- informações gerais
- Selecionando e preparando os ingredientes principais
- Receitas para fazer abobrinha em conserva em casa
- Uma receita simples para o inverno
- Abobrinha em conserva rápida em um saco
- Sem esterilização
- Abobrinha com groselha e folhas de cereja
- Abobrinha enlatada com cenoura
- Abobrinha em conserva com pepino
- Abobrinha em conserva ao estilo polonês
- Em um barril
- Dicas para armazenar alimentos enlatados
- Conclusão
Abobrinha jovem em conserva é uma maneira de conservar vegetais para o inverno. Este produto é popular entre os cozinheiros domésticos devido à facilidade de preparo e à disponibilidade dos ingredientes. Com um pouco de tempo, você pode obter um produto natural e rico em vitaminas. Para prepará-lo, você precisará de abobrinha jovem, uma variedade completa de ervas e especiarias a gosto e sal grosso simples.
informações gerais
A abobrinha é uma das hortaliças mais populares entre os jardineiros russos. Ingrediente versátil em diversos pratos e aperitivos, também é uma opção popular para conservas de inverno. Comer abobrinha ajuda a eliminar substâncias nocivas e o excesso de umidade do corpo, além de reduzir o colesterol. Também é usada em refeições dietéticas, onde ajuda a sentir-se saciado rapidamente e acelera a digestão.
Legumes em conserva não são adequados para pessoas com problemas gastrointestinais, por isso é recomendável preservá-los fermentando-os ou salgando-os para o inverno. Estas receitas não usam vinagre.
Selecionando e preparando os ingredientes principais
Para conservas, é necessário escolher vegetais jovens, com polpa macia e sem grande camada de sementes.
Não é recomendado usar abobrinhas com danos mecânicos ou sinais de atividade de pragas. O sabor e a suculência dos seus picles dependem da observância adequada destas regras simples.

Cada abobrinha é bem lavada, removendo-se a sujeira e aparando-se os talos. Após a lavagem, os vegetais são deixados secar e cortados em rodelas ou quartos, dependendo da preferência da família. A espessura das fatias deve ser de no máximo 10 mm. Além do ingrediente principal, você precisará preparar uma seleção de ervas e especiarias. A escolha depende da receita e do gosto do cozinheiro. Recomenda-se o uso de folhas de groselha, uva, raiz-forte, cereja ou framboesa.
Ervilhas-da-jamaica, alho, talos ou folhas de endro e vagens de pimenta são adicionados como tempero. Abobrinha combina bem com cenoura, pimentão e repolho.
Importante! Independentemente dos temperos e aromatizantes utilizados, eles devem ser usados rigorosamente de acordo com a receita. Isso preservará o sabor natural do produto.
Receitas para fazer abobrinha em conserva em casa
Aqui estão algumas receitas básicas para fazer abobrinha em conserva. Você pode adicionar ingredientes adicionais de acordo com seu gosto.
Uma receita simples para o inverno
Este é o método básico para conservar vegetais:
- Lave 1500 g de abobrinha (se for grande), descasque e corte em fatias de 20 a 30 mm de espessura, removendo o miolo e as sementes.
- Lave 2 folhas de louro, uma folha de raiz-forte e alguns raminhos de endro em água corrente. Descasque 3 dentes de alho médios e corte-os em pétalas finas.
- Espalhe as fatias de abobrinha uniformemente por cima, com uma espessura de 20 a 30 mm, e polvilhe com sal e especiarias. Para uma abobrinha mais crocante, adicione uma folha e um pouco de raiz-forte picada.

- Para um toque picante extra, você pode adicionar algumas pimentas.
- Depois de encher os recipientes com vegetais, eles são cobertos com salmoura. Para prepará-la, dissolva 80-100 gramas de sal grosso em um litro de água.
- Depois de encher completamente os potes, esterilize-os em banho-maria por 10 a 15 minutos.
- Os potes quentes são hermeticamente fechados com tampas de aço e, envoltos em um cobertor, deixados para esfriar completamente. O produto final é então armazenado na despensa e pronto para ser apreciado em 5 a 7 dias.
Abobrinha em conserva rápida em um saco
Para preparar um aperitivo rapidamente, poucas horas antes da chegada dos convidados, use uma receita especial sem processamento a quente:
- 1 kg de cilindros jovens após o processamento preliminar são descascados e cortados em círculos de 10-20 mm de espessura.
- 3-4 dentes de alho são descascados e cortados em pétalas finas.
- 1 maço de endro ou 5-8 guarda-chuvas são lavados na torneira e picados finamente.
- Coloque a abobrinha em um saco, adicione 50-60 g de sal e temperos e misture bem, apenas agitando o saco.
O aperitivo estará salgado em 6 a 8 horas, e seus convidados apreciarão o prato de vegetais.

Sem esterilização
Você pode fermentar abobrinha rapidamente usando esta receita:
- 1 kg de vegetais são preparados de acordo com a receita básica, 4 dentes de alho são adicionalmente descascados e cortados em pétalas finas.
- Pique finamente um maço de endro.
- Para adicionar um toque de especiarias, use folhas de groselha preta, raiz-forte, cereja ou carvalho.

