Descrição da variedade de uva Chardonnay, regras de plantio e cuidados

Chardonnay é uma variedade de uva cultivada por vinicultores em todo o mundo. Segundo os vinicultores, a Chardonnay é a única variedade de fruta que nunca, em hipótese alguma, prejudica o aroma e o sabor do vinho. Os vinicultores apreciavam as propriedades dessa variedade de uva de baixa produtividade há muitos séculos, mas até hoje a Chardonnay é considerada uma uva de elite para a produção de vinhos únicos.

História de origem

As origens da uva Chardonnay continuam sendo objeto de muito debate. A maioria dos viticultores afirma que a própria natureza deu a fruta ao mundo.

Mas cientistas da Universidade da Califórnia foram além, conduzindo análises de DNA no final da década de 1990. Com base nos resultados do estudo, eles declararam que as uvas Chardonnay são uma variedade híbrida, criada por meio de polinização natural. Uvas Pinot Noir e uma variedade há muito esquecida Gouet Branco.

A uva Chardonnay tem sido usada para desenvolver muitas variedades de frutas, cultivadas por produtores de vinho e uvas ao redor do mundo.

Interessante! A Chardonnay é uma das três principais variedades de uva utilizadas na produção do autêntico champanhe francês..

Descrição e Características

A variedade ganhou popularidade devido à sua fácil adaptação às condições climáticas, à sua despretensão no cuidado e cultivo e, claro, à sua composição única e equilibrada de frutos, o que permite que a fruta seja utilizada na produção de vinho.

frutas brancas

Arbusto

Os arbustos são altos e esparsos, com brotos frutíferos marrom-claros. As lâminas foliares são arredondadas, com pouca ou nenhuma lobagem, típicas desta cultivar. As mudas têm folhas verdes com um tom acinzentado, enquanto os arbustos adultos têm folhas douradas ou bronze. No outono, as folhas ficam amarelo-vivo.

Durante a estação de crescimento, inflorescências em forma de cachos com pequenas flores masculinas e femininas aparecem nos brotos.

Aglomerados

Os cachos de uva Chardonnay são pequenos, pesando entre 90 e 200 gramas, soltos e de formato cônico ou cilíndrico. Os cachos raramente excedem 12 cm de comprimento e 10 cm de largura, e estão presos ao broto frutífero por um pedúnculo forte.

cachos de uvas

Frutas vermelhas

Chardonnay é uma variedade de uva de cor clara, com bagas pequenas que pesam até 1,5 grama. A casca é fina, com uma camada protetora de cera, de tonalidade branco-esverdeada, e no lado ensolarado, aparecem um tom dourado e manchas marrons. A polpa é suculenta, doce e ácida, com aroma característico.

Importante! O sabor da fruta depende do clima e das condições climáticas da região de cultivo. Uvas Chardonnay maduras são propensas a apodrecer e inchar.

Características da variedade

A qualidade da colheita e as características de sabor dos frutos dependem diretamente das condições ambientais externas.

um copo de bebida

Resistência à geada

As uvas Chardonnay não são adequadas para cultivo em regiões do norte. A planta pode suportar temperaturas de até -21 °C, mas requer isolamento adequado no inverno. Também não tolera geadas de primavera e perderá seus brotos frutíferos.

Resistência à seca

A variedade Chardonnay requer muita água, mas a planta pode tolerar curtos períodos de seca e calor sem afetar o rendimento ou o sabor da fruta.

Produtividade e frutificação

As uvas Chardonnay são capazes de autopolinização; a frutificação ocorre do 3º ao 4º ano de crescimento do arbusto em terreno aberto.

Dos numerosos brotos, apenas 40% dão frutos, o que impacta negativamente o rendimento geral da safra. Apenas 1 a 3 cachos amadurecem na videira.

Em quantidades industriais, não mais do que 8 a 10 toneladas de uvas técnicas são obtidas em 1 hectare de terra.

balde de ferro

Resistência a doenças

As uvas Chardonnay não são conhecidas por sua resistência a doenças fúngicas e virais. Os arbustos de frutas vermelhas são tratados anualmente com pesticidas químicos e biológicos.

Benefícios e malefícios

As frutas vermelhas contêm uma grande quantidade de aminoácidos, vitaminas, fibras, micro e macroelementos necessários para a saúde e o bom funcionamento do corpo.

Bagas de uva Chardonnay ou sucos são recomendados para pessoas com insuficiência cardíaca, para estimular o trato gastrointestinal e para tratar estresse, tensão nervosa e insônia.

