A couve-flor é ideal para fazer conservas Preparações. Possui cabeças de repolho incomuns, densas e crocantes, que não perdem a forma durante a conserva. couve-flor em conserva com beterraba Este prato não representa nenhuma dificuldade, mesmo para um cozinheiro inexperiente. Todos na família vão adorar esta preparação brilhante, suculenta e aromática; ela vai alegrar a mesa de Natal e surpreender os convidados com seu sabor picante.
informações gerais
Comer este vegetal significa que você não precisa se preocupar com sua silhueta. Ele é de fácil digestão, contém apenas 30 quilocalorias por 100 gramas e é rico em nutrientes benéficos.

Para um aperitivo mais saboroso, é melhor escolher cabeças de repolho jovens com floretes pequenos. Antes de cozinhar, separe-as em pedaços individuais e certifique-se de remover as folhas restantes. Escaldar por 2 minutos é suficiente.
A beterraba adiciona uma cor agradável a esta preparação. Por isso, recomenda-se escolher variedades escuras. As mais indicadas são Bordeaux, Detroit e Cylindra.
As beterrabas são cortadas em pequenas tiras e misturadas com o repolho preparado ou imediatamente fervidas com a futura salmoura.
Selecionando e preparando beterraba e couve-flor
Escolha cabeças saudáveis, limpas e não muito maduras. Isso é indicado por uma tonalidade uniforme branca ou amarelada, sem manchas. É bastante raro encontrar uma variedade de repolho com floretes verde-vivos.

Outro sinal importante de que um vegetal é adequado para conserva são os floretes firmes e bem compactados. Também é importante prestar atenção ao peso da cabeça; ele deve ser adequado ao tamanho da cabeça do repolho.
Afinal, peso leve indica claramente o uso de produtos químicos durante o processo de cultivo para acelerar o amadurecimento do vegetal. Portanto, você não deve esperar que ele seja saudável ou suculento.
As folhas entre as inflorescências são um bom indicador da excelente suculência do repolho, pois as folhas o protegem do ressecamento.
Antes de preparar o aperitivo, os garfos são enxaguados em água corrente. Em seguida, os floretes são selecionados, separados e as raízes são aparadas. Algumas donas de casa preparam corolas com vários floretes grandes, que são separados apenas antes de serem consumidos.
Métodos para preparar couve-flor em conserva com beterraba
Existem tantas receitas diferentes para fazer aperitivos incríveis que escolher apenas uma pode ser difícil.

Receita clássica
Ingredientes:
- repolho - 1 kg;
- beterraba - 1 unid.;
- alho - 3 cabeças;
- sal - 150 g;
- açúcar - 80 g;
- vinagre - 400 ml;
- ácido cítrico - 20 g;
- óleo - 200 ml;
- salsa - 1 maço;
- pimenta preta.
Despeje a água em uma panela, adicione o ácido cítrico e adicione os floretes. Assim que a água e a couve-flor começarem a ferver, continue cozinhando em fogo baixo por 3 minutos. Este passo é necessário porque os vegetais escurecem durante o cozimento.

As beterrabas são lavadas, descascadas e cortadas em fatias pequenas.
Coloque o alho, a salsa, a beterraba e os floretes cozidos no recipiente preparado. Compacte delicadamente o conteúdo. Assim que o recipiente estiver cheio, despeje a salmoura e tampe por meia hora.
Em seguida, adicione açúcar, pimenta e sal aos potes. Após mais meia hora, escorra todo o líquido, deixe ferver e despeje de volta nos potes. Adicione azeite e vinagre ao conteúdo. Feche bem os potes.
Com cenouras
Componentes necessários:
- repolho - 1 kg;
- cenouras - 2 unid.;
- beterraba - 1 unid.;
- manjericão - 60 g;
- sal - 100 g;
- açúcar - 80 g;
- alho - 3 unid.;
- vinagre - 200 ml;
- endro, pimenta.
Para esta conserva, são utilizadas apenas variedades doces de vegetais. Os floretes preparados são despejados em um recipiente com água. Cenouras raladas, pimenta, sal e açúcar são adicionados.
Ferva a salmoura e continue cozinhando por mais 10 minutos. Coloque o alho e as ervas nos potes.
Adicione as beterrabas à salmoura. Após 10 minutos, despeje o conteúdo da panela em potes. Deixe a mistura em conserva em infusão por alguns minutos e adicione vinagre e sal. Em seguida, feche bem os potes com as tampas e agite bem. Deixe a mistura em conserva esfriar por cerca de 24 horas e, em seguida, transfira-a para o armazenamento.
Em georgiano
Preparar este aperitivo não é difícil. Para começar, você precisará dos seguintes ingredientes:
- couve-flor - 1 kg;
- beterraba - 350 g;
- alho - 1 dente por frasco;
- pimenta - 10 montanhas;
- sal - 1,5 colher de sopa;
- açúcar - 1 colher de sopa;
- vinagre - 4 colheres de sopa;
- óleo - 3 colheres de sopa;
- salsa - meio maço;
- água quente - 1,5 l;
- ácido cítrico - 0,5 colher de chá.
Despeje água quente na panela, adicione o suco de limão e o repolho e leve ao fogo baixo para cozinhar por cerca de 3 minutos após ferver. Os vegetais devem ser escaldados, caso contrário, o apelo visual do futuro lanche será perdido.

