo de açúcar.

Prepare as maçãs conforme descrito acima. Lave a laranja e corte-a em rodelas que passem facilmente pelo gargalo. Se você cortar a laranja ao meio, elas se desmancharão durante o processamento, estragando a aparência da bebida.

Coloque as maçãs em um pote esterilizado, adicione fatias de laranja, despeje água fervente e adicione açúcar. O pote é esterilizado por cerca de um quarto de hora.

Com uvas

Para fazer uma bebida de maçãs e uvas silvestres, você precisará de:

  • meio quilo de maçãs e uvas;
  • trezentos gramas de açúcar granulado.

As uvas são separadas dos engaços e lavadas em água corrente. O excesso de umidade deve ser drenado. As tampas e os potes são esterilizados. Água fervente é despejada na garrafa contendo as maçãs silvestres e as uvas. Após dez minutos de descanso, o líquido é drenado para um recipiente, onde se adiciona açúcar e a mistura é levada à fervura novamente. O pote é enchido e fechado.

maçãs silvestres e uvas

De maçãs ácidas

Se as maçãs estiverem um pouco ácidas, aumente o açúcar para não estragar a bebida. Caso contrário, prepare como de costume.

água fervente

Com canela

Uma pitada de canela é colocada em um saco de pano e mergulhada na calda que está sendo preparada para despejar sobre a compota. O restante do procedimento de preparo permanece o mesmo.

ranetki em potes

Com cerejas

Para fazer compota de cereja, você precisará de três xícaras de frutas vermelhas, meio quilo de maçãs e trezentos gramas de açúcar. As cerejas não requerem nenhum preparo especial — basta selecioná-las, lavá-las bem e secá-las para remover o excesso de umidade. O procedimento de preparo é o mesmo.

maçãs e cerejas silvestres

Com ameixas

Ameixas secas ou frescas são um complemento especial para as maçãs silvestres. As ameixas secas devem ser deixadas de molho, enxaguadas e sem caroço (se houver). As ameixas frescas devem ser lavadas e sem caroço. Caso contrário, a receita é a mesma das anteriores.

o processo de cozimento do ranetki

Com hortelã

A hortelã adiciona um sabor refrescante à bebida e ajuda a matar a sede. As folhas frescas são lavadas, escaldadas em água fervente e adicionadas às maçãs. Os passos são os mesmos.

ranetki em uma jarra com hortelã

Com vinagre de maçã

O vinagre de maçã é usado se as maçãs silvestres não apresentarem acidez. Para três litros de compota, não é necessária mais do que uma colher de sopa do conservante. Em seguida, cozinhe a compota conforme descrito acima.

compota de ranetki

Sem esterilização

Muitas donas de casa não consideram a esterilização uma etapa necessária no preparo de compotas. Esterilizar o pote é suficiente para evitar a entrada de bactérias e as oscilações de temperatura (caso contrário, o vidro pode rachar).

ranetki em uma jarra

Sem açúcar

Por quilograma você precisará de uma pitada de anis para cada maçã e canela, três bagas de pimenta-da-jamaica. As especiarias são colocadas em um saco de lona e fervidas em água fervente. A mistura é despejada sobre as maçãs, o recipiente é esterilizado por cerca de dez minutos e, em seguida, fechado.

geléia de ranetki

Regras para armazenar guloseimas

Se a bebida for enlatada corretamente, ela se conservará perfeitamente sem nenhuma condição especial. Basta colocar os potes em um local fresco e escuro, com temperatura entre 0 °C e 25 °C. A compota não esterilizada deve ser armazenada na geladeira.

Como podemos ver no material apresentado, preparar uma compota de maçãs silvestres para o inverno não leva muito tempo nem esforço, mas permitirá que você estocar uma bebida perfumada que sacia perfeitamente sua sede.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata