- História da variedade
- Regiões para cultivo
- Prós e contras das uvas Krasen
- Descrição e características
- Aparência
- Frutificação
- Floração e polinização
- Tempo de maturação
- Produtividade e sabor
- Onde as frutas vermelhas são usadas?
- Alta resistência à geada
- A variedade é suscetível a pragas e doenças?
- Tecnologia de plantio
- Seleção de mudas
- Preparando o local e a cova de plantio
- Época e regras para operações de plantio
- Cuidando das uvas Krasen
- Regar e fertilizar
- Formação de videiras frutíferas
- Afrouxamento e cobertura morta do solo
- Tratamentos preventivos
- Preparando as videiras para o inverno
- Reprodução da variedade
- Avaliações
- Conclusão
A variedade de uva Krasen tem um sabor rico. Os jardineiros observam que esta variedade é praticamente isenta de doenças e raramente atacada por pragas. Ela também prospera em climas frios e quentes. Com o plantio adequado, produzirá uma colheita no ano seguinte. Esta variedade é usada para fazer purê de uva, passas secas e as bagas são consumidas frescas. O principal uso da variedade de uva Krasen é a produção de vinho.
História da variedade
Krasen foi criado a partir do cruzamento de duas variedades: a Magarach Super Early Seedless e a Magarach Antey. Essas variedades são as mais resistentes à geada e a pragas.
Segundo registros oficiais, a variedade foi desenvolvida por cientistas de Yalta no Instituto Científico de Videiras Magarach. Vale ressaltar que esta instituição educacional foi fundada pelo Príncipe M.S. Vorontsov nas dependências do Jardim Botânico Nikitinsky. O instituto concedeu a patente nº 06285 à variedade de uva Krasen.
Regiões para cultivo
A variedade é considerada universal e adequada para cultivo em áreas com invernos amenos e rigorosos. As 6 regiões mais favoráveis para o plantio de Krasenya são:
- Território de Krasnodar.
- Crimeia.
- Região de Cherkasy.
- Região de Kyiv.
- Região de Rostov.
- Voronej.

Prós e contras das uvas Krasen
Iniciantes acharão a Krasen fácil de cuidar, mesmo que seja a primeira vez que plantam uvas. Características positivas da uva:
- resistência ao clima árido;
- pouco exigente para a composição do solo (até mesmo solo argiloso ou solo com areia serve);
- facilidade de atendimento;
- colheita estável todos os anos;
- versatilidade de frutas em uso;
- ausência de ossos;
- conveniência para cultivo em volumes industriais;
- boa tolerância ao transporte;
- armazenamento de longo prazo.
As desvantagens das uvas aparecem devido a cuidados inadequados:
- exigindo formação densa;
- suscetibilidade à doença fúngica oídio (oídio).
Uma maneira eficaz de combater o oídio é com a ajuda dos seguintes preparados: Thiovit Jet e Cumulus DF.

Descrição e características
As uvas Krasen são utilizadas tanto para a produção de mesa quanto para a produção de vinho. Elas amadurecem em aproximadamente 140 dias. Nas regiões do sul, a colheita pode começar no final de agosto.
Aparência
Os arbustos desta variedade são vigorosos, com brotos proeminentes que se abrem facilmente. Os cachos de uva são grandes, pontiagudos, cônicos e de tamanho médio, com estrutura solta. Cada cacho pesa entre 500 e 700 gramas. As uvas têm uma tonalidade preta.
Frutificação
Todos os brotos de uva dão frutos. No sul, a colheita pode ser feita no final de agosto e, no norte, em setembro. Para garantir que as uvas estejam ideais para a produção de vinho, a colheita é adiada por 14 a 20 dias. Isso é necessário para que os frutos amadureçam demais.

Floração e polinização
As flores da uva Krasen são polinizadas por cruzamento (usando pólen de outra planta). Em casos raros, elas se autopolinizam (usando seu próprio pólen). O pólen é mais frequentemente transportado por insetos e pelo vento.
O aumento de rendimento do Krasen com boa polinização é de 20% a 40%.
O período de floração dura de 8 a 14 dias, dependendo da região. A variedade Krasen floresce tipicamente de maio ao final de junho. Sabe-se que os botões abrem em 6 a 11 horas. O clima de verão e as temperaturas que variam de 15 a 30 °C (59 a 86 °F) promovem a formação de numerosos ovários.

Tempo de maturação
Esta variedade de meia estação amadurece em 130-140 dias. Quanto mais ao norte os arbustos crescem, maior o período de maturação. Em regiões mais frias, a colheita pode ocorrer já em meados de setembro e, para a produção de vinho, até o final de setembro.
Produtividade e sabor
A variedade é altamente produtiva. Um único ramo pode produzir duas videiras pesando entre 500 e 800 gramas. Aproximadamente 180 centavos de uva podem ser colhidos em um hectare de terra. As bagas têm um sabor harmonioso de moscatel. As uvas verdes têm um gosto residual semelhante ao da erva-moura, que desaparece quando totalmente maduras. A polpa contém uma grande quantidade de suco escuro. O rendimento do mosto chega a 80%.

Onde as frutas vermelhas são usadas?
O teor de açúcar das bagas chega a 29%. Além de ser usada na produção de vinho, a variedade Krasenya é usada para fazer uma variedade de conservas caseiras. As bagas Krasenya são usadas na culinária:
- purê de uva;
- frutas congeladas no congelador para o inverno;
- passas;
- bebidas de frutas e compotas;
- geleias e conservas.
Em 2008, Krasen foi incluído no Registro de Variedades para uso profissional.

