- Descrição e Características
- Histórico de seleção
- Principais características da variedade
- Propósito
- Tempo de maturação
- Produtividade
- Qualidades de sabor
- Resistência à geada
- Monte
- Frutas vermelhas
- Resistência a doenças
- Métodos de reprodução
- Estacas
- Por vacinação
- Camadas
- Como plantar corretamente
- Recomendações para escolha de prazos
- Preparação do local
- Como selecionar e preparar material de plantio
- Diagrama de plantio
- Instruções de cuidado
- Modo de rega
- Cobertura superior
- Poda e modelagem do arbusto
- Cobertura morta
- Liga
- Preparando-se para o inverno
- Proteção contra roedores
- Doenças e pragas
- Mofo
- Oídio
- Podridão cinzenta
- Câncer bacteriano
- Clorose
- Enrolador de folhas
- Filoxera
- Carrapatos
- Grilos-toupeira
- Besouros de maio
- Vespas
- Prós e contras da variedade
- Colheita e armazenamento
- Âmbito de aplicação
- Dicas e conselhos de jardineiros experientes
Até jardineiros iniciantes podem cultivar uvas Victoria. Esta variedade é relativamente fácil de cultivar e produz colheitas abundantes. Ela produz frutos mesmo que o produtor não siga práticas agrícolas básicas. Para obter os melhores resultados possíveis, é importante entender seus pontos fortes e fracos, bem como as complexidades do plantio e dos cuidados.
Descrição e Características
A uva Victoria é adequada para cultivo em regiões temperadas. Esta variedade de uva de mesa ganhou popularidade graças aos seus frutos atraentes e deliciosos. A colheita amadurece em 115 a 120 dias a partir da abertura dos botões.
Esta videira de maturação precoce distingue-se pelo seu robusto crescimento subterrâneo, que lhe permite suportar secas prolongadas sem danos. A planta é virtualmente imune a doenças fúngicas. As videiras Victoria, de porte médio, apresentam folhagem verde-escura de tamanho médio, com pubescência característica.
Dependendo da variedade, a aparência dos arbustos do grupo Victoria tem características próprias:
- Rosa. Os frutos são roxos e grandes. As uvas dão frutos consistentemente, ano após ano.
- Branca. Esta variedade demonstrou ter maior imunidade a infecções fúngicas. Os frutos ficam amarelos com um tom esverdeado quando maduros.
- As uvas romenas atraem os jardineiros com seus grandes cachos, pesando mais de 900 g. As bagas vêm em cores branca, amarela e rosa.
Histórico de seleção
Os produtores de Novocherkassk do Instituto Russo de Pesquisa de Viticultura e Enologia Ya.V. Potapenko desenvolveram a uva Victoria. As variedades-mãe eram resistentes à geada e resistentes à geada, como Save Vilar 12-304 e Vitis Vinifera. O resultado é uma videira com alto grau de resistência a baixas temperaturas, diversas doenças e capacidade de produzir uma grande colheita precocemente.
Importante! As uvas Victoria podem ser plantadas com sucesso nas regiões do sul da Rússia, Sibéria, Rússia central e região de Moscou.
Principais características da variedade
Para obter uma colheita estável e abundante, é necessário estudar mais detalhadamente as principais características das uvas Victoria.
Propósito
A variedade de uva Victoria é uma uva de mesa com sabor agradável e aroma distinto.
Tempo de maturação
Como os arbustos começam a dar frutos cedo, a colheita já é possível no final de agosto - início de setembro.
O processo de amadurecimento dos frutos da variedade Victoria ocorre quase simultaneamente, mas não é recomendável apressar a colheita; é melhor deixá-los na videira por mais 1 a 2 semanas para realçar seu sabor.
Produtividade
Em média, um único arbusto pode render até 50 kg de frutos. A produtividade da variedade Victoria depende em grande parte das práticas agrícolas: quanto melhor o cuidado, mais frutos ela produz.

Qualidades de sabor
Bagas doces e aromáticas amadurecem nas videiras. À medida que atingem a maturidade para o consumidor, desenvolvem notas de moscatel. A variedade Victoria produz bagas grandes e suculentas.
Resistência à geada
Os arbustos podem suportar temperaturas de até -27 °C. Quando cultivadas na região de Volgogrado, as mudas devem ser plantadas em áreas protegidas por edifícios ou árvores; não é necessário isolamento adicional. No entanto, em climas temperados, as uvas Victoria devem ser protegidas com agrofibra e ramos de abeto.
Monte
Os cachos cônicos são pequenos e moderadamente soltos. Há de 2 a 3 cachos por broto. Cada cacho normalmente não pesa mais do que 700 g.

