- História da vinificação
- Descrição e Características
- Características do arbusto
- Videira
- Monte
- Características
- Conteúdo calórico
- Benefícios e malefícios
- Acidez
- Produtividade
- Características do cultivo
- Condições climáticas
- Prazos
- Treinamento de videira
- Padrão
- Formação de quatro mangas
- Cobertura superior
- Aparar
- Doenças e pragas
- Câncer bacteriano
- Podridão cinzenta
- Oídio
- Rolo de folha de uva
- Filoxera
- Qualidade do vinho
- Variedades falsas
- italiano
- Cinza
- Missouri
- Esmeralda
- Vermelho
- Preto
A uva Riesling é considerada uma variedade de uva industrial de maturação tardia. Essa variedade de uva é a principal matéria-prima para a produção de vinhos e sucos secos, de sobremesa, meio-secos e espumantes em todo o mundo.
O Riesling é cultivado na Europa, EUA, África, Canadá, Nova Zelândia, países vizinhos e Rússia. O sabor dos vinhos produzidos a partir de uvas varietais depende diretamente do clima de cultivo, dos cuidados, da fertilidade do solo, do número de dias de sol e da composição do solo.
História da vinificação
As primeiras menções à uva Riesling datam de mais de 2.000 anos. Mas a verdadeira história da variedade começou no século XV, quando um príncipe alemão plantou videiras selvagens e polinizadas, trazidas do Vale do Reno, nos terrenos de seu castelo. Após a primeira colheita, um vinho foi produzido e batizado de Riesling.
A história do desenvolvimento desta variedade não terminou aí. Os vinhos produzidos a partir desta uva não ganharam popularidade por muito tempo devido ao seu sabor e aroma medíocres, até que uma coincidência revolucionou o mundo da vinificação.
O mensageiro que entregava as autorizações de colheita das uvas se perdeu e atrasou por duas semanas. Durante esse período, as uvas maduras ficaram significativamente maduras demais e começaram a estragar nas videiras.
Mas, para evitar a punição, as uvas colhidas eram enviadas à vinícola para processamento. A bebida, produzida a partir de uvas Riesling maduras, parcialmente estragadas e mofadas, acabou se tornando o auge da produção de vinho. Esse resultado completamente acidental é usado por vinicultores do mundo todo até hoje.

Descrição e Características
As uvas Riesling são completamente pouco exigentes em termos de condições de cultivo e práticas agrícolas. Esta fruta é cultivada em regiões com uma ampla variedade de climas e, mesmo em climas frios, a variedade prospera e produz frutos.
Características do arbusto
Os arbustos da árvore frutífera são altos, ramificados e apresentam múltiplas lâminas foliares e brotos. As folhas são grandes e sua cor varia de acordo com a idade da planta. Mudas e brotos jovens apresentam belas folhas de cor bronze, enquanto os arbustos maduros desenvolvem lâminas foliares verde-vivo. No outono, as folhas da videira ficam amarelas.
Os brotos jovens são de cor verde-claro, com pelos quase imperceptíveis; no final da estação de crescimento, o broto escurece.
A floração é tardia, por isso o arbusto não sofre com as oscilações de temperatura da primavera.

Videira
Todos os anos, crescem videiras frutíferas nos pés de uva, nas quais se desenvolvem cachos de bagas.
A variedade Riesling tem videiras pequenas que adquirem uma tonalidade marrom-clara à medida que amadurecem. As videiras verdes tornam-se avermelhadas.
Importante! A principal característica positiva desta variedade é o rápido crescimento e maturação da videira de um ano.
Monte
O cacho de bagas maduras é pequeno, com até 14 cm de comprimento, cônico ou cilíndrico, com pequenos frutos verdes múltiplos. Cada cacho contém de 60 a 80 bagas, com sabor adocicado e aroma varietal característico.

O peso de 100 frutas é de apenas 130 g.
Características
As uvas Riesling contêm uma enorme quantidade de vitaminas, minerais, substâncias e aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo. Por isso, os frutos desta safra não são apenas processados, mas também consumidos frescos.
Conteúdo calórico
As uvas, devido ao seu baixo teor calórico — apenas 43 kcal por 100 g de fruta fresca — são frequentemente utilizadas em dietas. Devido ao seu alto teor de açúcar e fibras alimentares, elas saciam o corpo rapidamente, mantendo-o saciado por mais tempo.
Benefícios e malefícios
As uvas são usadas para restaurar e fortalecer o sistema imunológico, promovendo a saúde dos sistemas nervoso, circulatório e cardiovascular. Elas também auxiliam na função gastrointestinal e são utilizadas na culinária e em cosméticos.