Alta resistência à geada
A variedade prospera nas regiões do norte da Rússia, como as regiões de Omsk, Novosibirsk e Barnaul. Isso se deve à sua resistência à geada; por exemplo, os arbustos podem sobreviver a invernos com temperaturas de -25 graus Celsius.
A variedade é suscetível a pragas e doenças?
As uvas são frequentemente suscetíveis a infecções fúngicas e mofo. Os produtores tratam os arbustos com fungicidas até quatro vezes por temporada. O oídio é o culpado mais comum. Se os arbustos forem infectados, será necessário podar os galhos afetados.

Tecnologia de plantio
A variedade de uva Krasen é considerada de fácil adaptação. Com os devidos cuidados, o arbusto se estabelece rapidamente no solo e começa a dar frutos dentro de um a dois anos após o plantio. Na primavera, é plantado em covas preparadas e regado generosamente.
Seleção de mudas
Uma muda de alta qualidade e de primeira qualidade deve ter de 3 a 4 raízes. A espessura da base não deve ser inferior a 2 milímetros.
Você também pode comprar mudas de segunda ou primeira qualidade, mas terá que cultivá-las você mesmo antes de plantá-las no seu jardim.

Preparando o local e a cova de plantio
As uvas precisam de bastante luz solar. Por isso, são sempre plantadas na primavera, e a cova para a muda é preparada no outono. Drenagem, solo superficial e fertilizante são adicionados ao fundo. Se a cova não tiver sido preparada no outono, pode ser feita durante os meses mais quentes. Isso permitirá que a muda crie raízes por mais tempo.
Época e regras para operações de plantio
A melhor temperatura para o plantio de uvas é entre 5 e 15 graus Celsius. Não se apresse em plantar híbridos se houver risco de geada na primavera. A época ideal para plantar mudas no solo é o final de março ou início de maio. Você também pode plantar os arbustos no outono quente, mas não depois do início de outubro.

Cuidando das uvas Krasen
Após o plantio, a muda deve ser regada generosamente várias vezes. Se o tempo estiver chuvoso, você pode pular a rega. Se a muda foi plantada muito cedo e há alto risco de geada, interrompa a rega para atrasar a frutificação.
Regar e fertilizar
Em climas quentes, adicione de um a dois baldes de água por arbusto. As mudas devem ser regadas de 2 a 3 vezes por estação. Inicialmente, o fertilizante adicionado aos buracos antes do plantio será suficiente.
Assim que os arbustos começarem a florescer, eles podem ser fertilizados com fertilizantes minerais e orgânicos. Para evitar que as uvas se acostumem com fertilizantes ricos em nutrientes, recomenda-se alternar os fertilizantes. O potássio pode ser adicionado durante o amadurecimento dos frutos.

Formação de videiras frutíferas
Os cachos de uvas começam a se formar em junho, mas as bagas só são comestíveis a partir de meados de agosto. A variedade Krasen normalmente amadurece totalmente no final do verão e, no norte, em meados de setembro. As videiras produzem cachos uniformemente cônicos de uvas redondas.
Afrouxamento e cobertura morta do solo
Na primavera, é comum aplicar cobertura morta ao redor dos arbustos para conservar a umidade e reduzir o crescimento de ervas daninhas. Durante o verão, o solo ao redor dos arbustos deve ser solto a uma profundidade de 10 a 15 centímetros, à medida que as ervas daninhas surgem e uma crosta se forma na superfície.

Tratamentos preventivos
Cada estágio de desenvolvimento do arbusto requer tratamento, pois doenças e pragas podem variar em diferentes épocas do ano. Fertilizantes medicinais e pulverizações são aplicados quando os brotos incham, quando as folhas se formam e quando os frutos se formam nas inflorescências. O próximo tratamento pode ser feito no meio do verão. O tratamento preventivo final é realizado após a colheita.
Preparando as videiras para o inverno
No sul, não há necessidade de cobrir os arbustos durante o inverno se o inverno for ameno. No norte, recomenda-se cobrir as videiras antes da geada. Esteiras de palha e outros materiais adequados são usados para isso. Oleado também pode ser usado.

Reprodução da variedade
As videiras Krasenya podem ser propagadas por divisão ou estaquia. As estacas enraízam-se facilmente no solo e se transformam em mudas com facilidade. Especialistas recomendam a propagação da uva na primavera. A planta produz uma colheita menor no outono.
Uma muda plantada em meados da primavera poderá criar raízes no verão e se estabelecer no solo antes da chegada do tempo frio.
Alguns jardineiros propagam videiras por mergulhia. Isso envolve o enraizamento dos brotos. Os brotos não precisam ser separados da planta principal. A regra principal é não retirar mais de duas mergulhias da planta-mãe.

Avaliações
Ilya, Moscou.
"Escolhi esta variedade de uva porque ela acumula a menor quantidade de produtos químicos e fungicidas. Ela brotou em apenas dois anos após o plantio."
Marina, região da Crimeia.
Os arbustos de Krasen são fáceis de cuidar porque são pouco exigentes e se adaptam facilmente ao solo e ao clima. As primeiras mudas brotaram no ano seguinte.
Conclusão
Esta variedade será muito apreciada por jardineiros experientes e novatos. A principal diferença entre a Krasenya e outras variedades de uva escura é o seu sabor. Com fertilização adequada e rega na hora certa, ela produzirá uma colheita abundante.