O restante do processo segue o padrão básico, mas para esta receita, recomenda-se o uso de grandes barris ou potes de madeira, bem lavados e escaldados em água fervente. Os vegetais são dispostos em camadas, alternando com os temperos. A parte superior é coberta com folhas de raiz-forte, groselha ou cerejeira. Em seguida, um guardanapo natural é colocado por cima e um peso é aplicado.
Agora, durante sete dias, despeje água fervente sobre a gaze diariamente para remover a espuma. Em seguida, coloque o produto em um porão e mantenha-o fresco.
Abobrinha com groselha e folhas de cereja
Esta receita de aperitivo usa folhas de groselha preta e cereja, além dos temperos básicos. Os vegetais são colocados em potes, mergulhados em salmoura fervente várias vezes e selados com tampas.
Importante! Ao preparar abobrinha para conserva, é melhor usar alho inteiro.

Abobrinha enlatada com cenoura
Para cada 2 kg de vegetais, você precisará de 200 a 250 g de cenouras. Corte os vegetais em rodelas. Pique finamente um maço de endro e 10 g de raiz de salsa. Corte 1 pimenta em fatias finas, sem remover as sementes, e descasque 6 a 7 dentes de alho e corte-os em pétalas finas. Adicione pimenta da Jamaica a gosto; algumas folhas de groselha ou cereja também são usadas na receita.
Os potes são esterilizados e cobertos com vegetais e especiarias. A parte superior é coberta com folhas de groselha. Duas colheres de sopa cheias de sal são polvilhadas por cima e água fervente é despejada sobre eles. Um peso é colocado em cima e os potes são armazenados na adega. Após 10 a 12 dias, o produto está pronto para consumo.
Abobrinha em conserva com pepino
Esta receita é um aperitivo frio delicioso com apenas alguns ingredientes e alguns temperos. Descasque 4 a 5 abobrinhas, adicione alguns pepinos novos e uma boa quantidade de temperos. Para esta receita, endro, salsa e aipo são ideais.
Cubra o fundo do recipiente com folhas de groselha e cerejeira. Em seguida, adicione uma camada de abobrinha, polvilhada com especiarias. Cubra com uma fileira de pepinos fatiados e polvilhe com mais especiarias. Encha o recipiente completamente usando este método. Dissolva 60 gramas de sal e 10 gramas de açúcar granulado em 2 litros de água e leve a salmoura para ferver. Em seguida, encha os recipientes completamente com a marinada e pressione-os contra pressão.

Após 4 a 5 dias, o produto estará pronto para consumo. Para armazenamento, guarde-o em uma adega fresca ou na geladeira.
Esta receita permite cozinhar rapidamente pepinos e abobrinhas em conserva Sem o uso de vinagre. Este produto é recomendado para crianças e pessoas com problemas estomacais.
Abobrinha em conserva ao estilo polonês
Para esta receita, você precisará fatiar 1 kg de abobrinha e descascar 4 a 5 dentes de alho. Coloque os ingredientes em potes esterilizados.
Para preparar a marinada, adicione algumas folhas de louro, sal, açúcar e uma seleção de especiarias e ervas a gosto à água. Cozinhe a salmoura por 15 a 20 minutos em fogo baixo e despeje nos potes com os vegetais. Feche-os imediatamente com tampas esterilizadas. Após 3 a 4 dias, após esfriarem em um cobertor, guarde os vegetais na adega.

Em um barril
Para fazer conserva em barril, você pode usar qualquer uma das receitas fornecidas, com uma seleção de temperos adaptada ao seu gosto. O segredo é enxaguar bem o recipiente com mostarda em pó e enxaguar todas as superfícies com água fervente. Este método de conserva requer o armazenamento do produto em local fresco, portanto, certifique-se de decidir onde armazenar o petisco antes de começar.
Dicas para armazenar alimentos enlatados
Armazenar vegetais em conserva sem tampa hermética requer muita experiência e cuidados diários. Esses produtos devem ser armazenados apenas em uma adega fria ou em uma geladeira grande. A manutenção envolve espremer e enxaguar o pano de queijo a cada 2 a 3 dias, escaldá-lo com água fervente e remover a espuma e o excesso de salmoura.
Se a abobrinha em conserva estiver selada em potes de vidro, não há requisitos especiais de armazenamento. Ela não estragará no porão ou nas prateleiras da despensa do apartamento. No entanto, você precisará monitorar a condição dos picles, independentemente do método utilizado. Ao primeiro sinal de fermentação ou mofo, remova a camada externa da abobrinha e despeje óleo vegetal no pote.
Importante! Independentemente da receita e do método de armazenamento, a validade máxima dos vegetais em conserva caseiros é de 9 meses.

Conclusão
Preparar abobrinha em conserva para o inverno não exige muito tempo nem esforço. Ao preparar adequadamente este produto saudável, a família pode desfrutar de um suplemento vitamínico e um delicioso lanche frio durante a estação fria.











