Abobrinha conservada para o inverno com extrato de tomate e alho é um picles versátil. A mistura de vegetais combina perfeitamente com grãos e outros acompanhamentos vegetais. Este aperitivo pode ser usado como acompanhamento para o jantar ou como aperitivo independente.
Como marinar abobrinha com pasta de tomate para o inverno
Para fazer deliciosos lanches enlatados, é sempre recomendável ouvir os conselhos de cozinheiros experientes:
- abobrinha e vegetais são cozidos ou fritos em uma pequena quantidade de óleo e depois colocados em potes esterilizados;
- Você pode usar extrato de tomate pronto ou fazer você mesmo em casa;
- É permitido adicionar ervas e componentes aromáticos adicionais: alho, manjericão, endro, louro, pimenta, cominho, páprica.
- Além da abobrinha, você pode adicionar cebola, cenoura, pimentão doce e picante ao aperitivo;
- Para armazenamento a longo prazo, use vinagre ou essência de vinagre. Açúcar granulado pode ser adicionado, se desejar, pois realça o sabor;
- Depois de fechar bem o frasco, envolva-o em um cobertor quente e deixe esfriar completamente.
Como escolher e preparar pasta de abobrinha e tomate
O sabor deste aperitivo depende diretamente dos ingredientes certos. Recomenda-se usar abobrinhas jovens. A casca é fina, a polpa firme e praticamente sem sementes. As abobrinhas jovens não precisam ser descascadas. Basta lavá-las, cortar as partes não comestíveis e ralar. Se a abobrinha foi colhida há algum tempo e ficou guardada em casa, recomenda-se remover a casca e as sementes. Caso contrário, a abobrinha ficará sem sabor devido à casca dura. Mesmo o cozimento prolongado não amolecerá o vegetal.
Importante! Abobrinhas com casca branca são mais delicadas, enquanto as verdes devem ser descascadas.

Você pode fazer extrato de tomate em casa. Você precisará de tomates maduros e suculentos, além de sal e açúcar a gosto. Se estiver com pouco tempo, pode usar extrato de tomate pronto. Recomenda-se comprar o produto em um recipiente de vidro com tampa hermética.
É importante ficar atento à data de validade. A pasta deve ser espessa, mas não líquida.
Alho fresco, pimenta-do-reino e pimenta-da-jamaica, cominho e manjerona combinam bem com abobrinha e extrato de tomate. Adicione-os de acordo com sua preferência.
Receitas de abobrinha marinada com extrato de tomate
Uma das melhores coisas sobre a abobrinha é que ela combina perfeitamente com todos os vegetais. Seu sabor é um pouco insosso e seu aroma não é marcante. No entanto, vale a pena misturá-la com outros ingredientes, pois ela absorve todo o sabor.

Uma característica marcante deste produto é que a polpa fica translúcida quando cozida. A desvantagem é que a abobrinha não possui o ácido natural que lhe confere propriedades conservantes adicionais. Por isso, recomenda-se combiná-la com tomates ou extrato de tomate. Vejamos algumas receitas passo a passo.
Receita clássica
Simples e não menos delicioso Receita para conservar abobrinha com extrato de tomate para o inverno.
Para se preparar, você precisa preparar:
- abobrinha – 8 pedaços médios;
- Pasta de tomate – 120 g;
- açúcar granulado – 190 g;
- vinagre de mesa – 75 ml;
- óleo de girassol – 210 ml;
- sal grosso – 60 g;
- água filtrada – 520 ml;
- alho – 1 cabeça.

Lave e seque os vegetais. Remova qualquer casca, fibras grossas e sementes, se necessário. Corte em cubos médios. Coloque em uma panela. Separe o alho em dentes, descasque e pique finamente. Adicione esta mistura à abobrinha, juntamente com o sal e o açúcar. Misture.
Em uma tigela separada, misture a pasta e a água. Misture delicadamente até obter uma mistura homogênea. Despeje na panela com a mistura de vegetais. Repita o processo com o óleo. Leve ao fogão e cozinhe em fogo médio por 30 minutos. Após 30 minutos, adicione o ácido e mexa. Aqueça a mistura por mais 5 minutos e, em seguida, despeje em potes esterilizados, fechando-os bem. Coloque sob um cobertor aquecido até esfriar completamente.
Com cenouras
Este aperitivo é perfeito como acompanhamento de carne ou peixe, e também fica muito saboroso simplesmente espalhado sobre um pedaço de pão.