Recomenda-se que pessoas com alto nível de açúcar no sangue e alergias limitem o consumo de frutas vermelhas.

taças de vinho

Acidez

Graças a uma combinação equilibrada de ácidos e açúcares, as uvas Chardonnay produzem bebidas com sabor e aroma únicos.

100 ml de suco fresco contém vários açúcares de 18 a 23 g, ácidos de 8 a 11 g/l.

Importante! Frutas maduras demais têm níveis mais altos de açúcar, o que prejudica o sabor e a qualidade das bebidas resultantes.

Tempo de maturação

Os tempos de maturação para a colheita variam dependendo das condições climáticas e dos cuidados adequados. Do início da estação de crescimento até que os frutos estejam totalmente maduros, a colheita de frutas requer de 130 a 140 dias a uma temperatura combinada de 2600 a 2800 graus Celsius.

As primeiras datas de amadurecimento foram registradas no Cáucaso do Norte e no Krai de Krasnodar.

amadurecimento da colheita

Vantagens e desvantagens da variedade

Como qualquer fruta, as uvas Chardonnay têm vantagens e desvantagens que é importante saber antes de plantar mudas.

Vantagens:

  1. A composição dos frutos permite obter material de alta qualidade para a produção de vinhos e champanhes.
  2. Resistência ao clima quente e à seca.
  3. Tolerância relativa a baixas temperaturas de até -21 graus.
  4. Muitas variedades e clones de frutas.

Outra característica positiva é a capacidade de misturar uvas Chardonnay com outras variedades de frutas técnicas para produzir vinhos com sabores e aromas incomuns.

Imperfeições:

  1. Baixa resistência a infecções fúngicas e virais.
  2. Durante o período de geadas da primavera, os arbustos perdem brotos de frutas e ovários.
  3. A variedade é exigente quanto à composição do solo.
  4. Baixas taxas de rendimento.
  5. Frutos muito maduros caem rapidamente, espalham-se ou apodrecem.

Dica! Para proteger o vinhedo das geadas recorrentes da primavera e evitar a perda da maior parte da colheita, pode os brotos dos frutos que incham precocemente durante períodos de oscilações bruscas de temperatura..

uvas

Como plantar corretamente

Uma colheita de uvas Chardonnay de alta qualidade só pode ser obtida com o plantio no momento correto e solo devidamente preparado.

Recomendações para escolha de prazos

O arbusto de frutas vermelhas adora bastante calor e sol. Mesmo nas regiões do sul, recomenda-se o plantio de uvas Chardonnay ao ar livre na primavera. Dessa forma, as plantas jovens terão tempo de criar raízes, crescer e receber nutrientes antes do inverno.

Importante! Ao plantar mudas no outono, isole-as cuidadosamente antes das geadas do inverno.

cavar um buraco

Seleção e preparação do local

Para plantar frutas, escolha áreas ensolaradas em pequenas colinas no lado sul ou oeste, protegidas de correntes de ar e ventos do norte.

Se a água subterrânea estiver a menos de 3 metros abaixo da superfície do solo, valas de drenagem adicionais são criadas. Caso contrário, as raízes das plantas apodrecerão e morrerão rapidamente.

As uvas Chardonnay preferem solo fértil e bem umedecido, com alto teor de cal.

Preparação do local:

  1. A área é cuidadosamente escavada, limpa de ervas daninhas e solta.
  2. O solo é misturado com fertilizantes orgânicos e minerais.
  3. Os buracos são cavados 3-4 semanas antes do plantio.
  4. A profundidade e a largura das covas de plantio são de 80 cm, a distância entre as plantações é de 2 m, entre as fileiras de 3 m.
  5. Uma camada de drenagem de pedra quebrada ou brita é colocada no fundo dos buracos, e solo fértil é despejado por cima.
  6. Uma estaca de suporte é colocada no buraco e a planta é regada generosamente.

Dica! Para promover ainda mais o crescimento, o desenvolvimento e a formação das videiras, instale treliças ou arcos.

um homem de chapéu

Como selecionar e preparar material de plantio

Material de plantio de alta qualidade é adquirido exclusivamente de centros de jardinagem e viveiros confiáveis, com base nos seguintes critérios:

  1. As mudas são inspecionadas para verificar se há danos e doenças.
  2. O tronco é liso, de coloração uniforme, com presença obrigatória de brotos frutíferos ou folhas verdes.
  3. As raízes estão bem desenvolvidas e hidratadas, sem crescimentos, tubérculos, depósitos putrefativos ou fúngicos.

Antes do plantio, as plantas são colocadas em uma solução de água e argila por 10 a 15 horas, após o que as raízes são tratadas com uma solução antibacteriana de manganês.

folha de uva

Diagrama de plantio

No dia do plantio, os rizomas das plantas são podados, deixando apenas brotos longos e bem desenvolvidos.

Pousar:

  1. A muda é colocada em um buraco preparado.
  2. As raízes são cuidadosamente distribuídas no buraco e cobertas com terra.
  3. O solo é cuidadosamente compactado e regado.
  4. A muda é amarrada a uma estaca de suporte, e a área ao redor do tronco é coberta com palha ou húmus.

Importante! Após o plantio da muda de uva, o colo da raiz deve permanecer de 5 a 7 cm acima do nível do solo.

Instruções de cuidado

A qualidade e a quantidade da colheita futura dependem de cuidados posteriores com a colheita de frutas.

regando uma muda

Modo de rega

As videiras são regadas de 4 a 5 vezes durante a estação de crescimento. A irrigação é especialmente importante antes da floração e durante a frutificação. Para evitar que os frutos fiquem muito doces, a rega é interrompida 10 a 15 dias antes da maturação técnica.

As mudas jovens são regadas diariamente até que o enraizamento esteja completo.

Antes do início do inverno, os pés de uva são regados abundantemente, a uma taxa de até 50 litros de umidade por planta.

Importante! Durante períodos de seca e calor prolongados, aumente a frequência de rega.

Cobertura superior

Durante a estação de crescimento, as árvores frutíferas dedicam toda a sua energia e nutrientes ao amadurecimento das videiras e dos frutos. Portanto, as uvas precisam de fertilizantes e suplementos adicionais.

cinzas como fertilizante

Na primavera, os pés de uva são alimentados com esterco de vaca ou de galinha diluído em água.

Durante o período de floração e formação dos ovários, as culturas de frutas vermelhas necessitam de fósforo e potássio.

Após a colheita, as uvas são fertilizadas com matéria orgânica e um complexo mineral equilibrado.

Aparar

Com o início da primavera, antes do início da estação de crescimento, os brotos frutíferos das videiras são podados, deixando de 8 a 12 gemas. Esta variedade tem baixa produtividade, portanto, um máximo de 50 gemas por arbusto é aceitável.

No outono, é realizada a poda sanitária, removendo todos os galhos e brotos velhos, quebrados e danificados.

poda de galhos

Proteção contra pássaros e insetos

Pássaros e vespas representam uma ameaça real ao amadurecimento das uvas. Para proteger as uvas, redes de malha fina são esticadas sobre os cachos e objetos brilhantes são pendurados nos arbustos para repelir pássaros.

Preparando-se para o inverno

No outono, a colheita de frutas é preparada para a dormência de inverno de acordo com o seguinte esquema:

  1. O arbusto de frutas vermelhas é regado generosamente.
  2. O solo é solto e coberto com uma camada espessa de húmus e coberto com ramos de abeto por cima.
  3. Em regiões com invernos quentes, as uvas Chardonnay são cultivadas usando o método de caule alto; essas plantas não precisam de abrigo adicional.
  4. Com o método de formação de vinhedos em forma de leque, os arbustos são curvados até o chão e cobertos com materiais especiais.

Importante! Antes da dormência de inverno, despeje até 50 litros de água sob cada arbusto. Se o verão e o outono foram secos, aumente a quantidade para 80-100 litros..

videira para o inverno

Pulverização preventiva

Devido à fraca resistência da variedade de uva Chardonnay a doenças e pragas, os arbustos são tratados com pesticidas químicos e biológicos duas vezes por ano.

Cobertura morta

A cobertura morta da área do tronco da árvore é combinada com rega e fertilização das plantas. Capim seco, palha, húmus, turfa e serragem são usados ​​como cobertura morta.

Métodos de reprodução

As uvas Chardonnay são propagadas vegetativamente. É melhor fazê-lo no início da primavera, antes da abertura dos brotos.

Estacas

Para preparar as mudas, selecione um broto forte e saudável de um arbusto maduro e faça a poda. O broto é dividido em várias seções iguais, cada uma com 25 a 35 cm de comprimento, e deve conter brotos ou folhas. As mudas são plantadas em vasos ou estufas com solo fértil; no outono, as plantas são transferidas para o campo aberto.

obtenção de estacas

Enxerto

Para a enxertia, as estacas são preparadas usando o mesmo método. A estaca preparada é enxertada no porta-enxerto de uma videira velha.

