Receitas incríveis de pepinos em conserva em molho de tomate para o inverno, com e sem esterilização, em casa

A combinação de pepinos e tomates em conserva é relativamente popular. Essas preparações têm um sabor agradável, já que ambos os vegetais se complementam bem. Mas uma receita igualmente atraente é conservar pepinos em molho de tomate para o inverno. Este aperitivo pode substituir os picles tradicionais.

Recursos de culinária

Se a receita não for seguida corretamente, os pepinos ficarão azedos rapidamente e a pasta de tomate ficará turva.

Portanto, ao preparar vegetais para o inverno, é necessário seguir as seguintes recomendações:

  1. Antes de conservar, deixe os vegetais de molho por 2 a 6 horas em água fria levemente salgada. Isso ajudará os pepinos a manterem seu formato original por muito tempo. Se a temperatura subir, substitua a água por água fria.
  2. Qualquer pepino pode ser usado para este aperitivo, mas os menores são os mais saborosos.
  3. Os potes para selagem são bem lavados. Recomenda-se ferver as tampas em água por vários minutos.

O processo de fabricação de conservas varia de acordo com a receita escolhida. Em alguns casos, será necessário esterilizar os potes antes de iniciar o processo.

pepinos em molho de tomate em uma tigela

Selecionando e preparando os ingredientes principais

A base de qualquer uma das receitas abaixo é o extrato de tomate. Para prepará-lo, você precisará de vários tomates (a quantidade dependerá do volume total da preparação), descascados e sem sementes.

Os tomates devem ser pré-cortados em vários pedaços e picados. Despeje a pasta resultante em uma panela, aqueça e, quando ferver, cozinhe em fogo médio por no máximo cinco minutos. Coe o molho. Retorne a pasta ao fogo e deixe ferver. Adicione sal e açúcar (as proporções variam dependendo da receita). Por fim, cozinhe o molho por mais 5 minutos.

Você pode fazer a massa seguindo sua própria receita. O principal é manter o molho quente antes de despejá-lo no recipiente.

Como marinar pepinos em molho de tomate em casa?

Ao preparar a massa, recomenda-se usar tomates carnudos. Isso resultará em um molho espesso.

Pepinos clássicos com infusão de tomate para o inverno: uma receita fantástica

Para deixar os pepinos crocantes, recomenda-se usar pepinos em conserva (aproximadamente 500 gramas) e a mesma quantidade de macarrão. Você também precisará de raiz-forte e folhas de louro, endro e salsa. Para um toque picante, adicione uma cabeça de alho, pimenta-do-reino e algumas bagas de pimenta-da-jamaica e pimenta-do-reino (7 e 3, respectivamente, mas você pode usar uma quantidade diferente dependendo da sua preferência). Para dar sabor, adicione 2 cravos de cada, folhas de groselha e folhas de cerejeira.

o processo de preparação de pepinos em molho de tomate

Esta receita pede a adição de uma colher de chá de ácido cítrico ao molho de tomate. O processo de preparo é o seguinte:

  1. Os temperos são divididos em 3 partes iguais.
  2. 1 parte dos temperos é colocada no fundo do frasco.
  3. Coloque os pepinos sem talo verticalmente por cima. Recomenda-se compactar os pepinos. Em seguida, disponha os temperos e ervas restantes.
  4. A água é drenada do frasco e, em seguida, o molho é adicionado ao recipiente.

Por fim, o frasco é fechado com um parafuso, virado de cabeça para baixo e coberto com um casaco de pele ou cobertor. Depois que o recipiente esfriar, o frasco pode ser armazenado em um porão ou outro local escuro.

pepinos em molho de tomate cobertos

Sem esterilização

Para conservar 1,3 kg de pepinos em conserva (recomenda-se os frescos colhidos) com pasta, você precisará de:

  • 1,5 kg de tomates;
  • 400 gramas de cenouras;
  • 2 pimentões e cebolas cada.

De acordo com esta receita, o preparo dos pepinos consiste nos seguintes passos:

  • Primeiro, pique os legumes. Pique finamente as cenouras e as cebolas. Corte o pepino e o pimentão em gomos grandes.
  • Adicione um quarto de xícara de água à massa. Em seguida, cozinhe o molho em fogo baixo por sete minutos. Em seguida, adicione as cenouras, a cebola, a pimenta, o sal (5 colheres de chá), o açúcar (1 colher de chá) e a manteiga (nessa ordem).
  • Após 15 minutos, adicione os pepinos ao molho.
  • Após 5 minutos de cozimento, adicione uma colher e meia de chá de essência de vinagre e, após 2 minutos, adicione 3 dentes de alho. Deixe o molho ferver.
  • Depois que a panela esfriar, a mistura é colocada em potes e fechada.

