Como fazer geleia de pêssego na panela elétrica: 10 melhores receitas e como armazenar conservas

Para satisfazer os gulosos e os amantes de frutas neste inverno, experimente esta receita de geleia de pêssego na panela elétrica. Esta delícia aromática e caseira é perfeita para qualquer chá da tarde. Quase todos na família, incluindo gestantes e lactantes, podem desfrutar do seu sabor. É hipoalergênica. Para preparar geleia de pêssego para o inverno, você pode fazê-la no fogão, mas a panela elétrica é mais fácil e rápida.

As complexidades de fazer geleia em uma panela elétrica

O preparo da geleia começa com a escolha dos ingredientes. Para evitar que os pêssegos se desmanchem e mantenham o formato perfeito, escolha frutas firmes. Frutas verdes e firmes são ótimas – elas ficarão apetitosas em qualquer prato e manterão seu excelente sabor.

Existem segredos para preservar a cor dos pêssegos. Para mantê-la vibrante, use uma solução de ácido cítrico e água na proporção de 10 gramas por litro. Os pêssegos não escurecem se forem brevemente mergulhados na solução e depois secos.

Outra maneira de preservar a cor natural é o escaldamento. Este método é usado para conservar frutas, vegetais e carnes. Antes de fazer geleia, os pêssegos devem ser escaldados, mergulhando-os em água fervente por 2 a 3 minutos.

Até frutas duras podem estourar ao serem cozidas. Portanto, antes de colocá-las no recipiente de cozimento, você pode furá-las em vários pontos.

pêssegos na mesa

Ingredientes principais

Para fazendo geleia de pêssego Você pode usar uma variedade de ingredientes – desde maçãs, laranjas e nectarinas até especiarias aromáticas: canela, cravo, baunilha, açafrão ou gengibre.

Podem haver muitas combinações, e cada dona de casa escolhe uma receita com base em suas preferências de gosto.

Mas a maioria das receitas é baseada em dois ingredientes: pêssegos e açúcar. Normalmente, eles são usados ​​na proporção de 1:1, o que significa que há um quilo de açúcar para cada quilo de fruta. No entanto, existem maneiras de fazer uma sobremesa de pêssego sem sacarose.

Geleia de pêssego clássica na panela elétrica

Para preparar esta iguaria de acordo com a receita clássica, você precisa preparar um mínimo de ingredientes nas proporções tradicionais:

  • 1 quilo de pêssegos;
  • 1 quilo de açúcar granulado.

Despeje água fervente sobre frutas frescas, deixe-as na água quente por alguns minutos e, em seguida, mergulhe-as em água fria. Este truque culinário ajuda a descascar frutas e vegetais de forma rápida e fácil. As cascas ficam mais macias e flexíveis.

ingredientes para geléia de pêssego

Além de descascar, a fruta também deve ser descaroçada. Se os pêssegos estiverem maduros, os caroços sairão facilmente. Você pode usar uma colher descaroçadora para removê-los de frutas firmes. Corte a fruta em fatias pequenas ou cubos.

Qualquer modelo de eletrodoméstico serve para fazer geleia em uma panela elétrica. Coloque os ingredientes em camadas na tigela removível: coloque uma camada de frutas, cubra com areia e repita o processo várias vezes.

Coloque a tigela cheia na geladeira durante a noite. No dia seguinte, coloque-a na multicozinha, selecione a configuração "Cozimento", ligue o aparelho e espere até que a mistura ferva. Após alguns minutos, desligue a multicozinha e deixe a geleia em infusão por mais 10 a 12 horas.

Em seguida, retorne o aparelho à configuração "Cozimento" e deixe a mistura cozinhar em fogo baixo por 30 minutos. Despeje a guloseima pronta em potes pré-esterilizados e feche bem as tampas.

O processo de fazer geleia de pêssego em uma panela elétrica

Geleia de pêssego com canela na panela elétrica

A sobremesa de pêssego ganha um sabor mais rico com a adição de canela. Para fazer esta delícia perfumada, você precisará de:

  • 1 quilo de pêssegos;
  • 1 quilo de açúcar granulado;
  • pau de canela ou uma colher de sopa de canela em pó.

Lave as frutas, descasque e retire o caroço, corte em pedaços pequenos e coloque na tigela da multicozinha. Polvilhe com açúcar cristal.

cozinhar geleia de pêssego

Ajuste a multicozinha em qualquer um dos seguintes modos: "Mingau", "Cozido" ou "Ferver". Quando a mistura doce começar a ferver, retire a espuma. Continue cozinhando por mais 5 minutos, depois desligue o aparelho e reserve a tigela com a geleia para esfriar.

Ferva a geleia por 5 minutos e deixe esfriar mais duas vezes. Durante a terceira fervura, adicione canela. Transfira a sobremesa pronta para potes enquanto estiver quente.

geleia de pêssego com canela

Geleia de pêssego e ameixa na panela elétrica

Você pode dar um toque refrescante à geleia de pêssego adicionando outras frutas vermelhas e outras frutas. Um ingrediente que combina perfeitamente com pêssegos são as ameixas. Para preparar esta variedade, você precisará de:

  • 1 quilo de pêssegos;
  • 300-400 gramas de ameixas;
  • 1,3 quilos de açúcar granulado.

Descasque a fruta. Você pode escaldá-la para isso. Remova os caroços e corte a polpa em pedaços do mesmo tamanho. Misture os pêssegos e as ameixas e coloque-os em uma panela elétrica em camadas, polvilhando com açúcar granulado.

geleia de pêssego e ameixa em um pote

Para liberar o suco, leve a fruta à geladeira durante a noite. Em seguida, leve para ferver em uma panela elétrica na configuração "Cozimento". Retire a espuma que surgir na superfície com uma escumadeira. Cozinhe por 30 minutos, mexendo ocasionalmente para evitar que queime.

Desligue a panela elétrica, deixe esfriar e repita o processo de cozimento – ferva por 30 minutos, mexendo sempre. Despeje a mistura doce pronta em potes esterilizados e feche bem.

geleia de pêssego e ameixa em uma tigela

Como armazenar geleia

A geleia de pêssego deve ser armazenada nas seguintes condições:

  • os potes devem ser hermeticamente fechados com tampas metálicas;
  • o ambiente deve ser mantido em temperatura fria;
  • evitar exposição à luz solar;
  • O local de armazenamento deve ser seco.

geleia de pêssego em um pequeno pote

Adegas e porões atendem a todos esses requisitos. Recipientes abertos de sobremesa devem ser refrigerados.

A validade máxima de potes fechados é de 2 anos, desde que a geleia tenha sido feita com frutas sem sementes. Se a sobremesa contiver sementes, a validade é de 8 meses. Isso ocorre porque as sementes liberam uma substância tóxica que se acumula com o tempo.

Pêssegos em lata são uma delícia em qualquer época do ano. Podem ser adicionados a assados ​​ou apreciados como sobremesa com chá. Até mesmo quem está de olho no peso pode aproveitar. Os pêssegos contêm uma boa quantidade de frutose, então a quantidade de açúcar nas conservas pode ser reduzida ao mínimo.

geleia de pêssego na mesa

harvesthub-pt.decorexpro.com
Adicionar um comentário

Pepinos

Melão

Batata