- Tomates marinados com cebola: características de sabor
- Selecionando e preparando vegetais
- Preparando o recipiente
- Receitas deliciosas de tomates e cebolas em conserva
- Opção de culinária clássica
- Tomates fatiados com cebola
- Vegetais verdes com cebola
- Vamos preparar tomates doces em conserva
- Uma receita de inverno sem esterilização
- Com cebola, raiz-forte e especiarias
- Com pimentão
- Marinar com alho
- Com cebola e cenoura
- Fatias de tomate doce com anéis de cebola
- Receita deliciosa de lamber os dedos
- Com adição de ácido cítrico
- Duração e condições de armazenamento
O segredo das conservas caseiras de inverno são vegetais frescos cultivados na sua própria horta, uma receita de sucesso e uma atitude positiva. Tomates e cebolas em conserva para o inverno são um alimento básico tradicional na despensa doméstica. Deliciosos vegetais enlatados são um ótimo acompanhamento para pratos de carne e adicionam variedade ao cardápio de inverno da sua família. Fazer uma receita caseira é fácil; o segredo é seguir as instruções.
Tomates marinados com cebola: características de sabor
O sabor dos vegetais em conserva depende da qualidade, do tipo e da quantidade de temperos adicionados, bem como da variedade de tomates e cebolas. Vinagre ou ácido cítrico podem atuar como conservantes. As marinadas podem ser picantes, salgadas ou doces. Tomates e cebolas fatiados proporcionam um sabor mais rico, enquanto tomates inteiros em lata são a chave para uma marinada perfumada e cristalina.
Selecionando e preparando vegetais
Antes de cozinhar, o cozinheiro deve selecionar e preparar os vegetais para o processo de enlatamento. Tomates médios ou pequenos, não indicados para saladas, são usados para conservas de tomate.
O alho geralmente é deixado inteiro, não picado. Os tomates devem ser bem lavados.
Atenção! Os tomates podem ser enlatados com ou sem casca. Para remover a casca rapidamente, mergulhe o vegetal em água fervente por alguns segundos.
Para garantir que os potes de conserva durem muito tempo, use apenas vegetais frescos e sem sinais de apodrecimento, esterilize bem os potes e fortaleça a marinada com uma pequena quantidade de vinagre.

Preparando o recipiente
Para marinar, use panelas grandes de aço inoxidável ou esmalte. Recomenda-se evitar alumínio e cobre. Não se esqueça de ter uma tampa conveniente para a panela.
Os recipientes de vidro são cozidos no vapor em banho-maria, junto com suas tampas. Evite oscilações de temperatura; os potes não devem estar frios ao despejar a marinada, pois isso pode causar rachaduras no vidro.
Receitas deliciosas de tomates e cebolas em conserva
Na versão tradicional diretamente tomates são enlatados junto com cebola e alhoVários temperos adicionam um sabor picante à marinada. Cenouras doces e pimentões aromáticos conferem um sabor adocicado ao molho, enquanto a cor vibrante dos vegetais em conserva se deve ao alto teor de ácido ascórbico.

Um lugar especial na prateleira da despensa da família é ocupado por tomates doces com cebolas, bem como uma marinada com folhas de raiz-forte e raminhos de groselha preta.
Opção de culinária clássica
A receita clássica pede cebolas fatiadas e tomates inteiros, com casca. A proporção de cebola para tomate é de 1 cebola grande para 1 quilo de vegetais. Você também precisará de pimenta-do-reino preta, endro (de preferência, endro-de-sol), sal grosso, açúcar de cana, vinagre 9% e uma folha de louro. A receita tradicional não usa alho.
Coloque cebolas brancas em fatias finas e tomates bem lavados diretamente em um recipiente de vidro. Despeje água fervente sobre os vegetais e, em seguida, retorne a água temperada à panela. Adicione os temperos, o sal grosso e o açúcar mascavo. Após ferver por cinco minutos, despeje o caldo nos potes com os tomates e deixe marinar com vinagre.
Tomates fatiados com cebola
Esta receita é ideal para processar tomates muito maduros, com manchas ou amassados. Corte os tomates em 2 a 4 pedaços, removendo o talo e qualquer parte podre. Corte a cebola em rodelas grandes.

Para adicionar tempero à marinada, prepare os seguintes temperos:
- guarda-chuvas de endro;
- raiz de salsa descascada;
- folha de louro;
- pimenta-do-reino preta.
Coloque os temperos, um terço da cebola e uma folha de louro no fundo dos potes esterilizados. Em seguida, coloque as metades de tomate firmemente nos potes, deixando 1,5 cm de espaço acima do gargalo. Coloque as cebolas por cima.

Encha os potes com água fervente e tampe. Deixe os tomates em cubos cozinharem em fogo baixo por 20 minutos. Enquanto isso, prepare a marinada. Despeje a água em uma panela, adicione sal, açúcar e pimenta-do-reino. Ferva por 5 minutos.
Coloque tampas tipo peneira nos potes de tomates resfriados e escorra a água. Em seguida, despeje a marinada sobre os potes e adicione o vinagre. Agora é só enrolar os potes e suas deliciosas conservas de inverno estão prontas.
Vegetais verdes com cebola
Uma receita original com tomates verdes. Esta receita é perfeita para moradores das regiões do norte, que colhem tomates que ainda não amadureceram ou ficaram vermelhos no final do ano.
Corte as cebolas em tiras, corte os tomates em quatro e rale as cenouras em um ralador grosso. Coloque os vegetais em uma panela antiaderente. Tempere com sal e deixe descansar por 40 minutos.

