A maioria das donas de casa aguarda ansiosamente o início do outono. Afinal, esta é a época em que as maçãs deliciosas e saudáveis amadurecem. Essas frutas suculentas são fáceis de processar e conservar para o inverno. A receita mais popular para conservar maçãs no mundo é geleia de maçã, que pode ser feito sem açúcar, se desejar. Esta preparação pode ser usada como sobremesa independente ou adicionada a qualquer produto assado.
Como fazer geleia de maçã sem açúcar
Para preparar esta iguaria de maçã para o inverno, a fruta é bem lavada, descascada, cortada em pedaços pequenos e mantida em fogo baixo até que o excesso de líquido evapore.
Para obter uma consistência uniforme da preparação, as frutas são esmagadas de forma conveniente:
- As maçãs amolecidas são colocadas em uma peneira e esfregadas bem.
- Um esmagador de madeira ou metal também funciona.
- Para deixar a geleia homogênea, as maçãs descascadas são picadas no liquidificador e só então fervidas até ficarem macias.
Se as maçãs foram cozidas com casca, use uma peneira de metal para que a casca dura e o miolo das maçãs com sementes permaneçam na superfície após a moagem.

Importante! Frutas picadas antes do cozimento liberam muito suco, então não é necessário líquido adicional para o cozimento.
Selecionando e preparando ingredientes
Para fazer geleia de maçã aromática e deliciosa, escolha variedades de frutas macias com polpa suculenta e doce. As frutas não são selecionadas antes do cozimento, optando-se por aquelas com amassados e pequenas manchas. Cozinheiros caseiros experientes adicionam pedaços de pera, abóbora ou canela à geleia.
Se você estiver preparando esta iguaria cortando as maçãs em pedaços, então, no primeiro estágio, antes que o suco seja liberado, adicione uma pequena quantidade de líquido ao recipiente de cozimento.
A quantidade de fruta é preparada com base no cálculo: 1 quilo de fruta fresca rende de 500 a 700 gramas de produto final.

Recipientes necessários para conservas
Para preparar delícias de maçã para o inverno, use um recipiente de vidro com capacidade para 500-700 gramas e tampa bem fechada.
- Os recipientes são bem lavados com água quente com adição de soda.
- Os potes limpos são esterilizados em água fervente, em forno de micro-ondas ou em forno.
- As tampas também são lavadas com água quente e esterilizadas em água fervente.
Importante! Prepare o recipiente para o alimento preparado imediatamente antes de colocar o produto pronto para armazenamento nele.
Preparação passo a passo de geleia de maçã sem açúcar
Existem muitas maneiras de preparar esta iguaria de maçã, mas todas as receitas são baseadas no método clássico de preparação desta conserva de inverno.
Para preparar esta guloseima você vai precisar de frutas e uma pequena quantidade de líquido: 1 copo de água para cada quilo de fruta fatiada.
- Coloque as frutas picadas em um recipiente de esmalte ou panela de aço inoxidável e complete com água.
- O recipiente com as frutas é levado ao fogo baixo até ferver e deixar os pedaços amolecerem completamente.
- Em seguida, as maçãs são esfregadas em uma peneira ou amassadas com um esmagador, após o que a geleia é fervida por 20 a 40 minutos, atingindo a consistência desejada.
- O produto final é colocado em recipientes de armazenamento, esterilizado em água fervente e selado com tampas.

Os espaços em branco são colocados sob uma cobertura quente até esfriarem completamente.
Como armazenar o produto acabado
Em apartamentos na cidade, as maçãs preparadas são armazenadas em local escuro por até 12 meses. Na geladeira ou na adega, as maçãs enlatadas podem durar até 2 anos.
O que pode ser feito com geleia?
Esta deliciosa e perfumada maçã é perfeita para comer fresca ou como recheio de tortas, pães e biscoitos. A geleia é usada para fazer molhos, sobremesas e bebidas de frutas caseiras.










