- Propriedades benéficas da salsa
- Benefícios do congelamento de vegetais verdes
- Preparando o ingrediente principal
- Métodos de congelamento em casa
- Fatiado em sacos
- Congelando em cubos em bandejas de gelo
- Congele os raminhos para decorar pratos
- Salsa em óleo
- Por quanto tempo você pode armazenar verduras congeladas?
Quando você tem uma fonte sazonal de ervas frescas cultivadas sem pesticidas, é hora de pensar em como preservá-las para o inverno. Vitaminas, macro e micronutrientes são melhor preservados pelo congelamento, o que economiza tempo em comparação com a secagem de ervas e especiarias. Leia abaixo para saber como congelar salsa para o inverno de forma prática.
Propriedades benéficas da salsa
A salsa é uma erva hortícola com aroma e sabor característicos. É usada na culinária como tempero para diversos pratos. Todas as partes da planta, incluindo as raízes, são utilizadas. Mas o uso culinário mais comum são as folhas de salsa.

Elas contêm uma riqueza de substâncias benéficas. Em primeiro lugar, o ácido ascórbico, que supera em muito o de muitas frutas e vegetais em seu teor. Comer 100 gramas de salsa fresca excederá sua necessidade diária de vitamina C em 150% e de vitamina A em 101%. Essas vitaminas são responsáveis pelo metabolismo normal e pelo funcionamento dos ossos e do tecido conjuntivo.
Mas não exagere na salsa. Por exemplo, 100 gramas de vitamina K contêm quase 13 doses diárias. Ela ajuda a absorver cálcio, desempenha um papel importante na função do tecido ósseo e auxilia na síntese de proteínas: as ligações estruturais de alguns tecidos requerem vitamina K.

Ao mesmo tempo, o excesso dessa substância aumenta a viscosidade do sangue, levando a doenças vasculares. Comer salsa diariamente não faz mal, desde que seja com moderação. Adicioná-la às suas refeições pelo menos uma vez ao dia trará benefícios significativos.
A salsa também é uma fonte de minerais: ferro (34% do valor diário), potássio (22%), cobre (15%), cálcio (14%), magnésio (12,5%), zinco (9%), manganês (8%) e fósforo (7%). O consumo regular de salsa melhora o metabolismo e promove a saúde geral.
Benefícios do congelamento de vegetais verdes
A salsa é um complemento delicioso para pratos. Mas a salsa fresca só está disponível na estação, geralmente por apenas alguns meses do ano. Existem maneiras de conservar essas folhas aromáticas para o inverno: em potes com sal, no congelador ou secas. Cada método tem seus prós e contras. Vejamos as vantagens do armazenamento congelado:
- O congelamento, ao contrário da secagem, leva muito menos tempo. Basta selecionar a embalagem, o método de corte e colocar o produto no congelador. A secagem, por outro lado, só é possível sob condições específicas de temperatura e umidade e requer atenção cuidadosa ao longo de vários dias.
- Preservação de vitaminas. Quando congelados, os nutrientes permanecem praticamente inalterados.
- O aroma e a cor do tempero permanecem inalterados. Isso adiciona um toque esteticamente mais agradável a uma variedade de pratos. E o sabor único da salsa evoca o verão.

Alguns podem discordar da importância de armazenar verduras congeladas. No entanto, as verduras vendidas em supermercados o ano todo são fertilizadas com aditivos minerais, o que, por sua vez, é prejudicial à saúde.
Congelar as verduras da sua horta garante a segurança delas. Você não só preservará o máximo de vitaminas, como também estará livre de produtos químicos nocivos.
Preparando o ingrediente principal
Para evitar decepções com este método de armazenamento, você precisa preparar suas verduras adequadamente. Basta seguir algumas regras:
- As verduras devem estar o mais frescas possível. Se estiverem dentro de casa há dois dias e tiverem perdido a maior parte dos nutrientes, não adianta congelá-las. Programe a transferência para que você possa movê-las da horta para o congelador com o mínimo de perda de tempo.
- É melhor coletar as folhas no início da manhã, para que elas fiquem mais suculentas.
- Se você tiver muitas verduras, pode deixá-las de molho em água por alguns minutos para remover poeira e sujeira. Uma pequena porção pode ser lavada em água corrente.
- As folhas lavadas são colocadas sobre uma toalha ou guardanapo para remover o excesso de umidade.

A salsa é uma planta fácil de cultivar, com um sistema imunológico forte e praticamente imune a doenças e pragas. No entanto, ainda é uma boa ideia inspecionar as folhas durante a lavagem e a secagem.
Métodos de congelamento em casa
Para preservar a aparência e o valor nutricional, é importante congelar as verduras corretamente. Existem receitas que permitem fazer isso de forma eficiente e sem perdas.

Fatiado em sacos
Conservando salsa Em sacos — um método clássico de conservar verduras. Para evitar que grudem e mantê-las crocantes, congele-as primeiro em tábuas e depois transfira-as para um saco.
Para isso, lave e seque as folhas. Para congelar, corte apenas as folhas. Elas devem ser picadas finamente e dispostas em uma camada fina sobre qualquer superfície (tábua de madeira ou plástico, recipiente). Após meia hora, a camada estará sólida e congelada, e as folhas podem ser colocadas em um saco. Repita o processo várias vezes até que o saco esteja cheio.
Congelando em cubos em bandejas de gelo
Este método é usado por muitas donas de casa. É realmente prático dissolver o cubo no final da sopa, eliminando o incômodo de decidir quanta verdura adicionar. A receita em si dá muito trabalho, mas compensa a longo prazo.
Para isso, a salsa precisa ser picada finamente. Isso pode ser feito usando um liquidificador ou um moedor de carne. O purê resultante é prensado em moldes e, em seguida, preenchido com água. Os cubos também podem ser armazenados em sacos ou recipientes plásticos, removendo quantos cubos forem necessários durante o inverno.
Congele os raminhos para decorar pratos
Para ocasiões especiais, você pode congelar raminhos inteiros para usar como decoração. Este processo requer atenção especial. Espalhe o raminho com as folhas sobre um pequeno pedaço de papel-alumínio, pressione com uma segunda camada e, em seguida, embrulhe.
Armazene-o achatado em pequenos quadrados planos de papel-alumínio. Ao descongelar, não desembrulhe o papel-alumínio até que tenha passado tempo suficiente. Caso contrário, o raminho pode quebrar.

Salsa em óleo
Conservando salsa em óleo para o inverno — uma ótima maneira de preservar nutrientes valiosos. Esta receita leva apenas as folhas. Elas são lavadas, secas e picadas finamente. O pote para as folhas verdes deve ser lavado, esterilizado e seco.
Coloque as ervas picadas em um recipiente e encha-o até a borda com óleo vegetal. Esta mistura pode ser armazenada na geladeira durante todo o inverno. Para adicioná-la a um prato, use uma colher seca e limpa.
Por quanto tempo você pode armazenar verduras congeladas?
Se a geladeira for deixada ligada, as verduras manterão seu valor nutricional até a próxima colheita. Não é recomendado descongelar e congelar novamente as verduras, pois elas perderão seu valor nutricional.