Em seguida, adicione o açúcar de cana e o óleo de girassol à mistura de vegetais e mexa. Refogue a mistura em fogo baixo por 20 minutos.
Em seguida, o aperitivo saboroso é colocado em potes esterilizados, o vinagre é dissolvido e os potes são selados. Os vegetais verdes e as cebolas estão prontos.
Vamos preparar tomates doces em conserva
Doce Os tomates serão uma adição maravilhosa à sua coleção de conservas de invernoOs temperos são mínimos: louro, cravo, canela em pau, pimenta da Jamaica e pimenta-do-reino preta. A proporção de açúcar, sal e água é de 200 gramas de açúcar para 2 colheres de sopa de sal e 1,5 litro de água. Esta marinada requer 2 quilos de tomates.
Os tomates para conserva devem ser pequenos. Embale os vegetais firmemente em potes esterilizados. Despeje água fervente sobre eles e deixe em infusão por 20 minutos. Enquanto isso, prepare a marinada. Ferva a água, adicione sal, açúcar e todos os temperos. Cozinhe por 5 minutos. Escorra a primeira gota de água fervente dos potes, despeje a marinada sobre os tomates e tempere com vinagre. A delícia está pronta.

Uma receita de inverno sem esterilização
Um exemplo de conserva rápida de inverno, uma receita que maximiza a retenção de vitaminas. Neste caso, os vegetais são mergulhados em água fervente apenas uma vez. Tomates, temperos e cebolas são adicionados aos potes ao mesmo tempo. Para um pote de três litros, use 2 colheres de sopa de vinagre 9%.
Podem ser utilizadas tampas de rosca.
É melhor guardar os potes de guloseimas na geladeira ou na adega.
Com cebola, raiz-forte e especiarias
A salmoura desta receita é ácida e muito saborosa, é transparente e os tomates são conservados inteiros e com casca.

Coloque folhas de raiz-forte e fatias de cebola branca no fundo do frasco, seguidos de tomates e dentes de alho. Coloque raminhos de endro e uma folha de groselha na boca do frasco. Despeje água fervente sobre os vegetais duas vezes.
Com pimentão
Tradicionalmente, os pimentões são mais frequentemente usados em variações doces de tomates enlatados.
Os vegetais são colocados nos potes em etapas, com as tiras de pimentão e as cebolas no fundo, seguidas pelos tomates. A salmoura é preparada separadamente, usando cravo, ervilhas-pretas e pimenta-da-jamaica, folhas de groselha e endro como temperos.

Marinar com alho
Dentes de alho são um tempero favorito para vários tipos de salmouras e marinadas. Acredita-se que usar dentes de alho inteiros ajuda as conservas a durarem mais do que usar alho picado.
Distribua uniformemente os dentes de alho no recipiente que contém a mistura: coloque-os no fundo, no centro e sobre os tomates. A salmoura de alho é aromatizada com folhas de louro, folhas de groselha e raiz-forte; para um toque picante, adicione um raminho de manjericão.
Com cebola e cenoura
Cenouras em conserva têm um sabor único; as fatias de laranja decoram o pote. Tradicionalmente, as cenouras são cortadas em rodelas, embora algumas receitas peçam julienne, como as usadas em conservas de tomate verde.

Use cebolas brancas, corte-as em rodelas e coloque-as em uma única camada no frasco com as cenouras. A marinada é fervida e escorrida duas vezes durante a esterilização.
Fatias de tomate doce com anéis de cebola
Tomates grandes para salada e tomates maduros demais para conserva são cortados em fatias e quartos. Se você optar por cozinhar os tomates em salmoura doce, distribua os anéis de cebola uniformemente por todo o recipiente. Para cada litro de salmoura, adicione 150 gramas de açúcar mascavo e 1 colher de sopa de sal grosso.
As fatias de tomate são despejadas uma vez na marinada fervente e a iguaria é imediatamente temperada com vinagre.

Receita deliciosa de lamber os dedos
Uma receita com uma “composição secreta” ou tecnologia de cozimento única.
Essas preparações costumam incluir vegetais variados. Além de tomates, a marinada também inclui fatias de cenoura, lascas de pimentão, floretes de couve-flor e brócolis. Manjericão e salsa conferem um sabor picante distinto. As versões doces são complementadas com hortelã e paus de canela.

Com adição de ácido cítrico
Os chefs utilizam ácido cítrico ou málico como substituto do vinagre. Essa mudança não reduz a vida útil do produto. O conservante é adicionado à marinada logo no final do cozimento.
Duração e condições de armazenamento
Regras para armazenar conservas caseiras:
- Temperatura ideal +15-+18 COM.
- O quarto deve estar escuro.
- Limite o fornecimento de oxigênio.
Após abrir o recipiente com a guloseima, guarde o preparo na geladeira por no máximo uma semana. Se a tecnologia de preparação e as condições de armazenamento forem seguidas, os tomates marinados com cebolas em potes de vidro podem ser armazenados por vários anos.