Para se preparar, você precisa preparar:
- abobrinha – 1 kg;
- pimenta moída – 0,5 colher de chá;
- tomates – 600 g;
- vinagre de mesa – 40 ml;
- cebola – 0,4 kg;
- sal de cozinha – 20 g;
- cenouras – 0,4 kg;
- açúcar granulado – 60 g;
- pimentões doces – 300 g;
- pasta de tomate – 100 g;
- óleo vegetal – 150 ml;
- alho – 30 g;
- salsa fresca a gosto.
Descasque a cebola e o alho. Corte a cebola em meias rodelas e amasse o alho. Coloque os ingredientes preparados em uma panela de fundo grosso, despeje o azeite e leve ao fogo. Refogue por 7 minutos em fogo médio. Descasque as cenouras, lave e rale. Refogue os legumes, mexendo regularmente.
Corte os tomates em quatro partes, retirando primeiro os talos. Retire as sementes e as membranas brancas dos pimentões e corte-os em tiras. Adicione aos outros vegetais e continue cozinhando por 10 minutos.

Adicione a pasta, o açúcar granulado e o sal grosso. Mexa e deixe cozinhar em fogo baixo por 15 minutos. Lave a abobrinha, removendo a casca e as sementes, se necessário. Corte em cubos ou fatias, conforme preferir. Adicione aos outros ingredientes, juntamente com as ervas picadas e o vinagre. Misture delicadamente. Cozinhe por 15 a 20 minutos. É importante que a abobrinha amoleça um pouco. Divida em potes esterilizados e feche bem. Coloque sob um cobertor aquecido até esfriar completamente.
Com alho
Oferecer este aperitivo aos seus convidados deixará todos em um estado de euforia por muito tempo. Adicionar especiarias picantes realça o sabor do vegetal, dando ao prato um sabor único.
- abobrinha jovem – 1,5 kg;
- alho – 50 g;
- Tempero coreano para cenoura – 30 g;
- vinagre de mesa – 75 ml;
- sal grosso – 20 g;
- açúcar granulado – 100 g;
- óleo vegetal – 100 ml;
- pasta de tomate – 250 g;
- endro fresco.

Lave a abobrinha, seque-a e retire uma fina camada de casca, se necessário. Corte-a em fatias. Coloque-a em uma tigela de fundo grosso e adicione o molho de salada coreano quente, o açúcar granulado, o extrato de tomate, o ácido, o sal e o óleo.
Coloque o recipiente com o conteúdo no fogão. Deixe ferver e reduza o fogo. Continue cozinhando por 60 minutos.
Lave as ervas, seque-as e pique finamente. Separe o alho em dentes, lave e pique finamente. Após o tempo especificado, adicione o alho e as ervas. Mexa e aqueça o aperitivo por mais 20 minutos. Distribua em potes esterilizados.
Sem esterilização
Você pode preparar o prato sem pré-esterilização. Este procedimento economizará bastante tempo.

Para preparar alimentos enlatados você precisa comprar:
- vinagre de mesa – 80 ml;
- abobrinha – 4,5 kg;
- sal grosso – 120 g;
- suco de tomate – 2 l;
- açúcar granulado – 250 g;
- pasta de tomate – 100 g;
- mostarda preparada – 60 g;
- pimenta – 4 vagens;
- pimentão doce – 4 vagens;
- alho – 150 g.
Lave a abobrinha e divida-a em metades iguais na horizontal. Retire as sementes e corte-a em gomos. Em uma panela esmaltada, misture o suco e a pasta de tomate. Adicione sal, açúcar cristal, mostarda e azeite. Mexa até dissolver completamente. Separe o alho em dentes, retire as cascas indesejáveis e pique finamente.
Retire as sementes e as membranas brancas de ambos os pimentões. Corte em fatias. Adicione ao molho e deixe ferver. Adicione a abobrinha e deixe ferver. Cozinhe em fogo médio por 40 minutos. Mexa de vez em quando, mas com muito cuidado para não quebrar os dentes. Coloque em potes esterilizados e feche bem.
Como e por quanto tempo os blanks são armazenados?
Recomenda-se conservar alimentos enlatados por até 12 meses. Quanto mais velho o alimento, menos agradável pode ser seu sabor. Escolha o local certo para armazená-lo: geladeira, adega ou balcão da cozinha. Mantenha os alimentos longe da luz solar direta e de fontes de calor e fogões.