Para melhorar a saúde e manter o bom funcionamento do corpo, 100 a 200 g de frutas vermelhas por dia são suficientes.
Pessoas com níveis elevados de açúcar no sangue ou obesidade grave devem consumir uvas com extrema cautela ou evitá-las completamente. As uvas Riesling também não são recomendadas para pessoas com distúrbios gastrointestinais ou alta acidez.
Acidez
O teor equilibrado de acidez de até 1% e o teor de açúcar de até 18% nas uvas permitem a produção de sucos, néctares e vinhos secos e de sobremesa deliciosos e saudáveis após o processamento. A variedade Riesling também é recomendada para a produção de vinhos espumantes e champanhes.

Produtividade
As uvas Riesling são consideradas autoférteis, mas para garantir uma colheita abundante e de alta qualidade, recomenda-se o uso de polinizadores. O período de amadurecimento dos frutos varia de 130 a 160 dias, dependendo do clima da região de cultivo.
Esta variedade de fruta não se distingue pela alta produtividade; a partir de 1 hectare pode-se obter de 7 a 9 toneladas de cachos com frutos maduros.
O arbusto começa a dar frutos no 2º ano em campo aberto.
Observação: sob condições climáticas favoráveis e práticas agrícolas oportunas, os agricultores alemães podem produzir até 16 toneladas de frutas maduras por hectare de terra.

Características do cultivo
A variedade de uva Riesling é resistente à geada e pouco exigente em sol, o que permite que seja cultivada em regiões com climas diferentes.
Ao escolher um local para o plantio das mudas, considere a preferência das plantas por solo calcário. As videiras se desenvolvem melhor em declives suaves.
Condições climáticas
Nas regiões do sul, a fruta amadurece cedo, mas não atinge a doçura necessária para a produção de vinho. Em climas temperados, as uvas Riesling amadurecem gradualmente. Quanto mais longo o processo de amadurecimento, mais doce a fruta se torna.

Prazos
As mudas de uva são plantadas no final do outono, 4 a 6 semanas antes da primeira geada, ou no início da primavera, antes do aparecimento dos primeiros brotos.
O plantio de frutas no outono é recomendado para regiões do sul com invernos quentes e amenos. Em climas temperados, as uvas Riesling são transplantadas para áreas externas no outono.
A preparação do terreno para o plantio começa 1,5 a 2 meses antes do plantio das mudas.
- A área é escavada, as ervas daninhas são removidas e o solo é solto.
- Covas de plantio são cavadas com 60-70 cm de profundidade e largura, e uma estaca de suporte é colocada nelas.
- A distância entre os furos é de 1,5 m, entre as fileiras de 3 m.
- Uma camada de drenagem é colocada no fundo do buraco e uma mistura de solo fértil é despejada por cima.
- Uma muda é colocada no centro do buraco e as raízes são espalhadas uniformemente.
- As raízes são cobertas com terra por cima, o solo é compactado e regado.
- A planta está presa a uma estaca.
- O círculo do tronco da árvore é coberto com húmus ou grama seca.
Importante! Até que as mudas estejam totalmente enraizadas, regue-as a cada 8 a 10 dias.
Treinamento de videira
A frutificação e o rendimento da uva dependem diretamente da poda adequada. Deixar brotos longos impede o desenvolvimento da planta, as videiras tornam-se finas e fracas, e os cachos e as bagas ficam menores. A poda anual do arbusto frutífero é realizada até a planta atingir os seis anos de idade.
Padrão
Para formar uma árvore padrão, todos os galhos e brotos inferiores são removidos. A árvore padrão deve ter pelo menos 1,2 m de altura, dois brotos principais fortes e pelo menos 6 a 7 videiras frutíferas.
Ao podar no outono, é necessário deixar de 5 a 7 brotos em cada broto.
Uvas Riesling cultivadas em vinhedos padrão não requerem nenhuma medida adicional antes da dormência de inverno.

Formação de quatro mangas
Vamos primeiro entender o que é uma "manga" e como formar uma. Uma "manga" é um broto forte que se ramifica do tronco principal de um arbusto.
No crescimento padrão, restam apenas dois brotos na haste principal, enquanto na formação de quatro ramos, restam quatro brotos na base do tronco. As pontas dos brotos são removidas ou pinçadas.
Importante! As videiras são finas e flexíveis, exigindo suporte ou reforço constante. Ao cultivar uvas, lembre-se de usar estruturas de suporte, treliças ou redes para sustentar os brotos da planta.

Cobertura superior
As uvas Riesling não respondem bem à fertilização e fertilização adicionais, o que afeta o rendimento e o sabor dos frutos.
A planta começa a ser alimentada com cinzas de madeira no 3º ano de crescimento em campo aberto.
Aparar
Na primavera e no outono, os arbustos frutíferos passam por poda sanitária, removendo galhos e brotos congelados, quebrados, secos, danificados ou afetados por doenças ou pragas. Os brotos velhos e sem frutos também são aparados, e as áreas cortadas são tratadas com piche de jardim ou produtos especiais.
Doenças e pragas
As uvas Riesling não são conhecidas por sua resistência a doenças e pragas. Para evitar esses problemas, pulverize os arbustos frutíferos com pesticidas químicos ou biológicos no início da primavera e no outono.

Câncer bacteriano
A doença se manifesta como crescimentos claros ou amarelados nos galhos mais velhos. Infelizmente, não há cura para o cancro bacteriano. Se a área afetada for pequena, os galhos são podados e o arbusto é tratado com sulfato de cobre. Se a doença se espalhou para toda a planta, o arbusto é desenterrado e destruído, e o solo é desinfetado.
Podridão cinzenta
O mofo cinzento afeta os brotos, folhas, frutos e brotos das fruteiras. Aparece como manchas e uma camada acinzentada nas folhas e frutos. Os frutos apodrecem e caem. A pulverização dos arbustos e do solo com fungicidas é usada para prevenção e tratamento.
Oídio
O oídio se manifesta como uma camada branca nas lâminas das folhas, ovários e frutos. Os frutos secam e apodrecem, produzindo um odor desagradável.

O combate à doença envolve o tratamento dos arbustos com preparações à base de fungicidas.
Rolo de folha de uva
Esta pequena mariposa é especialmente perigosa na fase de lagarta, que consome tudo em seu caminho. Para tratamento e prevenção, arbustos e solo são pulverizados com inseticidas.
Filoxera
O perigoso pulgão da uva ataca tanto as partes aéreas quanto as subterrâneas da planta. As uvas afetadas por essa praga secam e morrem rapidamente.
Para prevenir e controlar a filoxera, são utilizados preparados químicos profissionais à base de inseticidas.

Qualidade do vinho
Todo produtor de vinho sabe que as principais características do vinho dependem diretamente das condições climáticas e do cuidado adequado e oportuno das uvas.
Uvas cultivadas em climas temperados produzem vinho com um leve sabor residual de maçã e acidez, enquanto frutas vermelhas de regiões do sul conferem notas cítricas ou de pêssego ao vinho.
Importante! Uvas Riesling cultivadas na mesma região podem apresentar características de sabor completamente diferentes a cada ano.
Variedades falsas
Variedades falsas de Riesling são cultivadas ativamente em todo o mundo, mas apenas algumas delas têm alguma relação com a variedade de uva Reno.

italiano
Esta variedade de uva originou-se na Itália no século XIX e, posteriormente, espalhou-se rapidamente para muitos países europeus. A variedade italiana Riesling não tem qualquer relação com a famosa variedade de uva do Reno.
Os vinhos elaborados a partir desta casta distinguem-se pelo aroma frutado e pela elevada acidez.
Cinza
A variedade ganhou fama principalmente na Califórnia, mas não tem nenhuma relação com a verdadeira variedade de uva do Reno. Foi desenvolvida na França sob o nome Trousseau Gris, de onde se espalhou pelo mundo.

Missouri
Uma fruta híbrida criada por produtores americanos por meio do cruzamento de outras variedades de uva. A variedade Missouri ficou perdida por muitos anos, mas foi revivida em 2013 e utilizada na produção de vinho.
Esmeralda
Parente mais próximo da uva Reno, criada por cientistas californianos. Esta variedade de uva industrial também encontrou aceitação em Israel, onde é amplamente cultivada.
Vermelho
Uma variedade híbrida de Riesling de casca vermelha, amplamente cultivada em muitos países ao redor do mundo.
Preto
A uva Riesling preta, também parente próxima da uva Reno, é frequentemente usada para fazer champanhe e vinhos espumantes.