As beterrabas são descascadas, lavadas e cortadas em semicírculos. Em seguida, são colocadas em potes junto com salsa e alho picado. Depois que o repolho é escaldado, os floretes ainda quentes são colocados nos potes e compactados. Mais beterrabas são adicionadas por cima, enchendo os potes até a borda.
Ferva 1,5 litro de água em uma panela e despeje no recipiente com a geleia. Cubra e deixe descansar por no máximo 20 minutos. Se você exagerar, a geleia fermentará.
Em seguida, despeje os temperos e o açúcar na panela. Escorra a água quente dos potes. Coloque o líquido no fogão e deixe ferver. Retire do fogo e adicione o vinagre e o azeite.
A salmoura pronta é despejada de volta nos recipientes com os ingredientes, que são hermeticamente fechados com tampas.
Com alho
Ingredientes:
- repolho - 4 kg;
- beterraba - 1 kg;
- alho - 1 unid.;
- sal, açúcar, vinagre - 8 colheres de sopa cada;
- folha de louro - 8 unid.;
- pimenta e ervilhas - a gosto;
- endro - 1 guarda-chuva por frasco;
- água - 5 l.
O repolho é separado, as beterrabas são descascadas e cortadas.

Coloque a beterraba e o repolho em camadas em potes de 3 litros, adicionando folhas de louro, endro, pimenta e alho. Em seguida, coloque os vegetais e os temperos novamente.
Ferva 5 litros de água, adicione sal, açúcar e vinagre. Despeje o líquido nos potes que contêm o salgadinho. Em seguida, coloque os potes em um recipiente com água aquecida para esterilizar por 20 minutos. Feche bem as tampas dos potes.
Em coreano
Ingredientes:
- couve-flor - 1 kg;
- cenouras - 1 unidade;
- alho - 3 dentes;
- açúcar - 130 g;
- sal - 1 colher de sopa;
- coentro - 1 colher de chá;
- água - 0,7 l;
- óleo de girassol - 40 ml;
- vinagre - 50 ml;
- pimenta - 1 colher de chá
O repolho é separado e escaldado por 5 minutos. As cenouras são raladas e os vegetais são misturados.
Despeje a água em uma panela, adicione o azeite, o sal e o vinagre e deixe ferver por 3 minutos. Em seguida, adicione todos os temperos, os vegetais e o alho. Deixe a mistura esfriar e guarde em local fresco. Para melhor marinar, recomenda-se deixar o repolho marinando por pelo menos 6 horas.

Sem esterilização
Você precisa comprar os seguintes ingredientes:
- couve-flor - 2 kg;
- louro - 3 folhas;
- pimentão - 2 unid.;
- pimenta - 1 unidade;
- cenouras - 200 g;
- sal e açúcar - 4 colheres de sopa cada;
- vinagre - 50 ml;
- água.
Escalde os floretes, escorra em uma peneira e deixe esfriar. Descasque, lave e pique o pimentão, a cenoura e a pimenta.
Despeje 1 litro de água em uma panela, leve para ferver e adicione o açúcar e o sal. Cozinhe a solução por 5 minutos e adicione o vinagre.
Pegue os potes lavados, adicione folhas de louro, dois tipos de pimentão, cenouras e floretes e despeje a salmoura quente. Feche os potes, vire-os de cabeça para baixo e deixe esfriar.

Com pimentão
Ingredientes:
- Repolho - 1 kg;
- pimentão vermelho - 1 unidade;
- aipo - 1 talo;
- cenoura - 1 unidade;
- alho - 4 dentes;
- vinagre - 100 ml;
- sal - 2,5 colheres de sopa;
- açúcar - 3 colheres de sopa;
- pimenta-do-reino - 5-6 unidades;
- cravo - 2 unid.;
- azeite de oliva - 50 ml;
- água - 1 l;
- folha de louro.
Primeiro, prepare a salmoura. Despeje a água em uma panela e leve ao fogo. Assim que começar a ferver, adicione os temperos, o azeite e o vinagre. Em seguida, adicione os floretes de couve-flor, deixe ferver por dois minutos e desligue o fogo.
Adicione os legumes picados à marinada, tampe e deixe esfriar. Leve a mistura à geladeira por 24 horas. Um aperitivo delicioso e saboroso está pronto.
Recursos de armazenamento
O local para armazenar os potes de repolho deve ser escolhido de forma que a temperatura do ar não caia abaixo de zero. Galerias envidraçadas são consideradas um excelente local para isso.
Se o repolho for constantemente exposto ao congelamento e descongelamento, ele perde seus nutrientes e vitaminas. Portanto, não é recomendado transportar potes de salgadinhos de locais frios para quentes e vice-versa. É melhor levar apenas a quantidade de repolho que você planeja consumir de uma só vez.
A maioria das donas de casa guarda seus potes na geladeira. A temperatura lá é ideal para conservar picles. A única desvantagem é que você não conseguirá colocar todos os potes se tiver preparado uma grande quantidade de produto.











