A berinjela tem um curto período de colheita, mas os amantes de vegetais podem prolongar o prazer preparando conservas para o inverno. Vale a pena aprender sobre os detalhes e receitas de preparo da berinjela para o inverno com antecedência, para que você possa escolher sua opção favorita na hora da colheita.
Características e benefícios do prato
A receita de berinjela "dez" continua popular entre as donas de casa russas há muitos anos devido ao sabor único das saladas resultantes e à sua facilidade de preparo. A principal característica é que os vegetais são usados em proporções iguais, e sua proporção é sempre um múltiplo de 10.

As vantagens dessas receitas são:
- simplicidade e tempo mínimo necessário para produção;
- não são necessárias habilidades culinárias, até donas de casa novatas podem preparar pratos deliciosos;
- usando ingredientes disponíveis;
- não há necessidade de cálculos demorados em termos do número de componentes.
Hoje em dia, existem diversas opções para preparar a berinjela "dez", para que cada um possa escolher a opção mais adequada.
Preparamos os ingredientes principais e calculamos as proporções.
Um pré-requisito importante para deliciosas conservas de inverno usando receitas baseadas no princípio 10/10 é escolher os ingredientes certos e pré-processá-los. As berinjelas devem estar maduras, livres de podridão e imperfeições. Frutas muito maduras não são utilizadas, pois perdem o sabor, têm sementes grandes e contêm grandes quantidades de carne enlatada, prejudicial aos seres humanos. Os requisitos de qualidade do produto se aplicam não apenas aos vegetais, mas também ao óleo vegetal, se a receita exigir tal ingrediente.

Na maioria dos casos, os seguintes ingredientes são usados nas receitas:
- pimentão doce;
- tomates;
- cenoura;
- cebolas.
A regra principal é usar uma berinjela por legume. Ao calcular, leve em consideração o peso das frutas, que pode variar significativamente.

A regra 10 se aplica aos seguintes pesos médios:
- berinjela - 200 g;
- tomates - 100 g;
- cenouras - 100 g;
- pimenta - 100 g;
- cebola - 75 g.
Se houver um desvio significativo dos parâmetros especificados, é necessário ajustar ligeiramente a regra “10 por 10”.

A maioria das receitas pede que as berinjelas sejam previamente demolhadas em água com sal para remover qualquer amargor. Para cozinhar, utiliza-se apenas sal comum; sal marinho e sal iodado são inadequados, pois azedam os produtos. Um ponto importante é a exigência de esterilização completa dos potes.
Opções para preparar um "dez" de azuis para o inverno
Os vegetais azuis podem ser preparados usando diversas opções, para que todos possam experimentar e escolher a receita que mais gostam.

A maneira clássica
A receita clássica pede berinjela, cebola, pimentão e tomate na proporção de 10:10. Você também precisará de:
- alho — 10 cravos;
- açúcar granulado — 100 g;
- sal — 50 g;
- óleo vegetal - 200 ml;
- 9% de vinagre — 100 ml;
- pimenta-do-reino moída - 5 g.
Descasque as berinjelas e corte-as em cubos de 1 a 1,5 cm, que são então deixados de molho em água com sal por 30 minutos. Retire os talos dos tomates e faça um corte em forma de cruz. Escalde os tomates em água por 2 minutos, depois coloque-os em água fria e descasque-os. Descasque os tomates, corte-os em cubos pequenos e fatie os pimentões em tiras. Refogue a cebola picada em óleo vegetal por 10 minutos.

Misture a berinjela e a cebola, refogue os vegetais por 5 minutos, depois adicione o pimentão e cozinhe em fogo baixo por mais 5 minutos. Adicione a mistura de tomate, sal, pimenta e açúcar à panela. Cozinhe a mistura de vegetais por 30 minutos, depois adicione o vinagre e o alho amassado. As conservas são colocadas em potes pré-esterilizados.
Aperitivo picante de berinjela
Para preparar uma salada picante, pegue berinjelas, cenouras, cebolas, pimentões e tomates, usando o princípio 10.