A segunda receita pede que se coloque primeiro o alho e as pimentas no fundo do frasco, seguidos por pepinos em conserva inteiros e ervas. O frasco é então enxaguado duas vezes com água fervente. Assim que os ingredientes esfriarem, adiciona-se a essência, a aspirina e o molho.

pepinos em molho de tomate em uma jarra grande

Sem vinagre

Esta receita requer 2 quilos de pepinos e um litro de pasta.

O molho é preparado de acordo com a receita descrita acima, adicionando duas colheres de sopa de sal. Após a fervura, os pepinos em conserva, cortados em gomos (opcional), são mergulhados na pasta por alguns segundos. Por fim, seis dentes de alho são colocados no fundo de cada frasco, seguidos dos demais ingredientes.

Com cebola e alho

Esta receita pede 0,5 kg de cebola e 500 mililitros de molho de tomate. A quantidade de alho é uma questão de gosto, mas, em média, são necessárias 3 cabeças para a quantidade especificada de ingredientes.

Os pepinos enlatados são preparados de acordo com o seguinte esquema:

  1. 5 quilos de pepinos são cortados em rodelas e depois colocados em um recipiente de esmalte.
  2. Misture água (250 mililitros) e 9% de vinagre (100 mililitros).
  3. Alho e cebola são picados em um moedor de carne.
  4. A polpa da cebola é misturada a uma pasta à qual são adicionados 100 gramas de açúcar e 50 gramas de sal.
  5. A mistura resultante é misturada com 150 mililitros de óleo vegetal e adicionada à panela.
  6. Todos os ingredientes são cozidos em fogo baixo.

Os pepinos estão prontos pela cor: assim que a casca clarear, retire a panela do fogo. Depois disso, os ingredientes podem ser colocados em potes e armazenados.

pepinos com cebola em suco de tomate

Pepinos em conserva em suco de tomate

Para 5 quilos de pepinos, você precisará de 200 mililitros de suco de tomate e 9 guarda-chuvas de endro.

Folha de louro, sal (60 gramas), açúcar (100 gramas), óleo vegetal (50 mililitros), vinagre 9% (100 mililitros), pimenta-do-reino preta e pimenta-da-jamaica (no máximo 10 grãos) devem ser misturados com 1,5 litro de água e fervidos por 15 minutos. Em seguida, duas cebolas médias (aproximadamente 250 gramas) são cortadas em rodelas.

Em seguida, pressione levemente 10 dentes de alho (você pode usar uma faca ou outro utensílio). Em seguida, adicione o endro ao fundo do frasco, seguido pelos pepinos e os ingredientes restantes (nessa ordem). Por fim, encha os frascos com molho de tomate. Em seguida, feche-os. Os vegetais marinados estarão prontos para a próxima primavera.

Com ketchup de pimenta

Esta receita pede no máximo duas pimentas, 5 kg de pepino e 1 kg de tomate. Você também precisará de extrato de tomate (3 colheres de sopa), pré-misturado com 150 gramas de açúcar e 3 colheres de sopa de sal. Você também precisará de:

  • 250 mililitros de óleo vegetal;
  • 2-3 dentes de alho;
  • 150 mililitros de vinagre 6%.

pasta de tomate em uma jarra

Os pepinos em molho picante são preparados da seguinte forma:

  1. Alho e pimenta são picados finamente.
  2. Os pepinos são cortados em pedaços.
  3. Coloque a pasta de tomate e os ingredientes restantes em uma panela.
  4. Os ingredientes são cozidos por 30 minutos em fogo baixo.
  5. Os vegetais devem então descansar por 15 minutos.

Após esfriar, o lanche é colocado em potes, que devem ser fechados imediatamente.

Com pimentões e cebolas

Para 1,5 kg de pepino, você precisará de 700 mililitros de suco de tomate. Você também precisará de 250 gramas de pimentão, 3 cebolas, 6 dentes de alho e uma colher de chá de essência de tomate 70%.

Os pepinos são cortados em rodelas e os pimentões em tiras finas. O suco, misturado com sal (30 gramas) e açúcar (75 gramas), é levado à fervura. Os ingredientes restantes são então adicionados à panela e fervidos por 10 minutos. Por fim, a mistura é misturada com alho e essência. Os vegetais são então enlatados em potes.

tomates, pepinos e verduras

Armazenamento adicional de espaços em branco

Recomenda-se armazenar os vegetais preparados em local fresco e escuro. Os vegetais devem ser consumidos em até três anos.

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata