- Como preparar morangos com açúcar para o inverno
- Selecionando e preparando frutas vermelhas
- Qual recipiente devo escolher?
- Receitas e preparo passo a passo
- Preparação clássica com açúcar através de um moedor de carne
- Fazendo geleia de morango crua sem cozinhar
- Morangos batidos com açúcar no liquidificador
- Receita própria para congelador
- Morangos sortidos com açúcar e limão
- Morangos silvestres e mirtilos, amassados com açúcar granulado
- Preparação em calda de açúcar
- Este morango é saudável?
- Recursos e regras de armazenamento
Esta geleia de morango e açúcar, que não precisa ser cozida, para o inverno, tem um aroma agradável e propriedades benéficas. Esta delícia pode ser preparada com diversas receitas, com ingredientes adicionais ajustados ao seu gosto.
Como preparar morangos com açúcar para o inverno
Independentemente da receita da sobremesa, é melhor colher morangos em meados de junho, escolhendo um dia seco e ensolarado. Se a colheita for realizada em mau tempo, os frutos ficarão aguados e não doces. Além disso, o risco de deterioração da colheita aumentará.
Antes de cozinhar, é melhor armazenar os morangos em recipientes largos e rasos. Assim, eles não mudam de cor e permanecem frescos por muito tempo. O armazenamento cuidadoso é necessário, pois a colheita é frágil e não suporta bem o manuseio repetido.
Selecionando e preparando frutas vermelhas
Ao decidir fazer uma sobremesa de morango, você precisa primeiro colher e preparar adequadamente os frutos. Para isso, separe toda a colheita e remova caules, folhas e restos de jardinagem. Frutos danificados e muito maduros também são removidos, pois usá-los na culinária reduzirá sua vida útil.

Em seguida, os morangos são despejados em uma peneira e lavados cuidadosamente em água corrente. A colheita lavada é colocada sobre uma toalha para secar melhor. É especialmente importante secar a colheita para receitas sem cozinhar, para que não se formem grãos de gelo quando congelados.
Qual recipiente devo escolher?
Os petiscos prontos geralmente são embalados em pequenos recipientes de vidro.
Se você planeja congelar a mistura de frutas vermelhas, é melhor usar recipientes plásticos especiais para maior praticidade.
Receitas e preparo passo a passo
Ao escolher uma receita adequada, considere os ingredientes necessários, suas habilidades culinárias e o sabor desejado para o produto final. Depois de escolher a receita, é recomendável seguir as instruções passo a passo para evitar erros comuns.

Preparação clássica com açúcar através de um moedor de carne
Esta iguaria, preparada de acordo com a receita clássica, tem um sabor ligeiramente amargo. Se desejar uma consistência mais doce, pode aumentar a quantidade de açúcar, mas, na maioria das vezes, os ingredientes são usados em quantidades iguais. A receita é a seguinte:
- As frutas preparadas são colocadas em um moedor de carne junto com açúcar e moídas em um prato.
- Coloque a mistura resultante na geladeira e deixe descansar por três dias. Durante esse tempo, mexa a mistura periodicamente para garantir que todo o açúcar esteja completamente dissolvido.
- A sobremesa pronta é transferida para potes esterilizados, polvilhada com uma camada de açúcar por cima e hermeticamente fechada.
Fazendo geleia de morango crua sem cozinhar
Esta receita sem fervura envolve cozinhar os vegetais em seu próprio suco. Este método de cozimento preserva uma grande quantidade de vitaminas e componentes benéficos.

Usando frutas vermelhas e açúcar em proporções iguais, execute os seguintes passos:
- frutas lavadas são colocadas em um liquidificador ou moedor de carne, o açúcar é adicionado e processado até formar uma massa homogênea;
- Os recipientes de 0,5 litro são pré-esterilizados, após o que a mistura moída é colocada dentro;
- Adicione várias frutas inteiras aos potes, feche bem os recipientes com tampas herméticas e deixe-os armazenar em local fresco.
Morangos batidos com açúcar no liquidificador
Bater a sobremesa garante uma consistência suave e uniforme. Para prepará-la, frutas vermelhas limpas e secas são moídas e, em seguida, o açúcar é adicionado e misturado completamente.

Após esperar de 5 a 10 minutos, mexa os ingredientes novamente várias vezes até que o açúcar esteja completamente dissolvido. Se desejar, você pode adicionar mais açúcar à mistura para um sabor mais doce. Transfira o produto final para potes pequenos esterilizados e guarde na geladeira.
Receita própria para congelador
Para congelar, escolha frutas vermelhas firmes e maduras. Se usar frutas maduras demais, elas ficarão aguadas após o descongelamento. Prepare a sobremesa da seguinte maneira:
- As frutas são selecionadas, lavadas em uma peneira e colocadas no fundo de um recipiente especial para congelamento.
- Polvilhe a camada com açúcar e cubra com mais morangos. Continue esse processo até encher o recipiente.
- O recipiente é hermeticamente fechado e para maior comodidade a data de validade é indicada.

Morangos sortidos com açúcar e limão
Adicionar limão confere à sobremesa uma acidez leve e agradável. Para prepará-la, siga estas instruções passo a passo:
- lave as frutas vermelhas e o limão, retire as sementes dos cítricos, mas deixe as raspas;
- bata os ingredientes um a um no liquidificador;
- misture as duas massas resultantes, adicione o açúcar e misture bem;
- espere até que o açúcar esteja completamente dissolvido e embale a mistura em recipientes esterilizados;
- O recipiente é selado e guardado para armazenamento permanente.
Morangos silvestres e mirtilos, amassados com açúcar granulado
Os morangos costumam ser colhidos ao mesmo tempo que os mirtilos, o que permite que sejam preparados juntos. Seus sabores e aromas se complementam bem, o que é uma conveniência adicional.

A receita culinária inclui os seguintes passos:
- A colheita é selecionada, os espécimes estragados são removidos e cuidadosamente lavados.
- Morangos e mirtilos são esmagados manualmente com um amassador ou processados no liquidificador.
- Adicione açúcar à mistura de frutas vermelhas, misture bem os ingredientes e deixe em infusão por 30 a 60 minutos.
- Após o açúcar dissolver, adicione o ácido cítrico, mexa novamente e espere 15 minutos.
- A sobremesa pronta é despejada em recipientes esterilizados, selados e armazenados. Se o armazenamento em temperatura ambiente for a única opção, o produto cru deve ser levado para ferver em uma panela.
Você pode fazer uma guloseima com framboesas usando uma receita semelhante. Elas também complementam o sabor do morango e adicionam propriedades benéficas ao produto final.
Preparação em calda de açúcar
Morangos silvestres podem ser congelados em calda, o que adiciona doçura extra e uma cor intensa. Após o congelamento, os frutos permanecem frescos e são uma sobremesa deliciosa para o tempo frio.

Para cozinhar você precisará dos seguintes ingredientes:
- 600 g de morangos;
- 500 g de açúcar;
- 2 litros de água.
Após preparar os ingredientes, cozinhe a calda de açúcar em fogo baixo. Enquanto a calda cozinha, lave as frutas vermelhas, seque-as e coloque-as em recipientes próprios para congelador. Despeje a calda fria nos recipientes e leve-os ao congelador, sem tampa. Após 24 horas, feche bem os recipientes e guarde-os.
Este morango é saudável?
Sobremesas de frutas vermelhas devidamente preparadas preservam todas as suas propriedades benéficas, mesmo quando congeladas. Além dos benefícios gerais para a saúde, o consumo dessas guloseimas beneficia o trato gastrointestinal, o sistema cardiovascular, a glândula tireoide e diversos outros órgãos.

Recursos e regras de armazenamento
Morangos amassados com açúcar devem ser armazenados em recipientes esterilizados e hermeticamente fechados. A validade dessas conservas é de até 1 ano. Para armazenar a guloseima, coloque-a na geladeira, no freezer ou em uma adega fria.
Se as frutas forem congeladas inteiras, podem ser armazenadas no congelador por 8 a 10 meses. Não é recomendado recongelá-las, pois isso afetará negativamente a qualidade e o sabor da geleia. Por isso, é melhor armazená-las em recipientes com porções pequenas para uma porção individual.