Além disso, você precisará de:
- pimentas em vagens - 100 g;
- sal - 50 g;
- açúcar granulado - 150 g;
- óleo vegetal - 200 ml;
- 9% vinagre - 100 ml;
- pimenta vermelha e preta moída - 5 g cada.
Corte as berinjelas em fatias e deixe-as de molho em água com sal por 30 minutos. Corte a cebola em meias rodelas, o pimentão em tiras e as cenouras em fatias. Moa as pimentas, juntamente com as sementes, usando um moedor de carne.
Corte os tomates em várias fatias. Coloque todos os vegetais em uma panela e, assim que ferver, cozinhe em fogo baixo por 40 minutos. Alguns minutos antes do final do cozimento, adicione os ingredientes restantes e cozinhe por mais 5 minutos. Transfira a salada quente para potes esterilizados e feche bem.
Uma receita simples em potes
Esta salada de berinjela combina bem com pratos de carne. Este aperitivo é bastante rápido de preparar, com um tempo médio de cozimento de 40 minutos. Você precisará de 10 unidades de cada um dos seguintes vegetais:
- berinjelas;
- tomates;
- pimenta;
- cebola;
- alho.
Prepare também:
- açúcar granulado - 3 colheres de sopa;
- sal - 2 colheres de sopa;
- ácido cítrico - 1 colher de chá;
- folha de louro - 1 unid.;
- pimenta - 1 vagem.

Usando essa quantidade de ingredientes, o rendimento médio do produto final será de 5 litros. Para cozinhar os vegetais, use uma panela de paredes grossas e com maior capacidade, o que simplificará o trabalho e eliminará o problema de queimar. Cozinhe a mistura de vegetais em fogo baixo.
Corte a berinjela em cubos grandes, polvilhe com sal e deixe descansar por 20 minutos. Corte os tomates em gomos e a cebola em meias rodelas. Coloque a mistura de legumes em uma panela e cozinhe em fogo baixo por 30 minutos. Em seguida, adicione o açúcar cristal, o sal, o ácido cítrico e os temperos. Coloque a salada quente em potes e esterilize-os.
Com cenouras
Adicionar cenouras acrescenta um sabor único e torna a preparação mais atraente, além de conferir maior valor nutricional a esta conserva de inverno. A salada é preparada de acordo com a receita "clássica", mas com a adição de 10 cenouras.

A receita utiliza as seguintes proporções de açúcar e sal:
- sal - 2 colheres de sopa;
- açúcar granulado - 1 colher de sopa.
Para esta receita, recomenda-se usar cenouras doces e suculentas. Rale as cenouras finamente e cozinhe-as com o restante dos vegetais.
Com adição de pimenta
Conservas com pimenta adicionada O chili é moderadamente picante e combina bem com pratos de carne. Para prepará-lo, você precisará de 10 berinjelas, pimentões, cenouras, cebolas e alho.

A salada contém:
- pimenta - 1 unidade;
- óleo vegetal - 200 ml;
- vinagre - 100 ml;
- açúcar granulado - 150 g;
- sal - 2 colheres de sopa;
- pimenta-do-reino moída - ½ colher de chá;
- folhas de louro - 4 unid.
Após o corte, deixe as berinjelas de molho em água com sal por 20 minutos para remover o amargor. Corte os vegetais e coloque-os em uma panela para cozinhar por 30 minutos. Cinco minutos antes do final do cozimento, adicione sal, açúcar, especiarias e vinagre e deixe a salada no fogão em fogo baixo por alguns minutos. A mistura é então colocada em potes e fechada.
Regras de armazenamento
A vida útil máxima das berinjelas é de 1,5 mês, sendo as variedades de maturação tardia as que apresentam maior durabilidade. Para preservar seu valor nutricional, a umidade deve ser de pelo menos 70% e a temperatura deve estar entre +2 e +6 °C. C. Para armazenar vegetais na adega, costumam ser utilizadas caixas cheias de serragem. É melhor manter as caixas separadas umas das outras.
É importante evitar o aparecimento de formações podres, e frutas estragadas devem ser removidas imediatamente.

Devido à sua curta vida útil, muitos jardineiros preferem congelar ou secar o produto. Esses métodos preservam suas propriedades valiosas e permitem que a berinjela seja usada em receitas de inverno. A vida útil média deste produto é de um ano.
A conservação é considerada uma forma tradicional de as donas de casa estocarem para o inverno. As saladas costumam ser conservadas em potes pequenos. Para garantir o armazenamento a longo prazo, é importante esterilizar completamente os recipientes e verificar a vedação antes de armazenar. A temperatura recomendada para isso é de +5 °C. C.