Frutas vermelhas
Os frutos no arbusto são de cor vermelho-carmesim. São ovais, grandes e com 30 mm de comprimento. Cada baga pesa de 6 a 7 g. A casca é fina e a polpa é carnuda e suculenta, com sabor de moscatel. A variedade Victoria é propensa a rachaduras.
Importante! O teor de açúcar das uvas Victoria varia de 17 a 19%, e a acidez é de 5 a 6 g/l.
Resistência a doenças
Os arbustos têm imunidade suficiente à maioria das doenças. As uvas são resistentes ao mofo cinzento, ao míldio (2,5 a 3 pontos) e ao oídio (3 pontos). Esta variedade também é resistente à lagarta-da-brota. Para manter os arbustos saudáveis, são necessárias apenas duas a três medidas preventivas por safra.
Métodos de reprodução
Existem vários métodos para cultivar uvas Victoria; o principal é conhecer as características de cada um.
Estacas
As mudas de uva Victoria são colhidas no outono, de videiras saudáveis. Elas devem ter de 35 a 40 cm de comprimento e 0,5 cm de espessura. Cada muda deve ter de 3 a 4 brotos saudáveis. Armazene as mudas em um pano úmido em uma adega ou geladeira até a primavera. Em meados de março, a parte inferior da muda deve ser cortada em ângulo reto e a parte superior em um ângulo de 45 °C, a 3 cm do broto.

Para um melhor enraizamento, as uvas devem ser embebidas em um recipiente com uma solução de Kornevin e Heteroauxin por dois dias. Em seguida, são colocadas em um recipiente de vidro com no máximo 4 cm de água. Após 21 dias, as raízes aparecerão e as mudas devem ser colocadas em recipientes com solo fértil (uma mistura de partes iguais de folhas, areia e terra de jardim) e drenagem. As uvas Victoria são transplantadas para o exterior no final de maio.
Por vacinação
Este método envolve o uso de um enxerto com 2 a 3 gemas, com a parte inferior aparada (em forma de cunha) para garantir uma melhor conexão com o porta-enxerto. A parte superior deve ser tratada com parafina para reter a umidade. Um toco de um arbusto antigo é usado como porta-enxerto.
O corte é limpo para garantir uma superfície completamente lisa, e uma fenda é feita no centro do porta-enxerto. O enxerto é inserido nessa fenda, e o toco é amarrado com corda ou qualquer outro material disponível. Para evitar infecção, a junta deve ser tratada com argila.
Camadas
Os brotos laterais do arbusto precisam ser escavados para que possam desenvolver seu próprio sistema radicular. Uma vez que isso ocorra, eles devem ser separados da planta-mãe e plantados em seu local permanente.
A época ideal para realizar essa manipulação é a primavera e o outono.

Como plantar corretamente
O sucesso do cultivo de uvas Victoria depende em grande parte do plantio adequado.
Recomendações para escolha de prazos
O plantio começa no final de março e termina em julho (início de março). Se o arbusto jovem tiver desenvolvido folhas, o plantio ocorre durante os meses mais quentes. Para uma adaptação melhor e mais rápida, as mudas de Victoria são cobertas.
No outono, o plantio deve ser feito antes do início do frio. É melhor fazê-lo em meados de outubro. Isso depende das condições climáticas da sua região.
Preparação do local
As uvas Victoria devem ser plantadas em uma clareira ensolarada, onde não haja correntes de ar e onde haja água subterrânea próxima.

A preparação do local para o plantio de mudas na primavera deve ser feita no outono:
- limpar a área de detritos;
- cavar uma cova medindo 80×80 cm;
- Coloque uma camada de drenagem (5 cm) no fundo;
- despeje solo fértil por cima (camada de 10 cm);
- adicione composto (2 baldes);
- colocar solo fértil (camada de 10 cm);
- usando uma batedeira, misture todos os ingredientes;
- cobrir com polietileno.
Como selecionar e preparar material de plantio
Antes de comprar, inspecione as uvas em busca de danos ou sinais de doenças. A videira deve ter pelo menos três raízes marrom-escuras.
Algumas horas antes do plantio, recomenda-se mergulhar a muda em uma solução de Kornevin ou outro estimulante de enraizamento. Em seguida, mergulhe-a em uma pasta de argila para evitar que as raízes sequem.
Diagrama de plantio
O algoritmo de aterrissagem envolve as seguintes etapas:
- Abra o buraco.
- Remova uma camada de solo.
- Coloque um arbusto jovem no centro.
- Endireite o sistema radicular.
- Instale um suporte (estaca) próximo à muda.
- Polvilhe com terra e compacte.
- Regue e cubra com serragem e turfa.
Importante! Não enterre o colo da raiz do arbusto ao plantá-lo; ele deve ficar acima do nível do solo.

Instruções de cuidado
Obter frutos grandes de uvas Victoria só é possível com os devidos cuidados.
Modo de rega
Embora a variedade de uva Victoria tolere a seca, ela precisa ser regada três vezes durante o verão. São usados de dois a três baldes de água por planta. A última rega do solo deve ser feita no início de outubro.

Cobertura superior
Fertilize no outono com sal de potássio (20 g por metro quadrado) e superfosfato (40 g por metro quadrado). Na primavera, aplique nitrato de amônio (15 g). Durante o período de crescimento ativo, adicione excrementos de pássaros diluídos em 10 litros de água. Cinzas de madeira são aplicadas no final da estação, na proporção de 100 g por arbusto.
Poda e modelagem do arbusto
No outono, brotos mortos e frutos secos devem ser removidos. Ramos com mais de 20 cm são removidos primeiro, enquanto os mais longos são encurtados em um décimo. Para formar um caule frutífero, os brotos altos devem ser encurtados para 12 gemas, e os brotos mais baixos devem ser deixados com no máximo 5.
Cobertura morta
Para reter a umidade e controlar ervas daninhas, cubra os arbustos com aparas de madeira, composto ou turfa. Evite adicionar resíduos de coníferas à área do tronco da árvore, pois isso promove a oxidação do solo. A camada deve ter de 5 a 9 cm de espessura.
Liga
Este procedimento é realizado na primavera, após a desfolha do arbusto. A estaqueamento verde é feito quando os brotos atingem 35-40 cm de comprimento. O estaqueamento subsequente é continuado quando a videira atinge a camada superior do arame.

Preparando-se para o inverno
Antes que o tempo frio chegue, cave uma vala na área, coloque as videiras e cubra-as com mantas de feltro, ardósia ou até mesmo polietileno. Na primavera, quando o tempo esquenta, remova a cobertura para evitar o superaquecimento da planta. Se houver risco de geada, proteja os arbustos descobertos com feno ou galhos secos e fumigue-os com fumaça.
Proteção contra roedores
Alternativamente, uvas colocadas em valas podem ser protegidas de roedores usando galhos de pinheiro. Coloque-os em todos os lados. Armadilhas em forma de garrafas plásticas revestidas com óleo vegetal podem ser colocadas nas proximidades.
Doenças e pragas
Ao primeiro sinal de doença, você precisa começar a tratar os arbustos imediatamente.
Mofo
A doença pode ser detectada pela presença de manchas oleosas e amareladas, que eventualmente evoluem para uma penugem esbranquiçada. Os arbustos são tratados com sulfato de cobre (5%). Para prevenção, use calda bordalesa e Ridomil quando as videiras atingirem 20 cm e após a floração.

Oídio
Manchas brancas com uma camada pulverulenta aparecem nos brotos e brotos, e uma camada acinzentada, semelhante a uma teia, aparece nas lâminas das folhas. Para salvar os arbustos, eles devem ser pulverizados com enxofre coloidal (3 a 6 vezes em intervalos de 1,5 a 3 semanas). Switch e Karatan podem ser usados para prevenir a doença.
Podridão cinzenta
O fungo ataca madeira, folhas, inflorescências e frutos com um ano de idade. Neles, é visível uma camada e lesões marrons. As medidas preventivas incluem o uso de calda bordalesa em intervalos de duas semanas. Trate os arbustos com Ronilan (0,1%) e Rovral (0,75%).
Câncer bacteriano
A doença pode ser identificada pelo inchaço da casca e pelos crescimentos claros nos arbustos. O tratamento das uvas envolve o uso de 5% de sulfato de cobre ou 5% de naftenato.
Clorose
As folhas perdem a cor verde e ficam amarelas, e o arbusto atrofia. O sulfato de cobre é usado como medida preventiva, e fungicidas são usados para tratamento.

Enrolador de folhas
As soluções Tokution, Sumicidin e Cymbush são eficazes no controle da praga. Cidial, Sevin e Parathion também são eficazes.
Filoxera
Para destruir a praga, os arbustos são tratados com DI-68, Danadim, BI-58, Fufanon.
Carrapatos
Se as uvas Victoria forem atacadas por ácaros, use uma solução à base de Kelthane ou Fozalon.
Grilos-toupeira
Karbofos e benzofosfato são eficazes contra o parasita. A solução é aplicada no solo ao redor do tronco da videira.

Besouros de maio
Larvas e adultos da praga devem ser coletados dos arbustos manualmente e, em seguida, destruídos.
Vespas
Dada a doçura e a suculência das uvas Victoria, elas são frequentemente atacadas por vespas. Sacos de malha e armadilhas especiais colocadas perto dos arbustos podem ajudar.
Prós e contras da variedade
As vantagens da variedade de uva Victoria incluem:
- resistência à geada;
- de frutos grandes;
- maturidade precoce;
- aumento da imunidade a doenças;
- bom enraizamento.

Uma das desvantagens desta uva é sua tendência a rachar.
Colheita e armazenamento
As uvas Victoria são colhidas na segunda quinzena de agosto e armazenadas em local fresco, como a geladeira.
Âmbito de aplicação
Como a variedade Victoria é uma uva de mesa, os frutos podem ser usados tanto frescos quanto em sobremesas. São deliciosos. geleias de uva, sucos, vinho.

Dicas e conselhos de jardineiros experientes
Para garantir que os arbustos de uva Victoria cresçam e se desenvolvam rapidamente e produzam uma colheita rica, é necessário:
- comprar mudas de alta qualidade;
- plante em uma área bem iluminada;
- não ignore medidas preventivas;
- não exagere na rega;
- aplique fertilizante periodicamente.
As uvas Victoria são uma variedade apresentável e promissora. Com os devidos cuidados, produzem safras consistentemente frutíferas. Adaptam-se rapidamente a novas condições e as avaliações são geralmente positivas.