Camadas

As camadas são os brotos inferiores dos arbustos, que são curvados em direção ao solo e cobertos com terra. Apenas a parte superior do broto fica acima da superfície do solo. Durante o verão, a camada desenvolve seus próprios rizomas. No outono, a muda é cortada do arbusto-mãe e plantada em uma cova separada.

Doenças e pragas

Cuidados inadequados e mudanças climáticas frequentes provocam o desenvolvimento de infecções fúngicas, virais e bacterianas nas uvas.

Antracnose

A infecção fúngica se manifesta como manchas roxas ou marrons nas partes aéreas da planta. Folhas, brotos, ovários e cachos de frutas secam e morrem rapidamente. Para tratamento e prevenção, as plantas são tratadas com fungicidas sistêmicos.

antracnose como fungo

Clorose

A doença se manifesta pelo amarelecimento das folhas em plantas enfraquecidas durante períodos de chuvas prolongadas ou devido a práticas agrícolas inadequadas. O tratamento envolve a fertilização do arbusto com suplementos minerais à base de ferro.

Bacteriose

A murcha bacteriana afeta toda a planta. Manifesta-se por meio de várias manchas e, em seguida, pelo ressecamento de folhas, frutos, brotos e ovários. Produtos à base de enxofre e defensivos biológicos são utilizados para combater a doença.

Rubéola

A infecção fúngica se manifesta como manchas claras que eventualmente ficam marrons, as folhas secam e caem, e os brotos diminuem o crescimento.

Fungicidas sistêmicos são usados ​​para prevenir e tratar infecções fúngicas.

infecção fúngica

Câncer bacteriano

A doença se manifesta como crescimentos irregulares e de cor clara nos brotos e galhos da videira. Os tumores crescem e se desenvolvem rapidamente, levando à morte da planta.

Se a área afetada for grande, a planta é arrancada e destruída. No estágio inicial da doença, as áreas afetadas são podadas e as videiras são tratadas com antibióticos complexos.

Oídio

Uma doença causada por uma infecção fúngica que se desenvolve rapidamente e destrói tanto a cultura quanto a própria planta. O oídio aparece como uma camada esbranquiçada ou acinzentada nas folhas, ovários, brotos e frutos.

Para prevenção e tratamento, são utilizados produtos à base de fungicidas e preparações biológicas.

farináceo nas folhas

Colheita e armazenamento

A época da colheita da uva Chardonnay depende diretamente das condições climáticas da região. No Krai de Krasnodar e no Cáucaso do Norte, as uvas atingem a maturidade técnica entre o início e meados de setembro.

Recomenda-se colher as uvas imediatamente, caso contrário, as uvas racham, caem e mofam. As uvas Chardonnay não se conservam bem por longos períodos, por isso a fruta colhida é processada imediatamente.

Importante! Uvas muito maduras acumulam muito açúcar e se tornam impróprias para a produção de vinho..

colheita

Aplicação na vinificação

O sabor e o aroma do vinho feito com uvas Chardonnay dependem do local de cultivo, da composição do solo, dos cuidados oportunos e das condições climáticas da área.

vinhos franceses

Os vinhos Chardonnay franceses são reconhecidos como os melhores do mundo. Isso se deve ao solo calcário único nas colinas onde os vinhedos são cultivados e ao longo envelhecimento do vinho em barricas de carvalho. Os vinhos adquirem um sabor cremoso e aroma de caramelo.

italiano

Em 2008, a Itália assumiu a posição de liderança na produção de vinho, desbancando a França e os Estados Unidos.

As uvas Chardonnay cultivadas nas encostas italianas se distinguem pelo seu rico sabor e aroma frutado e meloso.

vinhos italianos

australiano

A variedade de uva foi introduzida na Austrália no século XIX. Desde então, viticultores e produtores de vinho australianos produzem bebidas de elite, reconhecidas mundialmente. Os vinhos australianos se distinguem por seus sabores e aromas únicos de groselha, doces orientais e um toque de nozes.

Bebidas da África do Sul

Os vinhos da África do Sul se distinguem pela leveza e carregam o sabor e o aroma de frutas cítricas, abacaxi e maçã amarela.

chileno

Os vinhos Chardonnay chilenos são considerados leves, não envelhecidos, com aromas e sabores de limão ou maçã verde.

bebida chilena

Dicas e conselhos de jardineiros experientes

Viticultores e jardineiros experientes recomendam o plantio de uvas Chardonnay em encostas voltadas para o oeste, em solo calcário. Esta fruta que gosta de calor é melhor plantada em campo aberto na primavera, quando o solo atinge 10-12 graus Celsius.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata